Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 15/03: Paris-Nice e Tirreno-Adriatico

França e Itália viveram hoje duas magníficas etapas, ambas com finais imperdíveis para todos os amantes do ciclismo.

Tom Slagter (Garmin-Sharp) venceu a penúltima jornada da Paris-Nice, entre Mougins e Biot Sophia Antipolis, mantendo a liderança Carlos Alberto Betancur (AG2R La Mondiale). O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) terminou novamente em segundo subindo também ao segundo lugar da geral.

A sétima etapa da corrida do sol reservou ao pelotão 195,5 km uma vez mais condimentados de montanha. Logo ao km 2 começou a formar-se a fuga do dia composta por Lieuwe Westra (Astana), Pim Ligthart (Lotto), Laurent Didier (Trek), Sylwester Szmyd (Movistar), Albert Timmer (Giant), Cyril Lemoine (Cofidis), Mathias Frank (IAM), Florian Guillou e Brice Feillu (Bretagne).

Os nove aventureiros coroaram a 1ª cat. de Col de Vence (km 49), a 3ª cat. de Côte de Cipières (km 67,5) e a 1ªcat. de Col de l’Ecre (km 85), nesta última já com Brice Feillu (Bretagne) de regresso ao pelotão comandado pela equipa do camisola amarela Carlos Alberto Betancur (AG2R).

Quando a fuga superou a 3ª cat. de Côte de Cipières (km 120), contava com uma vantagem abaixo dos 3 minutos que permitiu ainda passar na frente a 2ª cat. de Côte de Gourdon (km 131). Sem mais dificuldades a superar, a distância foi sendo dissipada até o pelotão alcançar a fuga dentro do circuito final de falso plano, iniciado a 47 km para o desenlace, com Westra (Astana) a ser o mais resistente ainda a superar na frente a primeira passagem pela meta. Seguiu-se uma segunda passagem e sempre com tentativas infrutíferas de fuga.

Com 10 km por pedalar, a Lampre-Merida tomou o comando do pelotão, marcando o ritmo para o campeão do mundo Rui Costa dar a vitória tão sonhada à equipa e aos fãs. O português tudo fez para triunfar, mas na linha disputada ao sprint os pedais de Tom Slagter (Garmin) mostraram-se mais fortes conquistando a vitória diante de Rui Costa (Lampre) e do líder Carlos Alberto Betancur (AG2R).

Uma infortuna queda nos 5 km finais deixou Geraint Thomas (Sky), o segundo da geral, fora da corrida e assim Rui Costa (Lampre) subiu ao segundo lugar da geral. Quanto a André Cardoso (Garmin) terminou na meta a 56s, ocupando o 24º lugar na geral, e Nelson Oliveira (Lampre) terminou a cerca de 10m, estando na 88ª posição. Amanhã, pedala-se a oitava e última etapa de 128 km em Nice. 

Tom Slagter (Foto  P.Perreve)

Na prova italiana Tirreno-Adriatico a vitória da quarta etapa, entre Indicatore (Arezzo) e Cittareale (Selva Rotonda), coube ao espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), que subiu ao segundo lugar da geral, não destronando Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step) da liderança da maglia azzurra.

A longa jornada de 244 km contou com uma fuga de Maxim Belkov (Katusha), Lloyd Mondory (AG2R), Filippo Fortin (Bardiani), Alexey Lutsenko (Astana), Alexandre Pichot (Europcar) e Matthias Brändle (IAM). O sexteto coroou Forca Di Cerro (km 152), mas em Forca Capistrello (km 181,8) apenas Mondory (AG2R), Lutsenko (Astana) e Brändle (IAM) seguiam na frente.

Nos últimos 25 km, o trio passou a duo após a queda de Mondory (AG2R), mas a dupla também não conseguiu ter êxito dada a velocidade imposta pela Movistar no pelotão. No começo da ascensão que levaria à meta, Lutsenko (Astana) e Brändle (IAM) foram alcançados nos derradeiros 14 km a 5,5% de pendente média e 10% de máxima.

Dentro dos 10 km de escalada final, vários corredores tentaram o assalto à meta. Stefano Pirazzi (Bardiani), Beñat Intxausti (Movistar) e Roman Kreuziger (Tinkoff) abriram as hostilidades, seguindo-se Nairo Quintana (Movistar), Michele Scarponi (Astana), Robert Kiserlovski (Trek) e Alberto Contador (Tinkoff).

A dureza das últimas rampas ditou ‘El Pistolero’ como o mais forte da jornada. O recital das suas características mudanças de ritmo em escalada fizeram Alberto Contador (Tinkoff) agarrar a vitória de forma imperiosa na linha de meta, a 1s de Nairo Quintana (Movistar) e a 5s de Daniel Moreno (Katusha). Quanto a Michal Kwiatkowski (Omega), o polaco cruzou a meta em 7º a 10s, mantendo a liderança da Tirreno-Adriatico por 16s diante de Contador na 2ª posição.

Nas pedaladas lusas,  Sérgio Paulinho (Tinkoff) e Tiago Machado (NetApp) terminaram o dia a mais de 10m, partindo para a quinta etapa de 192 km, entre Amatrice e Guardiagrele, no 57º e 86º lugar respectivamente.
 
Alberto Contador (Foto © Bettini)

Resultados
Etapa 7 Paris-Nice
1 Tom Slagter (Ned) Garmin-Sharp 5:00:05
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
3 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale m.t.
4 José Joaquin Rojas (Esp) Movistar m.t.
5 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr m.t.
6 Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol m.t.
7 Stefan Denifl (Aut) IAM Cycling m.t.
8 Zdenek Stybar (Svk) Omega Pharma-Quick Step m.t.
9 Jakob Fuglsang (Lux) Astana m.t.
10 Peter Velits (Svk) BMC m.t.
40 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:56
83 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +9:53
------
Montanha: Pim Lighart (Ned) Lotto-Belisol
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale
Equipas: Movistar
------
Geral Paris-Nice
1 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale 32:04:49
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:14
3 Zdenek Stybar (Cze) Omega Pharma-Quick Step +0:26
4 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar +0:27
5 Jakob Fuglsang (Lux) Astana +0:29
6 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr +0:31
7 Cyril Gauthier (Fra) Europcar +0:35
8 Stefan Denifl (Aut) IAM Cycling m.t.
9 Peter Velits (Svk) BMC +0:39
10 Simon Spilak (Svk) Katusha m.t.
24 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +2:02
88 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +36:20


Resultados
Etapa 4 Tirreno-Adriatico
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 6:39:56
2 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:01
3 Daniel Moreno (Esp) Katusha +0:05
4 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo m.t.
5 Richie Porte (Aus) Sky m.t.
6 Michele Scarponi (Ita) Astana +0:08
7 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:10
8 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +0:11
9 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.
10 Giampaolo Caruso (Ita) Katusha +0:17
61 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +11:46
90 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +18:16
------
Montanha: Marco Canola (Ita) Bardiani-CSF
Pontos: Peter Sagan (Svk) Cannondale
Juventude: Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Tirreno-Adriatico
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 16:06:42
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:16
3 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:23
4 Richie Porte (Aus) Sky +0:34
5 Rigoberto Uran (Col) Omega Pharma-Quick Step +0:38
6 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +0:39
7 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +0:49
8 Moreno Moser (Ita) Cannondale +1:01
9 Mikel Nieve (Esp) Sky +1:02
10 Julian Arredondo (Col) Trek Factory Racing +1:03
57 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +12:37
86 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +19:51


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.