Avançar para o conteúdo principal

Fuga de sucesso de Stef Clement na Catalunya

À penúltima etapa da Volta a Catalunha a fuga teve o êxito desejado com a vitória na meta a pertencer ao holandês Stef Clement (Belkin), o actual rei da montanha. A liderança permaneceu tranquila em Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha).

Stef Clement (Foto @BiciGoga)

A um dia do fim, na Catalunha viveu-se a sexta etapa de 172 km, entre El Vendrell e Vilanova i la Geltru, num terreno com algumas subidas embora não pontuáveis. Às primeiras pedaladas nove corredores saíram para a fuga do dia composta por Pieter Serry (Omega Pharma-Quick Step), Stef Clement (Belkin), Damien Howson (Orica-GreenEdge), Pierre Rolland (Europcar), Jens Voigt (Trek), Antonio Piedra (Caja Rural-Seguros RGA), Marek Rutkiewitz (CCC Polsat Polkowice), Rudy Molard (Cofidis) e Nico Sijmens (Wanty-Groupe Gobert).

Num dia marcado pelo muito vento que se fez sentir, a perseguição no pelotão tornou-se mais dura, deixando a fuga ganhar uma vantagem de 4 minutos à passagem pela única montanha pontuável, a 3ª cat. de Alt de Font-Rubí (km 113,4) localizada a 58 km da meta. Várias equipas estiveram no comando do grande grupo, sem no entanto conseguir derreter a distância no asfalto.

Nos últimos quilómetros os ataques sucederam-se entre os nove na frente e a diferença foi feita a 1000 metros da meta por Stef Clement (Belkin), deixando os companheiros de fuga a escassos 3 segundos, suficiente para chegar à vitória na etapa. O francês Rudy Molard (Cofidis) e o belga Pieter Serry (Omega Pharma-Quick Step) fecharam o pódio da jornada.

O pelotão chegou 55 segundos depois com o líder Joaquim Rodriguez (Katusha) e os restantes favoritos à geral, bem como a dupla lusa da armada Tinkoff-Saxo, Sérgio Paulinho e Bruno Pires, que partem para a derradeira etapa de 120,7 km, em Barcelona, em 115º e 127º respectivamente.


Resultados Etapa 6
1 Stef Clement (Ned) Belkin 3:58:44
2 Rudy Molard (Fra) Cofidis +0:03
3 Pieter Serry (Bel) Omega Pharma-Quick Step +0:03
4 Jens Voigt (Ger) Trek Factory Racing +0:03
5 Marek Rutkiewicz (Pol) CCC Polsat Polkowice +0:03
6 Antonio Piedra (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +0:03
7 Pierre Rolland (Fra) Europcar +0:03
8 Damien Howson (Aus) Orica-GreenEdge +0:03
9 Nico Sijmens (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:09
10 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto Belisol +0:55
46 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +0:55
110 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:55
------
Montanha: Stef Clement (Ned) Belkin
Sprint: Michel Koch (Ger) Cannondale
Troféu Miquel Poblet: Michel Koch (Ger) Cannondale
Equipas: Garmin-Sharp
------
C. Geral
1 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha 27:03:13
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:04
3 Tejay Van Garderen (USA) BMC +0:07
4 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +0:10
5 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:10
6 Chris Froome (GBr) Sky +0:17
7 Andrew Talansky (USA) Garmin-Sharp +0:18
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +0:26
9 Warren Barguil (Fra) Giant-Shimano +0:42
10 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +0:48
115 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +36:48
127 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +41:06

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.