Avançar para o conteúdo principal

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver.


Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube.

Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo no Sport Ciclismo S. João de Ver, confidenciando mais tarde aos microfones da Pedaleo: «Não há nada definido, mas é uma decisão que decidi tomar. O meu ciclo atingiu o patamar que eu acho que deveria atingir. Por trás disto há outros projectos ligados à modalidade. Provavelmente passará por Portugal… uma equipa para correr no sul da Europa».
 
Manuel Correia, Liberty Seguros/Feira/KTM

Relativamente à 6ª edição do GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria, a prova irá para a estrada de 25 a 27 de Abril, perdendo um dia, mas mantendo as quatro etapas. No primeiro dia, o pelotão percorre 148,5 km de Sta. Maria da Feira a Lordelo. O segundo dia conta com 147 km totalmente pedalados na Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014. No terceiro dia disputa-se um duplo sector. Pela manhã, o contra-relógio por equipas de 7,4 km junto ao Europarque. De tarde, o cativante circuito do Castelo.

Em todas as jornadas será homenageado um antigo corredor da terra, facto sempre valorizado pelo Presidente do clube, Fernando Vasco, que deste modo pretende realçar a importância histórica do ciclismo em Sta. Maria da Feira.

Nesta cerimónia, o Sport Ciclismo S. João de Ver recebeu da Associação de Ciclismo de Aveiro o Troféu Sensação de 2013, pela mão do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
 
Troféu Sensação 2013 ao Sport Ciclismo S. João de Ver
As equipas:

Sub-23: David Ribeiro, David Rodrigues (elite), Diogo Santos, Fábio Oliveira, Ivo Silva, Leonel Coutinho, Paulo Cunha, Paulo Silva, Renato Avelar (elite), Ricardo Teixeira, Rúben Castro, Rúben Guerreiro, Samuel Magalhães, Zulmiro Magalhães.

Equipa Sub-23, director desportivo Manuel Correia

Juniores: Alexandre Matos, André Resende, António Rocha, Cláudio Neves, Daniel Simões, Fábio Paiva, Filipe Rocha, Marcelo Vieira, Mário Araújo, Micael Leal, Nuno Fernandes, Pedro Pinto, Ricardo Mota, Samuel Leal, Tiago Oliveira, Tiago Santos, Vítor Costa.

Equipa Juniores, director técnico Luís Pinheiro

Cadetes: André Rodrigues, Bruno Alves, Bruno Oliveira, Diogo Pinho, Filipe Carvalho, Filipe Silva, João Campos, José Silva, Ricardo Correia, Tiago Chaves.
 
Equipa Cadetes, director técnico Arménio Silva

Escolas: Ana Costa, André Paiva, António Ferreira, Carlos Araújo, Diogo Barbosa (filho de Cândido Barbosa), Diogo Faustino, Diogo Sousa, Gabriel Ferreira, Guilherme Magalhães, João António, João Matos, Mariana Almeida.

Equipa Escolas, directores técnicos António Correia e Carlos Pinho


Fotos da apresentação, by Pedaleo aqui
Crónica em espanhol aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.