Avançar para o conteúdo principal

Tom Van Asbroeck triunfa em Cholet-Pays de Loire

Pódio Cholet (Foto @LPFrileux)
O belga Tom Van Asbroeck conquistou para a equipa Topsport Vlaanderen-Baloise a 37ª edição de Cholet-Pays de Loire, prova da Taça de França onde os gémeos lusos José e Domingos Gonçalves (La Pomme Marseille 13) marcaram presença.

Com partida e chegada em Cholet, o pelotão percorreu 206 km e logo após 6 km pedalados uma numerosa fuga de mais de 20 corredores tomou a frente da corrida, ganhando uma agradável vantagem de 5 minutos à passagem pela primeira de dez montanhas do dia, em Côte du cimetière/Les Gardes (km 24,5).

A distância relativamente ao pelotão foi sempre sendo controlada escalada atrás escalada, até ao momento em que uma queda no pelotão, antes da chegada à quarta subida em Côte du Mont Glonne (km 92,6), dividiu o grande grupo em dois deixando cerca de 40 ciclistas na perseguição à escapada, na qual o entendimento não era total.

À primeira passagem pela meta, ainda a 29 km para o desenlace e duas subidas por superar, 12 aventureiros mantinham-se na frente atacando-se mutuamente para alcançar o triunfo na meta. À passagem do último alto, em Côte de la Séguinière (km 197,8), Arnaud Courteille (FDJ.fr) tentou por duas vezes a sorte, mas os companheiros de fuga mostraram-se implacáveis e a vitória na linha de todas as decisões foi decidida ao sprint.

Tom Van Asbroeck (Topsport Vlaanderen-Baloise) impôs-se à concorrência, deixando no segundo e terceiro lugares o conterrâneo Sébastien Delfosse (Wallonie-Bruxelles) e o francês Sébastien Turgot (AG2R La Mondiale).

À imagem da prova de ontem, Classic Loire-Atlantique também da Taça de França, a vitória sorriu a um homem da fuga. Depois de ter alcançado já esta temporada o prémio de melhor trepador na Vuelta a Andalucía e ter terminado no 2º lugar do pódio há pouco dias na Nokere Koerse, o belga Tom Van Asbroeck (Topsport Vlaanderen-Baloise) sucede aos 23 anos ao francês Damien Gaudin, vencedor da edição anterior de Cholet-Pays de Loire. Somou ainda a camisola de melhor jovem na prova, ficando a camisola de melhor trepador entregue ao espanhol David Lozano (Novo Nordisk).

Devido à queda no decorrer da prova, dos 148 corredores integrantes do pelotão apenas 52 terminaram a prova. Os gémeos José e Domingos Gonçalves (La Pomme Marseille 13) foram dois dos desafortunados a não cruzar a meta.

Resultados
1 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 5:13:38
2 Sébastien Delfosse (Bel) Wallonie Bruxelles m.t.
3 Sébastien Turgot (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
4 Pierrick Fedrigo (Fra) FDJ.fr m.t.
5 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
6 Jimmy Engoulvent (Fra) Europcar m.t.
7 Frederik Veuchelen (Bel) Wanty-Groupe Gobert m.t.
8 Gediminas Bagdonas (Lit) AG2R La Mondiale +0:06
9 Arnaud Courteille (Fra) FDJ.fr +0:10
10 Thomas Sprengers (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise +0:35
DNF Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille 13
DNF José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille 13

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

O calvário de André Domingues: “Assim que recuperar, voltarei!”

No final da época passada, o jornal desportivo O JOGO intitulava um dos seus artigos no «Anuário de Ciclismo 2021»: “André Domingues tem muita qualidade” . Natural de Pousos, Leiria, o ciclista de apenas 21 anos, acabados de celebrar a 14 de Dezembro, viu-se arredado da competição desde o final do mês de Janeiro de 2022, devido a problemas de saúde. André Domingues ainda conseguiu estrear-se com as cores da ProTeam Burgos BH, mas na terceira prova do Challenge de Mallorca, o Trofeo Andratx, não conseguiu resistir ao que o corpo lhe pedia há muito tempo, para parar, acabando por desistir antes de chegar à linha de meta.   André Domingues no Challenge de Mallorca (foto: Álvaro García) Com o início de 2022, chegou o sonho de correr num nível acima ao que pedalava em Portugal. A ProTeam espanhola Burgos BH abriu as portas do sonho internacional a André Domingues , após uma temporada de êxito na equipa continental Efapel, com a qual venceu em 2021 a Volta a Portugal do Futuro, o Campeo...