Avançar para o conteúdo principal

Ciclismo na serenidade Alentejana

Alentejo de tranquilidade e calmaria atravessado em 895,3 km pelo espectáculo do ciclismo. Assim será de 26 a 30 de Março na 32ª edição da Volta ao Alentejo Liberty Seguros… 18 equipas irão partir de Castelo de Vide, Sousel, Redondo, Odemira e Alcácer do Sal em 5 etapas para chegarem à vitória nas metas em Marvão, Montemor-o-Novo, Mértola, Santiago do Cacém e Évora, palco da consagração do grande vencedor em 2014.


No cenário idílico do verde das planícies, os pedais vão fazer tremer a serenidade alentejana, chamar os olhares curiosos para a colorida serpente composta por mais de uma centena de corredores em busca da sonhada camisola amarela.

A seguir ao cortar da fita será um pedalar a todo o gás de roladores incansáveis, sprinters impetuosos e trepadores destemidos nas rectas de asfalto a perder de vista, uma ou outra curva mais sinuosa, sprints intermédios à espreita pela luta de pontos ou prémios de montanha esperando o rei trepador.

No final o olhar prender-se-á com a meta, alvo de cobiça para quem chega tranquilamente em solitário ou num pelotão em fúria. Este ano apenas Daniel Silva e António Carvalho poderão repetir o feito vitorioso alcançado na anterior edição, já que os restantes vencedores de etapas - Jasper Stuyven, Thomas Zirbel e Ken Hanson - não estarão presentes.

E quanto ao pódio, em 2014 será totalmente renovado. Sem a presença de Jasper Stuyven, Chad Haga e Alex Marque, trio que compôs os primeiros lugares, o dorsal nº1 será envergado por Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa).

Relembremos como tudo aconteceu em 2013...


Lista de inscritos em Classificações.net
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.