Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 17/03: Tirreno-Adriatico

O britânico Mark Cavendish (Omega Pharma-Quick Step) venceu hoje a sexta etapa da Tirreno-Adriatico, que ligou Bucchianico a Porto Sant’Elpidio. Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) manteve tranquilamente a liderança de La corsa dei due mari, tendo apenas mais uma etapa por superar.

Praticamente desde o início dos 187 km da penúltima jornada, uma fuga tomou o comando da corrida formada por Peter Kennaugh (Sky), Jack Bauer (Garmin), Steve Morabito (BMC) e Cesare Benedetti (NetApp). O quarteto coroou os dois prémios de montanha, em Chieti (km 6,8) e Sant’Elpidio Amare (km 147,9), mas foi perdendo força até ser totalmente alcançado nos 10 km finais.

Philippe Gilbert (BMC) ainda tentou a sorte nos últimos quilómetros, mas o pelotão procurava um sprint na meta e assim sucedeu. Com 3 km por pedalar, os comboios dos sprinters formaram-se, a velocidade impôs-se, uma queda surgiu, os comboios dispersaram mantendo-se apenas o da Omega para Mark Cavendish vencer sem luta na linha de todas as decisões, terminando em segundo o companheiro de equipa Alessandro Petacchi e em terceiro Peter Sagan (Cannondale).

Manxman soma assim o segundo triunfo individual da temporada, após ter ganho a quinta etapa da Volta ao Algarve, não esquecendo a vitória da primeira etapa na Tirreno-Adriatico, em contra-relógio por equipas, onde terminou no pódio vestindo a maglia azzurra.

Os portugueses terminaram o dia a cruzar juntos a meta, a 2m11s do vencedor, partindo para a derradeira jornada, o contra-relógio individual de 9,1 km em San Benedetto Del Tronto, em 49º Tiago Machado (NetApp) e 71º Sérgio Paulinho (Tinkoff).
Resultados
Etapa 6 Tirreno-Adriatico
1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick Step 4:16:15
2 Alessandro Petacchi (Ita) Omega Pharma-Quick Step m.t.
3 Peter Sagan (Svk) Cannondale m.t.
4 Arnaud Demare (Fra) FDJ.fr m.t.
5 Tony Hurel (Fra) Europcar m.t.
6 Robert Wagner (Ger) Belkin m.t.
7 Kristian Sbaragli (Ita) MTN-Qhubeka m.t.
8 Bartosz Huzarski (Pol) NetApp-Endura m.t.
9 Mark Renshaw (Aus) Omega Pharma-Quick Step m.t.
10 Davide Appollonio (Ita) AG2R La Mondiale m.t.
126 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +2:11
127 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +2:11
------
Montanha: Marco Canola (Ita) Bardiani-CSF
Pontos: Peter Sagan (Svk) Cannondale
Juventude: Nairo Quintana (Col) Movistar
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Tirreno-Adriatico
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 25:17:51
2 Nairo Quintana (Col) Movistar +2:08
3 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +2:15
4 Julian Arredondo (Col) Trek Factory Racing +2:39
5 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +2:40
6 Mikel Nieve (Esp) Sky +2:50
7 Daniel Moreno (Esp) Katusha +2:51
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +2:56
9 Giampaolo Caruso (Ita) Katusha +2:58
10  Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +3:06
49 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +24:50
71 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +32:11



(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...