Avançar para o conteúdo principal

Checo Karel Hnik vence ao sprint na Alentejana

O jovem checo de 22 anos, Karel Hnik (Etixx) venceu hoje ao sprint a quarta etapa da Volta ao Alentejo, batendo na linha de meta o camisola amarela Carlos Barbero (Euskadi) e o vencedor da segunda etapa Edu Prades (OFM-Quinta da Lixa).


A penúltima jornada da bela Alentejana percorreu 159,2 km, entre Odemira e Santiago do Cacém, e logo aos primeiros quilómetros saíram 9 corredores do pelotão de 128 para viver a aventura do dia. Aos portugueses António Carvalho (LA Alumínios-Antarte), Rui Vinhas (Louletano-Dunas Douradas), Renato Avelar (Liberty Seguros/Feira/KTM) e o campeão nacional Joni Brandão (Efapel-Glassdrive), juntaram-se o checo Radovan Dolezel (Etixx), o norueguês Havard Blikra (Oster HUS-Ridley), o polaco Piotr Kirpsza (BDC Marcpol) e os americanos Robin Carpenter (USA Cycling) e Tom Soladay (Team Optum).

No comando da corrida, os aventureiros pontuaram duas das três metas volantes do dia, Rui Vinhas em Odemira e Joni Brandão em Santiago do Cacém, onde o campeão nacional já seguia na frente apenas com um companheiro de fuga, Havard Blikra. No pelotão, a espanhola Euskadi do camisola amarela Carlos Barbero marcava o ritmo com a ajuda das lusitanas OFM-Quinta da Lixa e LA Alumínios-Antarte, não deixando a fuga distanciar-se acima dos 3 minutos.

Com uma escassa vantagem o duo ainda passou uma primeira vez pela meta (km 125,6) e pontuou a última meta volante em Vila Nova de Santo André, a 12 km do final, novamente por Joni Brandão. No seu encalço pedalava-se por uma nova chegada ao sprint e a aventura dos dois corredores terminou a 7 km da meta.

Novas cores assumiram o comando do pelotão, com a lusitana Efapel-Glassdrive a preparar-se para chegar à vitória tão sonhada, tendo ontem quase alcançado o triunfo com Filipe Cardoso a terminar em segundo. Mas a linha de todas as decisões da Alentejana teima em fugir à equipa de Lourosa e o sprint final foi decidido entre outras esquadras.

Na chegada à meta instalada na subida de 4ª cat. em Santiago do Cacém, o jovem checo Karel Hnik impôs-se sem margem para dúvidas, subindo a 3º da geral. Os espanhóis Carlos Barbero e Edu Prades fecharam o pódio da etapa, com o líder da Euskadi a consolidar a amarela e o ciclista da OFM-Quinta da Lixa o 2º lugar da geral. Destaque ainda para os corredores a cruzar a meta em seguida, os lusos Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) e Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista). Ambos terminaram a 2 segundos continuando na discussão pelos lugares cimeiros da geral, com o primeiro a manter o 4º lugar e o segundo a subir à 7ª posição.

Após alcançar o 2º lugar na corrida croata por etapas ‘Istarsko proljece - Istrian Spring Trophy’, Karel Hnik (Etixx) conquista a primeira vitória da temporada em plena Alentejana: «Foi muito duro, porque os últimos 500 metros eram um pouco íngremes, mas a minha equipa colocou-me bem, eu senti-me muito forte e fico muito feliz com esta vitória».

Nas coloridas camisolas nada mudou. Byron Guama (Team Ecuador) permaneceu líder da montanha e Tanner Put (USA Cycling) da juventude. Carlos Barbero (Euskadi) manteve a amarela e a liderança dos pontos, mostrando mais pretensões para o final desta etapa: «Hoje fico com um amargo de boca por não ter conseguido ganhar para dedicar a vitória à minha equipa, que fez um trabalho formidável. Os meus companheiros controlaram muito bem a corrida e na chegada coloquei-me bem, mas o adversário superou-me».

Sem a presença do dorsal nº 1 Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), do terceiro à geral Ryan Andersan (Team Optum) e Filip Eidsheim (Team Fixit.no) à partida para a etapa de hoje, devido à queda sofrida no final da etapa de ontem, a derradeira jornada de amanhã contará com um pelotão mais reduzido para lutar pela vitória dos 172,9 km que irão ligar Alcácer do Sal a Évora.


Resultados Etapa 4
1 Karel Hnik (Cze) Etixx 3:50:43 [41,401 km/h]
2 Carlos Barbero (Esp) Euskadi m.t.
3 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:02
5 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +0:02
6 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador +0:02
7 Erik Bystrem (Nor) Team Oster Hus-Ridley +0:02
8 Ryan Eastman (USA) USA Cycling +0:02
9 Leszec Plucinski (Pol) BDC Marcpol +0:02
10 Fredrik Galta (Nor) Team Oster Hus-Ridley
------
Montanha: Byron Guama (Ecu) Team Ecuador
Pontos: Carlos Barbero (Esp) Euskadi
Juventude: Tanner Put (USA) USA Cycling
Equipas: Euskadi
------
Geral
1 Carlos Barbero (Esp) Euskadi 17:53:45
2 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:08
3 Karel Hnik (Cze) Etixx +0:15
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:18
5 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +0:30
6 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador +0:31
7 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +0:33
8 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:33
9 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +0:34
10 Tanner Put (USA) USA Cycling +0:38

Resultados completos em Classificações.net
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...