Avançar para o conteúdo principal

Prades e Barbero dominam Alentejana

A meta da segunda etapa da 32ª Volta ao Alentejo teve sabor espanhol. A vitória da jornada sorriu a Edu Prades (OFM-Quinta da Lixa), que triunfou na chegada a Montemor-o-Novo diante de Carlos Barbero (Euskadi), o novo líder da bela Alentejana.


Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo

No início da etapa surgiu a notícia do Colégio de Comissários de penalizar César Fonte por sprint irregular na primeira etapa, caindo o português da Rádio Popular-Boavista da 2ª para a 5ª posição, o último lugar do grupo que cruzou em primeiro a meta desse dia, além de uma penalização de 30 segundos.

Regressando à etapa de hoje, a segunda jornada da bela Alentejana reservou ao pelotão de 142 corredores 192,7 km a ligar Sousel a Montemor-o-Novo. As terras visitadas na busca pelas metas volantes foram Estremoz, Vila Viçosa e Alcáçovas. As duas primeiras pontuadas por Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) e Ryan Anderson (Optum) superaram-se em pelotão compacto.

Com mais de metade da etapa ainda por pedalar, um quinteto conseguiu alguma vantagem para o pelotão. Os espanhóis Jon Larrinaga (Euskadi) e Alvaro Cuadros (Etixx) formaram a fuga do dia acompanhados pelo americano Daniel Greg (USA Cycling), o polaco Jaroslaw Kowalczyk (BDC Marcpol) e o norueguês Stian Remme (Fixit.no).

Assim que o quinteto se aproximou dos 4 minutos de vantagem, o pelotão comandado pela Team Ecuador, do camisola amarela Byron Guama, entrou em alerta aumentando o ritmo da perseguição com a ajuda da portuguesa OFM-Quinta da Lixa, à semelhança do dia anterior novamente preciosa no trabalho à frente do grande grupo. Quando o quinteto pontuou o último sprint intermédio a 50 km do final, por Jon Larrinaga, já a vantagem tinha caído para metade.

A distância dissolvida lentamente no asfalto manteve apenas 4 corredores na frente, já que Stian Remme sofreu uma queda levando-o a regressar mais cedo ao seio do pelotão. O mais resistente foi Daniel Greg, que viu o sonho da vitória esfumar-se a tão-somente 300 metros da linha de todas as decisões.

Na chegada de 4ª categoria a Montemor-o-Novo, o espanhol Edu Prades (OFM-Quinta da Lixa) foi o mais forte na meta coroando a curta subida em pavé com a vitória da etapa, superando o conterrâneo Carlos Barbero (Euskadi), que subiu à liderança da Alentejana, e o canadiano Ryan Anderson (Optum).

Após uma destacável temporada de 2013, aos 26 anos Edu Prades continua em ascensão de forma em 2014. Na Volta ao Algarve terminou etapas entre os melhores corredores do WorldTour, finalizando a prova internacional em 7º lugar. Hoje conquistou a primeira vitória da temporada, ocupando o 2º lugar da geral: «Não pensava chegar à amarela, hoje íamos pela etapa e a amarela era mais pelo meu companheiro Delio [Fernández]. No final, fui eu que consegui a vitória. Agora vamos ver dia-a-dia e se podermos lutar pela vitória melhor».

Carlos Barbero (Euskadi) assumiu a liderança da camisola amarela e também dos pontos, destronando o equatoriano Byron Guama (Team Ecuador), que terminou o dia em 28º lugar a 23 segundos, mantendo contudo a liderança da montanha. Na juventude, o americano Tanner Put (USA Cycling) é o novo detentor da camisola branca.


Para Carlos Barbero, o novo líder da amarela, «Foi uma etapa tranquila. Metemos um homem na fuga do dia, a equipa Ecuador controlou a corrida e na chegada com um final muito explosivo e duro, com o empedrado, tivemos um bom resultado. Vamos lutar e desfrutar da amarela e ver até onde chegamos. É uma corrida que já faço há 3 anos e tem muito nível».

Amanhã, o pelotão enfrentará mais reduzido a etapa mais longa da Volta ao Alentejo, 205 km de Redondo a Mértola, após as desistências dos jovens Paulo Cunha (Liberty Seguros/Feira/KTM), José Neves e Bernardo Guerreiro (CC José Maria Nicolau), Hugo Brito, Rui Carvalho e Pedro Seabra (Maia/Bicicletas Andrade).

Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo
Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo

Resultados Etapa 2
1 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa 4:36:10 [41,866 km/h]
2 Carlos Barbero (Esp) Euskadi m.t.
3 Ryan Anderson (Can) Team Optum m.t.
4 Havard Blikra (Nor) Team Oster Hus-Ridley m.t.
5 Karel Hnik (Cze) Etixx +0:03
6 Erik Bystrem (Nor) Team Oster Hus-Ridley +0:06
7 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:09
8 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +0:09
9 Ryan Eastman (USA) USA Cycling +0:09
10 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +0:09
------
Montanha: Byron Guama (Ecu) Team Ecuador
Pontos: Carlos Barbero (Esp) Euskadi
Juventude: Tanner Put (USA) USA Cycling
Equipas: Euskadi
------
Geral
1 Carlos Barbero (Esp) Euskadi 8:54:25
2 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:06
3 Ryan Anderson (Can) Team Optum +0:09
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:11
5 Karel Hnik (Cze) Etixx +0:19
6 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +0:23
7 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador +0:23
8 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:25
9 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +0:25
10 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +0:25

Resultados completos em Classificações.net
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.