Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 15/03: Paris-Nice e Tirreno-Adriatico

França e Itália viveram hoje duas magníficas etapas, ambas com finais imperdíveis para todos os amantes do ciclismo.

Tom Slagter (Garmin-Sharp) venceu a penúltima jornada da Paris-Nice, entre Mougins e Biot Sophia Antipolis, mantendo a liderança Carlos Alberto Betancur (AG2R La Mondiale). O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) terminou novamente em segundo subindo também ao segundo lugar da geral.

A sétima etapa da corrida do sol reservou ao pelotão 195,5 km uma vez mais condimentados de montanha. Logo ao km 2 começou a formar-se a fuga do dia composta por Lieuwe Westra (Astana), Pim Ligthart (Lotto), Laurent Didier (Trek), Sylwester Szmyd (Movistar), Albert Timmer (Giant), Cyril Lemoine (Cofidis), Mathias Frank (IAM), Florian Guillou e Brice Feillu (Bretagne).

Os nove aventureiros coroaram a 1ª cat. de Col de Vence (km 49), a 3ª cat. de Côte de Cipières (km 67,5) e a 1ªcat. de Col de l’Ecre (km 85), nesta última já com Brice Feillu (Bretagne) de regresso ao pelotão comandado pela equipa do camisola amarela Carlos Alberto Betancur (AG2R).

Quando a fuga superou a 3ª cat. de Côte de Cipières (km 120), contava com uma vantagem abaixo dos 3 minutos que permitiu ainda passar na frente a 2ª cat. de Côte de Gourdon (km 131). Sem mais dificuldades a superar, a distância foi sendo dissipada até o pelotão alcançar a fuga dentro do circuito final de falso plano, iniciado a 47 km para o desenlace, com Westra (Astana) a ser o mais resistente ainda a superar na frente a primeira passagem pela meta. Seguiu-se uma segunda passagem e sempre com tentativas infrutíferas de fuga.

Com 10 km por pedalar, a Lampre-Merida tomou o comando do pelotão, marcando o ritmo para o campeão do mundo Rui Costa dar a vitória tão sonhada à equipa e aos fãs. O português tudo fez para triunfar, mas na linha disputada ao sprint os pedais de Tom Slagter (Garmin) mostraram-se mais fortes conquistando a vitória diante de Rui Costa (Lampre) e do líder Carlos Alberto Betancur (AG2R).

Uma infortuna queda nos 5 km finais deixou Geraint Thomas (Sky), o segundo da geral, fora da corrida e assim Rui Costa (Lampre) subiu ao segundo lugar da geral. Quanto a André Cardoso (Garmin) terminou na meta a 56s, ocupando o 24º lugar na geral, e Nelson Oliveira (Lampre) terminou a cerca de 10m, estando na 88ª posição. Amanhã, pedala-se a oitava e última etapa de 128 km em Nice. 

Tom Slagter (Foto  P.Perreve)

Na prova italiana Tirreno-Adriatico a vitória da quarta etapa, entre Indicatore (Arezzo) e Cittareale (Selva Rotonda), coube ao espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), que subiu ao segundo lugar da geral, não destronando Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step) da liderança da maglia azzurra.

A longa jornada de 244 km contou com uma fuga de Maxim Belkov (Katusha), Lloyd Mondory (AG2R), Filippo Fortin (Bardiani), Alexey Lutsenko (Astana), Alexandre Pichot (Europcar) e Matthias Brändle (IAM). O sexteto coroou Forca Di Cerro (km 152), mas em Forca Capistrello (km 181,8) apenas Mondory (AG2R), Lutsenko (Astana) e Brändle (IAM) seguiam na frente.

Nos últimos 25 km, o trio passou a duo após a queda de Mondory (AG2R), mas a dupla também não conseguiu ter êxito dada a velocidade imposta pela Movistar no pelotão. No começo da ascensão que levaria à meta, Lutsenko (Astana) e Brändle (IAM) foram alcançados nos derradeiros 14 km a 5,5% de pendente média e 10% de máxima.

Dentro dos 10 km de escalada final, vários corredores tentaram o assalto à meta. Stefano Pirazzi (Bardiani), Beñat Intxausti (Movistar) e Roman Kreuziger (Tinkoff) abriram as hostilidades, seguindo-se Nairo Quintana (Movistar), Michele Scarponi (Astana), Robert Kiserlovski (Trek) e Alberto Contador (Tinkoff).

A dureza das últimas rampas ditou ‘El Pistolero’ como o mais forte da jornada. O recital das suas características mudanças de ritmo em escalada fizeram Alberto Contador (Tinkoff) agarrar a vitória de forma imperiosa na linha de meta, a 1s de Nairo Quintana (Movistar) e a 5s de Daniel Moreno (Katusha). Quanto a Michal Kwiatkowski (Omega), o polaco cruzou a meta em 7º a 10s, mantendo a liderança da Tirreno-Adriatico por 16s diante de Contador na 2ª posição.

Nas pedaladas lusas,  Sérgio Paulinho (Tinkoff) e Tiago Machado (NetApp) terminaram o dia a mais de 10m, partindo para a quinta etapa de 192 km, entre Amatrice e Guardiagrele, no 57º e 86º lugar respectivamente.
 
Alberto Contador (Foto © Bettini)

Resultados
Etapa 7 Paris-Nice
1 Tom Slagter (Ned) Garmin-Sharp 5:00:05
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
3 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale m.t.
4 José Joaquin Rojas (Esp) Movistar m.t.
5 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr m.t.
6 Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol m.t.
7 Stefan Denifl (Aut) IAM Cycling m.t.
8 Zdenek Stybar (Svk) Omega Pharma-Quick Step m.t.
9 Jakob Fuglsang (Lux) Astana m.t.
10 Peter Velits (Svk) BMC m.t.
40 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:56
83 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +9:53
------
Montanha: Pim Lighart (Ned) Lotto-Belisol
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale
Equipas: Movistar
------
Geral Paris-Nice
1 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale 32:04:49
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:14
3 Zdenek Stybar (Cze) Omega Pharma-Quick Step +0:26
4 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar +0:27
5 Jakob Fuglsang (Lux) Astana +0:29
6 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr +0:31
7 Cyril Gauthier (Fra) Europcar +0:35
8 Stefan Denifl (Aut) IAM Cycling m.t.
9 Peter Velits (Svk) BMC +0:39
10 Simon Spilak (Svk) Katusha m.t.
24 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +2:02
88 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +36:20


Resultados
Etapa 4 Tirreno-Adriatico
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 6:39:56
2 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:01
3 Daniel Moreno (Esp) Katusha +0:05
4 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo m.t.
5 Richie Porte (Aus) Sky m.t.
6 Michele Scarponi (Ita) Astana +0:08
7 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:10
8 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +0:11
9 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.
10 Giampaolo Caruso (Ita) Katusha +0:17
61 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +11:46
90 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +18:16
------
Montanha: Marco Canola (Ita) Bardiani-CSF
Pontos: Peter Sagan (Svk) Cannondale
Juventude: Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Tirreno-Adriatico
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 16:06:42
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:16
3 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:23
4 Richie Porte (Aus) Sky +0:34
5 Rigoberto Uran (Col) Omega Pharma-Quick Step +0:38
6 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +0:39
7 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +0:49
8 Moreno Moser (Ita) Cannondale +1:01
9 Mikel Nieve (Esp) Sky +1:02
10 Julian Arredondo (Col) Trek Factory Racing +1:03
57 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +12:37
86 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +19:51


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...