Avançar para o conteúdo principal

Show de Voeckler no bis de Mezgec na Catalunya

Pelo segundo dia consecutivo, a vitória na meta da Volta a Catalunya sorriu a Luka Mezgec. O corredor esloveno da Giant-Shimano fez parecer fácil o triunfo alcançado em Girona, subindo uma vez mais ao pódio como líder da Volta no dia em que Thomas Voeckler (Europcar) deu espectáculo nas estradas catalãs.
 
Luka Mezgec (Foto @BiciGoga)

O segundo dia na Catalunha recebeu o pelotão com chuva e mais chuva no decorrer dos 168 km. Logo após o tiro de partida em Mataró, um sexteto tomou de assalto a frente da corrida com Maxim Belkov (Katusha), Michel Koch (Cannondale), Thomas Voeckler (Europcar), Jérôme Baugnies (Wanty-Groupe Gobert), Tomasz Marczynski e Marek Rutkiewicz (CCC Polsat Polkowice).

A fuga coroou as duas montanhas pontuáveis da jornada, a 3ª cat. de Can Bordoi (km 12,5) e a 2ª cat. de Santa Pellaia (km 83,7), mas não se pense que a partir desse momento se encontrou facilidade pela frente. Sem mais altos pontuáveis, nem por isso o terreno se mostrou menos sinuoso até à meta e precisamente a 27 km para o final, na subida de Banyoles, Voeckler (Europcar) decidiu deixar os companheiros de fuga e tentar a sorte numa pedalada solitária.

O mítico francês da Europcar proporcionou os momentos mais animados da corrida. O show de Voeckler durou até 5 km do desfecho com as caretas habituais, a característica língua de fora e o amante de ciclismo preso ao ecrã da televisão na expectativa de ver até onde chegaria a sua valentia.

Contudo, o pelotão foi impiedoso e uma vez mais a linha de meta discutiu-se ao sprint com Luka Mezgec (Giant-Shimano) a vencer novamente a etapa, desta feita diante dos italianos Roberto Ferrari (Lampre-Merida) e Daniele Ratto (Cannondale).

Quanto aos nomes mais sonantes para a geral, os espanhóis Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha), o britânico Chris Froome (Sky), o colombiano Nairo Quintana (Movistar) e o irlandês Daniel Martin (Garmin-Sharp) cruzaram todos a meta inseridos no pelotão, a 3 segundos. O mesmo sucedeu com os portugueses da armada Tinkoff-Saxo, Bruno Pires e Sérgio Paulinho.

Nota final para o abandono de Richie Porte (Sky) no decorrer da etapa na Catalunha, à semelhança do sucedido na Tirreno-Adriatico, consequência de vírus estomacal.



Resultados Etapa 2
1 Luka Mezgec (Slo) Giant-Shimano 3:57:49
2 Roberto Ferrari (Ita) Lampre-Merida +0:00
3 Daniele Ratto (Ita) Cannondale +0:00
4 Julian Alaphilippe (Fra) Omega Pharma-Quick Step +0:00
5 Marcus Burghardt (Ger) BMC +0:00
6 Davide Vigano (Ita) Caja Rural-Seguros RGA +0:00
7 Boris Vallee (Bel) Lotto-Belisol +0:00
8 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto-Belisol +0:00
9 Leigh Howard (Aus) Orica-GreenEdge +0:00
10 Maciej Paterski (Pol) CCC Polsat Polkowice +0:03
39 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +0:03
133 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:03
------
Montanha: Romain Lemarchand (Fra) Cofidis
Sprint: Boris Vallee (Bel) Lotto-Belisol
Troféu Miquel Poblet: Michel Koch (Ger) Cannondale
Equipas: Lotto-Belisol
------
C. Geral
1 Luka Mezgec (Slo) Giant-Shimano 8:06:42
2 Roberto Ferrari (Ita) Lampre-Merida +0:14
3 Leigh Howard (Aus) Orica-GreenEdge +0:14
4 Julian Alaphilippe (Fra) Omega Pharma-Quick Step +0:16
5 Daniele Ratto (Ita) Cannondale +0:16
6 Boris Vallee (Bel) Lotto-Belisol +0:18
7 Marcus Burghardt (Ger) BMC +0:20
8 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto-Belisol +0:20
9 Davide Vigano (Ita) Caja Rural-Seguros RGA +0:20
10 Michel Koch (Ger) Cannondale +0:20
45 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +0:23
141 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:23

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.