Avançar para o conteúdo principal

Triunfo ao sprint de Manuel Cardoso na Alentejana

No ano de regresso ao pelotão português, Manuel Cardoso conquistou a sua primeira vitória da temporada pela esquadra de Tavira, Banco BIC-Carmim, num poderoso sprint frente a Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive) e Erik Bystrem (Oster Hus-Ridley) na terceira etapa da Volta ao Alentejo, que continua a ser liderada pelo espanhol Carlos Barbero (Euskadi).
A mais longa jornada da Alentejana reservou ao pelotão de 136 corredores 205 km entre Redondo e Mértola. Com os primeiros lugares à geral suspensos por segundos, a batalha pelas bonificações nas metas volantes tornou impossível uma fuga nos primeiros quilómetros.

Reguengos de Monsaraz, Serpa e Mértola receberam a luta pelas bonificações. Na primeira meta volante pontuaram três portugueses do Top 10 geral, Daniel Mestre (Banco BIC-Carmim), César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte). Nas restantes, coube aos homens da fuga já formada pontuar em primeiro, Mateusz Komar (BDC Marcpol) e Victor De La Parte (Efapel-Glassdrive).

A escapada do dia apenas conseguiu formar-se após o pelotão superar a única dificuldade da jornada, uma 4ª cat. (km 60,7) onde o líder da montanha Byron Guama (Team Ecuador) coroou o alto, cimentando a liderança da camisola castanha. Nesse momento, um trio composto pelo polaco Mateusz Komar (BDC Marcpol), o espanhol Antonio Cabello (Team Ecuador) e o português Micael Isidoro (Louletano-Dunas Douradas) partiu rumo à aventura, juntando-se mais tarde a dupla espanhola Victor De La Parte (Efapel-Glassdrive) e Raúl Alarcón (Louletano-Dunas Douradas), que veio substituir o seu companheiro luso na frente da corrida.

O quarteto nunca teve liberdade para sonhar com uma vitória na meta, visto no pelotão a Euskadi do camisola amarela Carlos Barbero impor um ritmo bastante controlado na sua perseguição, hoje com a ajuda da lusitana Banco BIC-Carmim que procurava uma chegada ao sprint. Com 25 km ainda por pedalar, o mais resistente na frente Antonio Cabello foi alcançado.

A meta aguardava o pelotão após uma acentuada descida até ao cruzar da linha em Mértola e o sprint não se fez esperar. A toda a velocidade rumo à vitória, batendo a concorrência do conterrâneo Filipe Cardoso e o jovem norueguês Erik Bystrem, o melhor sprinter português da actualidade Manuel Cardoso (Banco BIC-Carmim) fez jus ao título e venceu de forma incontestável na linha de todas as decisões.

Depois de uma bela exibição no Dubai Tour, triunfar na Prova de Abertura com Daniel Mestre e conquistar a camisola da montanha na Volta ao Algarve com Valter Pereira, a equipa Banco BIC-Carmim demonstra que este ano está mais forte e decidida a lutar por cada meta, como o fez hoje com Manuel Cardoso«Os objectivos traçados para hoje foram cumpridos e só posso estar feliz. Os meus companheiros foram incansáveis, esta é uma vitória de todos».

Os momentos finais da jornada foram marcados por uma queda colectiva, na qual se viu envolvido o terceiro à geral Ryan Anderson (Team Optum), bem como o líder da Alentejana sofreu um furo. No entanto, em nada alterou a classificação tendo sucedido dentro dos últimos 3 km. Assim, as camisolas mantiveram-se intactas nos seus donos. O líder da amarela Carlos Barbero (Euskadi) comanda também nos pontos, Byron Guama (Team Ecuador) a montanha e Tanner Put (USA Cycling) a juventude.

A etapa de amanhã reserva ao pelotão 159,2 km de Odemira a Santiago do Cacém. À partida para a penúltima jornada da 32ª Volta ao Alentejo não estarão Marius Hafsas (Fixit.no), Eric Young (Optum), Kristians Dyrnes (Oster Hus-Ridley), Colin Joyce (USA Cycling) e o jovem português Vítor Rodrigues (Maia/Bicicletas Andrade).


Resultados Etapa 3
1 Manuel Cardoso (Por) Banco BIC-Carmim 5:08:43 [39,842 km/h]
2 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Erik Bystrem (Nor) Team Oster Hus-Ridley m.t.
4 Ryan Eastman (USA) USA Cycling m.t.
5 Vicente De Mateus (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
6 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
7 Oscar Landa (Nor) Team Oster Hus-Ridley m.t.
8 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
9 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
10 Tanner Put (Usa) USA Cycling m.t.
------
Montanha: Byron Guama (Ecu) Team Ecuador
Pontos: Carlos Barbero (Esp) Euskadi
Juventude: Tanner Put (USA) USA Cycling
Equipas: Euskadi
------
Geral
1 Carlos Barbero (Esp) Euskadi 14:03:08
2 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:06
3 Ryan Anderson (Can) Team Optum +0:09
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:10
5 Karel Hnik (Cze) Etixx +0:19
6 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +0:21
7 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +0:22
8 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador +0:23
9 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:25
10 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +0:25

Resultados completos em Classificações.net
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...