Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 10/03: Paris-Nice

O jovem holandês Moreno Hofland (Belkin), de 22 anos, venceu ao sprint a segunda etapa da Paris-Nice, não destronando da liderança o francês Nacer Bouhanni (FDJ), que cruzou a meta em terceiro.

A segunda jornada da corrida do sol percorreu 205 km entre Rambouillet e Saint-Georges-sur-Baulche. Com apenas 5 km pedalados, um duo tomou a frente da corrida para vivê-la quase por completo em fuga. Anthony Delaplace (Bretagne) e Aleksejs Saramotins (IAM) chegaram a alcançar uma vantagem de quase 12 minutos, superando a única dificuldade do dia, a 3ª cat. de Côte de la Ferté Loupière (km 160,5), e passando uma primeira vez pela meta a 18,5 km para o final.

No pelotão, a perseguição comandada pela Orica-GreenEdge deu frutos já dentro dos 5 km finais alcançando Saramotins (IAM), o mais resistente da dupla em fuga. A velocidade alucinante imposta pelos pedais dos sprinters fez-se sentir à chegada a Saint-Georges-sur-Baulche com Moreno Hofland (Belkin) a impor-se diante de John Degenkolb (Giant), novamente segundo na meta, e Nacer Bouhanni (FDJ), que assim manteve a amarela.
 
Vitória de Moreno Hofland (Foto © G.Demouveaux)

Quanto às pedaladas lusas, André Cardoso (Garmin) e Rui Costa (Lampre) terminaram o dia a 7 segundos do vencedor, ocupando na geral o 24º e o 36º lugar, respectivamente a 21 segundos da camisola amarela. Nelson Oliveira (Lampre) cruzou a meta a 18 segundos, estando na geral a 32 segundos de Bouhanni (FDJ) na 63ª posição.

Para amanhã, a terceira etapa reserva ao pelotão 180 km a ligar Toucy ao Circuit de Nevers Magny-Cours.



Resultados
Etapa 2 Paris-Nice
1 Moreno Hofland (Ned) Belkin 4:53:46
2 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano m.t.
3 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr m.t.
4 Alexander Kristoff (Nor) Katusha m.t.
5 Thor Hushovd (Nor) BMC m.t.
6 Bryan Coquard (Fra) Europcar m.t.
7 Armindo Fonseca (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
8 Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol m.t.
9 Jens Keukeleire (Bel) Orica-GreenEdge m.t.
10 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar m.t.
25 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:07
53 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
82 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +0:18
------
Montanha: Christophe Laborie (Fra) Bretagne-Séché Environnement
Pontos: Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr
Juventude: Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Paris-Nice
1 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr 8:46:43
2 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:02
3 Moreno Hofland (Ned) Belkin +0:04
4 Geraint Thomas (GBr) Sky +0:13
5 Bryan Coquard (Fra) Europcar +0:14
6 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar m.t.
7 Alexander Kristoff (Nor) Katusha m.t.
8 Nikolay Trusov (Rus) Tinkoff-Saxo m.t.
9 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
10 Jens Keukeleire (Bel) Orica-GreenEdge m.t.
24 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:21
36 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
63 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +0:32

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.