Avançar para o conteúdo principal

Terceira vitória de Mezgec na Catalunya

Luka Mezgec (Giant-Shimano) alcançou o terceiro triunfo na 94ª Volta a Catalunya. Imparável na senda de vitórias, o esloveno da Giant-Shimano superou hoje na meta em Valls os franceses Julian Alaphilippe (Omega Pharma-Quick Step) e Samuel Dumoulin (AG2R La Mondiale). Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha) manteve a liderança na Catalunha.
 
Luka Mezgec (Foto www.voltacatalunya.cat)

A quinta e mais longa das etapas partiu de Llanars-Vall de Camprodon para 218,2 km de asfalto até à chegada a Valls, terra do saudoso Xavier Tondo. Uma fuga de oito corredores formou-se após 50 km pedalados com Georg Preidler (Giant-Shimano) e Marcus Burghardt (BMC) a tomarem o comando da corrida, deixando os companheiros de aventura para trás.

O duo não chegou longe, consequência do trabalho realizado pelas equipas dos favoritos à geral na frente do pelotão. A 15 km do final, na chegada à única montanha do dia, a 2ª cat. em Lille (km 209,3), já o grupo rolava compacto, mas não tranquilo.

Ao longo da subida de 6,3 km ataques e contra-ataques foram tentados, um dos quais por Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) de imediato respondido por Romain Bardet (AG2R La Mondiale), Joaquim Rodriguez (Katusha), Nairo Quintana (Movistar) e Jakob Fuglsang (Astana), que coroou o alto isolado, mas logo em seguida foi alcançado pelo pelotão reagrupado.

O final viveu-se a grande velocidade e, após um ataque sem sucesso à entrada do último quilómetro por Ryder Hesjedal (Garmin-Sharp), nos derradeiros metros o sprint foi lançado com Luka Mezgec a não desperdiçar mais esta oportunidade, vencendo pela terceira vez na Catalunha.

Os favoritos chegaram todos com o mesmo tempo, mantendo sem alterações a classificação geral à partida para a etapa de amanhã, onde irão percorrer 172 km entre El Vendrell e Vilanova i la Geltru.

Quanto à dupla lusa da armada Tinkoff-Saxo, Sérgio Paulinho e Bruno Pires superaram mais uma jornada ocupando na geral o 123º e 134º lugares respectivamente.



Resultados Etapa 5
1 Luka Mezgec (Slo) Giant-Shimano 5:16:00
2 Julian Alaphilippe (Fra) Omega Pharma-Quick Step m.t.
3 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
4 Paul Martens (Ger) Belkin m.t.
5 Michel Kreder (Ned) Wanty-Groupe Gobert m.t.
6 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo m.t.
7 Adam Yates (GBr) Orica-GreenEdge m.t.
8 Kévin Reza (Fra) Europcar m.t.
9 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto-Belisol m.t.
10 Davide Vigano (Ita) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
77 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:15
132 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +05:35
------
Montanha: Stef Clement (Ned) Belkin
Sprint: Michel Koch (Ger) Cannondale
Troféu Miquel Poblet: Michel Koch (Ger) Cannondale
Equipas: Garmin-Sharp
------
C. Geral
1 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha 23:03:34
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:04
3 Tejay Van Garderen (USA) BMC +0:07
4 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +0:10
5 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:10
6 Chris Froome (GBr) Sky +0:17
7 Andrew Talansky (USA) Garmin-Sharp +0:18
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +0:26
9 Warren Barguil (Fra) Giant-Shimano +0:42
10 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +0:48
123 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +36:48
134 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +41:06

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.