Avançar para o conteúdo principal

Etapa de Westra, Catalunya de Purito

O holandês Lieuwe Westra (Astana) venceu a última etapa da Volta a Catalunya. Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha) conquistou a 94ª edição, subindo pela segunda vez na sua carreira ao lugar mais alto do pódio da corrida catalã.

A sétima jornada de 120,7 km, com partida e chegada em Barcelona, viu a chuva levar ao encurtar da quilometragem, reduzindo em 600m a descida no circuito final de Montjuic, onde o pelotão iria dar 8 voltas.

O dia começou cedo para a fuga. Pouco depois do tiro de partida, um numeroso grupo de 13 aventureiros saiu do pelotão rumo às primeiras escaladas do dia. Nas 3ªs cats. de Castellbisbal (km 21,5) e Corbera (km 32,1), o líder da montanha Stef Clement (Belkin), integrante da fuga, coroou os altos garantindo a vitória da camisola.

Os 13 corredores persistiram na fuga entrando no circuito de Montjuic com cerca de 4 minutos de vantagem sobre um pelotão comandado pela Katusha de Joaquim Rodriguez, mais tarde com a ajuda da Omega Pharma-Quick Step. No entanto, a distância teimava em não baixar e à quarta passagem pela meta Lieuwe Westra (Astana) decidiu deixar para trás os quatro companheiros que ainda seguiam consigo na frente, não parando mais até ao cruzar final da linha em Barcelona, conquistando a última etapa com mais de 1 minuto sobre os companheiros de escapada Marcus Burghardt (BMC) e Thomas Voeckler (Europcar).

Na luta pela geral, os favoritos mantiveram-se juntos à espera da oportunidade de um derradeiro ataque à liderança de Rodriguez (Katusha). Contador (Tinkoff-Saxo) ainda tentou fazer a diferença, mas ‘Purito’ respondeu e defendeu até ao cruzar final da meta o primeiro lugar na Volta a Catalunya, deixando ‘El Pistolero’ no 2º lugar e Tejay Van Garderen (BMC) a fechar o pódio final da 94ª edição.

Quanto à dupla lusa presente pela Tinkoff-Saxo, o objectivo de ter Alberto Contador no pódio foi alcançado. Incansáveis na protecção ao seu líder, Sérgio Paulinho e Bruno Pires demonstraram a importância deste trabalho, juntamente com os companheiros da armada russa. Nas contas finais, Bruno Pires não terminou a sua segunda Volta a Catalunya, estando entre os 46 corredores a não terminar hoje o circuito de Montjuic. Sérgio Paulinho finalizou a sua sexta [salvo erro] aventura catalã em 79º lugar.

Pódio Volta a Catalunya (Foto Jon Herranz www.voltacatalunya.cat)


Resultados Etapa 7
1 Lieuwe Westra (Ned) Astana 2:36:14
2 Marcus Burghardt (Ger) BMC +1:22
3 Thomas Voeckler (Fra) Europcar +1:22
4 Maciej Paterski (Pol) CCC Polsat Polkowice +1:26
5 Yoann Bagot (Fra) Cofidis +1:36
6 Jan Polan (Slo) Lampre-Merida +2:07
7 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +2:07
8 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +2:07
9 Arnold Jeannesson (Fra) FDJ.fr +2:07
10 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha +2:07
33 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +2:15
DNF Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo
------
Montanha: Stef Clement (Ned) Belkin
Sprint: Michel Koch (Ger) Cannondale
Troféu Miquel Poblet: Michel Koch (Ger) Cannondale
Equipas: Garmin-Sharp
------
Geral Final
1 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha 29:41:34
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:04
3 Tejay Van Garderen (USA) BMC +0:07
4 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +0:10
5 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:10
6 Chris Froome (GBr) Sky +0:17
7 Andrew Talansky (USA) Garmin-Sharp +0:18
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +0:26
9 Warren Barguil (Fra) Giant-Shimano +0:42
10 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +0:48
79 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +36:56

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.