Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 11/03: Paris-Nice

À terceira foi de vez! Após dois segundos lugares, John Degenkolb (Giant-Shimano) sprintou hoje para a vitória da etapa e subida à liderança da Paris-Nice.
 
John Degenkolb (Foto © P.Perreve)

A terceira jornada da corrida do sol reservou ao pelotão 180 km entre Toucy e o Circuit de Nevers Magny-Cours. À imagem do dia anterior, nem 5 km tinham sido pedalados e uma fuga tomava conta da frente da corrida, composta por Perrig Quemeneur (Europcar), Julien Fouchard (Cofidis) e Romain Feillu (Bretagne).

O trio francês superou a única dificuldade do dia, a 3ª categoria de Côte de la Chapelle Saint-André (km 74) e durou até bem perto do desfecho, com Quemeneur (Europcar) a lutar já dentro do circuito final, a 4,5 km da linha de todas as decisões, contra um pelotão feroz a toda a velocidade no seu encalço.

Com 2 km para a meta, a aventura terminou com a Giant-Shimano a acelerar pedal a fundo no comando do pelotão em pleno circuito automobilístico, onde tantas vezes o alemão Michael Schumacher brilhou no GP de Fórmula 1. Hoje, o compatriota John Degenkolb escreveu de forma vitoriosa o final da jornada, após o trabalho perfeito da sua equipa, superando Nacer Bouhanni (FDJ) e Moreno Hofland (Belkin).

Nas pedaladas lusas, os três heróis André Cardoso (Garmin-Sharp), Rui Costa e Nelson Oliveira (Lampre-Merida) cruzaram a meta com o mesmo tempo do vencedor, ocupando na geral o 19º, o 35º e o 64º lugar respectivamente.

Para amanhã, a quarta etapa da Paris-Nice contará com um percurso de 201,5 km entre Nevers e Belleville. Além da competição em França, o dia de amanhã traz o início da prova italiana Tirreno-Adriatico, com um contra-relógio por equipas de 18,5 km entre Donoratico e San Vincenzo, onde os portugueses estarão atentos às pedaladas de Tiago Machado (NetApp-Endura) e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo).



Resultados
Etapa 3 Paris-Nice
1 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano 4:27:26
2 Matthew Goss (Aus) Orica-GreenEdge m.t.
3 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar m.t.
4 Borut Bozic (Slo) Astana m.t.
5 Tom Boonen (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
6 Alexander Kristoff (Nor) Katusha m.t.
7 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr m.t.
8 Thor Hushovd (Nor) BMC m.t.
9 Gert Steegmans (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
10 Moreno Hofland (Ned) Belkin m.t.
23 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp m.t.
64 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
77 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida m.t.
------
Montanha: Christophe Laborie (Fra) Bretagne-Séché Environnement
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Equipas: Katusha
------
Geral Paris-Nice
1 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano 13:14:01
2 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr +0:08
3 Moreno Hofland (Ned) Belkin +0:12
4 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar +0:18
5 Geraint Thomas (GBr) Sky +0:21
6 Bryan Coquard (Fra) Europcar +0:22
7 Alexander Kristoff (Nor) Katusha m.t.
8 Nikolay Trusov (Rus) Tinkoff-Saxo m.t.
9 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
10 Marco Marcato (Ita) Cannondale m.t.
19 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:29
35 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
64 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +0:40

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.