Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 13/03: Paris-Nice e Tirreno-Adriatico

O colombiano Carlos Alberto Betancur (AG2R La Mondiale) venceu a quinta etapa da Paris-Nice e o britânico Geraint Thomas (Sky) manteve a liderança.

A jornada percorreu 153 km entre Crêches-sur-Saône e Rive-de-Gier. Aos primeiros quilómetros algumas escapadas foram tentadas, mas apenas com cerca de 20 km pedalados um quinteto conseguiu alguma vantagem composto por Sylvain Chavanel (IAM), Jan Bakelants (Omega), Matthew Busche (Trek), Gorka Izagirre (Movistar) e Brice Feillu (Bretagne).

A fuga superou na frente as 3ªs categorias de Col de Brouilly (km 26,5), Côte de Plantigny (km 39,5) e Côte de Saint Martin en Haut (km 103), mas na aproximação à última dificuldade, a 2ª categoria de Côte de Sainte-Catherine (km 140,5), apenas Chavanel seguia na frente, tendo o pelotão alcançado o francês antes da chegada ao alto e com um novo ataque por parte de Laurent Didier (Trek), também este sem êxito.

No momento de coroar Sainte-Catherine, Vincenzo Nibali (Astana) desferiu o ataque oportuno para aproveitar as suas qualidades na descida, mas não conseguiu a diferença desejada para os principais adversários. A 9 km seguiu-se mais um ataque, desta feita por Carlos Alberto Betancur (AG2R) acompanhado de Jakob Fuglsang (Astana) e Bob Jungels (Trek).

Os quilómetros foram passando e a pedalada do pelotão não foi forte o suficiente para terminar com a aventura do trio, que disputou a linha de meta entre si. Na linha, o colombiano Betancur (AG2R) foi mais forte no sprint final, deixando em segundo Jungels (Trek) e em terceiro Fuglsang (Astana).

O pelotão cruzou a meta logo em seguida a 2 segundos, com o camisola amarela Geraint Thomas (Sky) e os lusos Rui Costa (Lampre) e André Cardoso (Garmin). Nelson Oliveira (Lampre) chegou 12 minutos mais tarde. Os portugueses partem para a sexta etapa de 221,5 km, a ligar Saint-Saturnin-lès-Avignon a Fayence, em 12º Rui Costa (Lampre), 28º André Cardoso (Garmin) e 123º Nelson Oliveira (Lampre).

Carlos Alberto Betancur (Foto © P. Perreve)

Por Itália, a vitória da segunda etapa da Tirreno-Adriatico sorriu ao italiano Matteo Pelucchi (IAM) e a liderança permaneceu no britânico Mark Cavendish (Omega).

Entre San Vincenzo e Cascina o pelotão pedalou 166 km. Uma fuga também em quinteto formou-se logo aos 2 km com Daniel Teklehaymanot (MTN), Marco Canola (Bardiani), David De La Cruz (NetApp), Davide Malacarne (Europcar) e Alex Dowsett (Movistar). Os cinco superaram os altos de Guardistallo (km 31,1), Montecatini Di Cecina (km 51,9) e Lajatico (km 70,2), com o britânico Dowsett a levar até 5 km para o final a aventura na frente da corrida.

Os derradeiros quilómetros viveram-se a alta velocidade para o sprint na meta, sem Marcel Kittel (Giant) vítima de queda. Na linha de todas as decisões, Matteo Pelucchi (IAM) ofereceu à sua equipa a primeira vitória da temporada diante de nomes como Arnaud Demare (FDJ) e André Greipel (Lotto), segundo e terceiro na meta.

Quanto às pedaladas lusas, Sérgio Paulinho (Tinkoff) cruzou a meta com o mesmo tempo do vencedor e Tiago Machado (NetApp) 32 segundos mais tarde, partindo para a terceira etapa de 210 km, entre Cascina e Arezzo, em 26º e 133º respectivamente.

Matteo Pelucchi (Foto © Bettini)

Resultados
Etapa 5 Paris-Nice
1 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale 3:38:15
2 Jakob Fuglsang (Lux) Astana m.t.
3 Bob Jungels (Den) Trek Factory Racing m.t.
4 Bryan Coquard (Fra) Europcar +0:02
5 Tom Boonen (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
6 Reinardt Janse Van Rensburg (Rsa) Giant-Shimano m.t.
7 Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol m.t.
8 Greg Van Avermaet (Bel) BMC m.t.
9 Borut Bozic (Slo) Astana m.t.
10 Marco Marcato (Ita) Cannondale m.t.
12 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
33 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp m.t.
119 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +12:00
------
Montanha: Sylvain Chavanel (Fra) IAM Cycling
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Paris-Nice
1 Geraint Thomas (GBr) Sky 21:52:42
2 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:03
3 Tom Slagter (Ned) Garmin-Sharp +0:04
4 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale +0:05
5 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar +0:08
6 Jakob Fuglsang (Lux) Astana +0:13
7 Jan Bakelants (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
8 Wilco Kelderman (Ned) Belkin +0:15
9 Zdenek Stybar (Cze) Omega Pharma-Quick Step +0:19
10 Cyril Gauthier (Fra) Europcar m.t.
12 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
28 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:32
123 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +19:29



Resultados
Etapa 2 Tirreno-Adriatico
1 Matteo Pelucchi (Ita) IAM Cycling 3:56:12
2 Arnaud Demare (Fra) FDJ.fr m.t.
3 André Greipel (Ger) Lotto-Belisol m.t.
4 Sam Bennett (Irl) NetApp-Endura m.t.
5 Peter Sagan (Svk) Cannondale m.t.
6 Davide Appollonio (Ita) AG2R La Mondiale m.t.
7 Filippo Fortin (Ita) Bardiani-CSF m.t.
8 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida m.t.
9 Tony Hurel (Fra) Europcar m.t.
10 Kristian Sbaragli (Ita) MTN-Qhubeka m.t.
133 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo m.t.
152 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:32
------
Montanha: Marco Canola (Ita) Bardiani-CSF
Pontos: Matteo Pelucchi (Ita) IAM Cycling
Juventude: Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
Equipas: Omega Pharma-Quick Step
------
Geral Tirreno-Adriatico
1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick Step 4:16:25
2 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step m.t.
3 Rigoberto Uran (Col) Omega Pharma-Quick Step m.t.
4 Mark Renshaw (Aus) Omega Pharma-Quick Step m.t.
5 Alessandro Petacchi (Ita) Omega Pharma-Quick Step +0:02
6 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step +0:03
7 Simon Clarke (Aus) Orica-GreenEdge +0:11
8 Daryl Impey (Rsa) Orica-GreenEdge m.t.
9 Svein Tuft (Can) Orica-GreenEdge m.t.
10 Ivan Santaromita (Ita) Orica-GreenEdge m.t.
26 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:24
133 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +1:25


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...