Avançar para o conteúdo principal

Revelada 32ª Volta ao Alentejo

A Volta ao Alentejo sai para a estrada de 26 a 30 de Março, nesta que é a 32ª edição da bela ‘Alentejana’. O pelotão irá percorrer 895,3 km de paisagens inesquecíveis desde Castelo de Vide até à consagração do grande vencedor em Évora.


Ao longo de cinco dias os heróis do asfalto vão ter pela frente cinco etapas, sempre com três metas volantes e prémios de montanha por superar. A primeira etapa é a mais dura, com Castelo de Vide a dar o tiro de partida para 167 km até à chegada de 2ª cat. no Marvão, tendo que superar-se ao km 154,6 a 3ª cat. de Monte Paleiros. Na segunda etapa serão pedalados 192,7 km desde Sousel à 4ª cat. de Montemor-o-Novo, onde a meta espera os corredores junto ao Miradouro/Castelo. A terceira etapa reserva a jornada mais longa de 205 km entre Redondo e Mértola, apenas com uma 4ª cat. ao km 60,7, esperando-se uma chegada ao sprint. A quarta etapa percorre 159,2 km de Odemira à 4ª cat. de Santiago do Cacém e, por último, a quinta etapa será de 171,4 km entre Alcácer do Sal e Évora, tendo também uma 4ª cat. ao km 73 para superar.

O pelotão da 32ª Volta ao Alentejo será composto por dez equipas portuguesas, seis continentais e quatro de clube, às quais se unirão oito formações estrangeiras. As equipas continentais lusas são Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular-Boavista. As equipas de clube lusas são Anicolor, CC José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Feira/KTM e Maia-Bicicletas Andrade. Do estrangeiro chegam Etixx (Cze), Optum (USA), USA Cycling (USA), Team Ecuador (Ecu), Euskadi (Esp), Team Oster Hus-Ridley (Nor), Team Fixit.no (Nor) e BDC Marcpol (Pol).

A última vez que uma equipa lusitana venceu a Volta ao Alentejo foi em 2010, o Tavira com o espanhol David Blanco, rei por cinco vezes da 'Grandíssima' Volta a Portugal. O último português a brilhar no primeiro lugar foi Sérgio Ribeiro pela Barbot, em 2006. Na última edição, em 2013, Jasper Stuyven pela Bontrager brilhou no pódio como o grande vencedor da amarela, mas não só. O jovem belga somou ainda a camisola laranja da juventude e a verde dos pontos. O segundo lugar pertenceu ao americano Chad Haga pela Optum e o terceiro ao espanhol Alex Marque pela lusa OFM-Quinta da Lixa, equipa vencedora no colectivo. Na montanha destacou-se o checo Karel Hnik pela Etixx/Ihned, vencedor da camisola grená. Nas linhas de meta brilharam os portugueses Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) e António Carvalho (LA Alumínios-Antarte) a abrir e a fechar a última edição, aos quais se somaram Jasper Stuyven e os americanos Ken Hanson e Thomas Zirbel na vitória das restantes etapas.

Em 2014, quem será o vencedor da bela ‘Alentejana’?
 
Pódio Final Volta ao Alentejo 2013 (Foto www.pad.pt/2013/VA/index.php)

PERCURSO
1 Etapa 167 km Castelo de Vide / Marvão
Partida: 11h20 Praça D. Pedro V
Chegada: 15h40 Marvão (2ª cat.)
 
1 Etapa: Castelo de Vide / Marvão

2 Etapa 192,7 km Sousel / Montemor-o-Novo
Partida: 10h30 Complexo Desportivo de Sousel
Chegada: 15h30 Miradouro/Castelo, Montemor-o-Novo (4ª cat.)
 
2 Etapa: Sousel / Montemor-o-Novo

3 Etapa 205 km Redondo / Mértola
Partida: 10h35 Praça da República
Chegada: 15h50 Av. dos Bombeiros, Mértola

3 Etapa: Redondo / Mértola

4 Etapa 159,2 km Odemira / Santiago do Cacém
Partida: 11h35 Zona Ribeirinha
Chegada: 15h45 Santiago do Cacém, junto ao Pavilhão (4ª cat.)
 
4 Etapa: Odemira / Santiago do Cacém

5 Etapa 171,4 km Alcácer do Sal / Évora
Partida: 11h15 Av. dos Aviadores, junto ao Tribunal
Chegada: 15h45 Praça do Giraldo, Évora
 
5 Etapa Alcácer do Sal / Évora

Palmarés ‘Alentejana’
2013 Jasper Stuyven (Bel) Bontrager
2012 Alexey Kunshin (Rus) Lokosphinx
2011 Evaldas Siskevicius (Ltu) La Pomme Marseille
2010 David Blanco (Esp) Palmeiras Resort-Prio-Tavira
2009 Maxime Bouet (Fra) Agritubel
2008 Hector Guerra (Esp) Liberty Seguros
2007 Manuel Vázquez (Esp) Andalucia-Cajasur
2006 Sérgio Ribeiro (Por) Barbot-Halcon
2005 Xavier Tondo (Esp) Catalunya
2004 Danail Petrov (Bul) Carvalhelhos-Boavista
2003 Andrei Zintchenko (Rus) LA Pecol-Bombarral
2002 Joaquim Andrade (Por) Cantanhede-Marquês de Marialva
2001 Laszlo Bodrogi (Hun) Mapei-QuickStep
2000 Claus Moller (Den) Maia-MSS
1999 José Luis Rubiera (Esp) Kelme
1998 Melchor Mauri (Esp) Once
1997 Aitor Garmedia (Esp) Once
1996 Miguel Indurain (Esp) Banesto
1995 Asiate Saitov (Rus) Artiach
1994 Carlos Carneiro (Por) Sicasal-Acral
1993 Jorge Silva (Por) Sicasal-Acral
1992 António Pinto (Por) Sicasal-Acral
1991 Jesús Blanco Villar (Esp) Festina
1990 José Récio (Esp) Seur
1989 Fernando Carvalho (Por) Louletano-Vale de Lobo
1988 Joaquim Gomes (Por) Louletano-Vale de Lobo
1987 Joaquim Salgado (Por) Garcia-Joalheiro
1986 Manuel Zeferino (Por) Lousa-Trinranjus-Akai
1985 Adelino Teixeira (Por) Lousa-Trinaranjus
1984 Marco Chagas (Por) Sporting-Raposeira
1983 Paulo Ferreira (Por) Lousa-Trinaranjus


Percurso detalhado em Classificações.net
Web oficial Volta ao Alentejo 2014
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...