Avançar para o conteúdo principal

Triunfo ao sprint de Manuel Cardoso na Alentejana

No ano de regresso ao pelotão português, Manuel Cardoso conquistou a sua primeira vitória da temporada pela esquadra de Tavira, Banco BIC-Carmim, num poderoso sprint frente a Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive) e Erik Bystrem (Oster Hus-Ridley) na terceira etapa da Volta ao Alentejo, que continua a ser liderada pelo espanhol Carlos Barbero (Euskadi).
A mais longa jornada da Alentejana reservou ao pelotão de 136 corredores 205 km entre Redondo e Mértola. Com os primeiros lugares à geral suspensos por segundos, a batalha pelas bonificações nas metas volantes tornou impossível uma fuga nos primeiros quilómetros.

Reguengos de Monsaraz, Serpa e Mértola receberam a luta pelas bonificações. Na primeira meta volante pontuaram três portugueses do Top 10 geral, Daniel Mestre (Banco BIC-Carmim), César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte). Nas restantes, coube aos homens da fuga já formada pontuar em primeiro, Mateusz Komar (BDC Marcpol) e Victor De La Parte (Efapel-Glassdrive).

A escapada do dia apenas conseguiu formar-se após o pelotão superar a única dificuldade da jornada, uma 4ª cat. (km 60,7) onde o líder da montanha Byron Guama (Team Ecuador) coroou o alto, cimentando a liderança da camisola castanha. Nesse momento, um trio composto pelo polaco Mateusz Komar (BDC Marcpol), o espanhol Antonio Cabello (Team Ecuador) e o português Micael Isidoro (Louletano-Dunas Douradas) partiu rumo à aventura, juntando-se mais tarde a dupla espanhola Victor De La Parte (Efapel-Glassdrive) e Raúl Alarcón (Louletano-Dunas Douradas), que veio substituir o seu companheiro luso na frente da corrida.

O quarteto nunca teve liberdade para sonhar com uma vitória na meta, visto no pelotão a Euskadi do camisola amarela Carlos Barbero impor um ritmo bastante controlado na sua perseguição, hoje com a ajuda da lusitana Banco BIC-Carmim que procurava uma chegada ao sprint. Com 25 km ainda por pedalar, o mais resistente na frente Antonio Cabello foi alcançado.

A meta aguardava o pelotão após uma acentuada descida até ao cruzar da linha em Mértola e o sprint não se fez esperar. A toda a velocidade rumo à vitória, batendo a concorrência do conterrâneo Filipe Cardoso e o jovem norueguês Erik Bystrem, o melhor sprinter português da actualidade Manuel Cardoso (Banco BIC-Carmim) fez jus ao título e venceu de forma incontestável na linha de todas as decisões.

Depois de uma bela exibição no Dubai Tour, triunfar na Prova de Abertura com Daniel Mestre e conquistar a camisola da montanha na Volta ao Algarve com Valter Pereira, a equipa Banco BIC-Carmim demonstra que este ano está mais forte e decidida a lutar por cada meta, como o fez hoje com Manuel Cardoso«Os objectivos traçados para hoje foram cumpridos e só posso estar feliz. Os meus companheiros foram incansáveis, esta é uma vitória de todos».

Os momentos finais da jornada foram marcados por uma queda colectiva, na qual se viu envolvido o terceiro à geral Ryan Anderson (Team Optum), bem como o líder da Alentejana sofreu um furo. No entanto, em nada alterou a classificação tendo sucedido dentro dos últimos 3 km. Assim, as camisolas mantiveram-se intactas nos seus donos. O líder da amarela Carlos Barbero (Euskadi) comanda também nos pontos, Byron Guama (Team Ecuador) a montanha e Tanner Put (USA Cycling) a juventude.

A etapa de amanhã reserva ao pelotão 159,2 km de Odemira a Santiago do Cacém. À partida para a penúltima jornada da 32ª Volta ao Alentejo não estarão Marius Hafsas (Fixit.no), Eric Young (Optum), Kristians Dyrnes (Oster Hus-Ridley), Colin Joyce (USA Cycling) e o jovem português Vítor Rodrigues (Maia/Bicicletas Andrade).


Resultados Etapa 3
1 Manuel Cardoso (Por) Banco BIC-Carmim 5:08:43 [39,842 km/h]
2 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Erik Bystrem (Nor) Team Oster Hus-Ridley m.t.
4 Ryan Eastman (USA) USA Cycling m.t.
5 Vicente De Mateus (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
6 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
7 Oscar Landa (Nor) Team Oster Hus-Ridley m.t.
8 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
9 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
10 Tanner Put (Usa) USA Cycling m.t.
------
Montanha: Byron Guama (Ecu) Team Ecuador
Pontos: Carlos Barbero (Esp) Euskadi
Juventude: Tanner Put (USA) USA Cycling
Equipas: Euskadi
------
Geral
1 Carlos Barbero (Esp) Euskadi 14:03:08
2 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:06
3 Ryan Anderson (Can) Team Optum +0:09
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:10
5 Karel Hnik (Cze) Etixx +0:19
6 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +0:21
7 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +0:22
8 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador +0:23
9 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:25
10 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +0:25

Resultados completos em Classificações.net
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.