Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 17/03: Tirreno-Adriatico

O britânico Mark Cavendish (Omega Pharma-Quick Step) venceu hoje a sexta etapa da Tirreno-Adriatico, que ligou Bucchianico a Porto Sant’Elpidio. Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) manteve tranquilamente a liderança de La corsa dei due mari, tendo apenas mais uma etapa por superar.

Praticamente desde o início dos 187 km da penúltima jornada, uma fuga tomou o comando da corrida formada por Peter Kennaugh (Sky), Jack Bauer (Garmin), Steve Morabito (BMC) e Cesare Benedetti (NetApp). O quarteto coroou os dois prémios de montanha, em Chieti (km 6,8) e Sant’Elpidio Amare (km 147,9), mas foi perdendo força até ser totalmente alcançado nos 10 km finais.

Philippe Gilbert (BMC) ainda tentou a sorte nos últimos quilómetros, mas o pelotão procurava um sprint na meta e assim sucedeu. Com 3 km por pedalar, os comboios dos sprinters formaram-se, a velocidade impôs-se, uma queda surgiu, os comboios dispersaram mantendo-se apenas o da Omega para Mark Cavendish vencer sem luta na linha de todas as decisões, terminando em segundo o companheiro de equipa Alessandro Petacchi e em terceiro Peter Sagan (Cannondale).

Manxman soma assim o segundo triunfo individual da temporada, após ter ganho a quinta etapa da Volta ao Algarve, não esquecendo a vitória da primeira etapa na Tirreno-Adriatico, em contra-relógio por equipas, onde terminou no pódio vestindo a maglia azzurra.

Os portugueses terminaram o dia a cruzar juntos a meta, a 2m11s do vencedor, partindo para a derradeira jornada, o contra-relógio individual de 9,1 km em San Benedetto Del Tronto, em 49º Tiago Machado (NetApp) e 71º Sérgio Paulinho (Tinkoff).
Resultados
Etapa 6 Tirreno-Adriatico
1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick Step 4:16:15
2 Alessandro Petacchi (Ita) Omega Pharma-Quick Step m.t.
3 Peter Sagan (Svk) Cannondale m.t.
4 Arnaud Demare (Fra) FDJ.fr m.t.
5 Tony Hurel (Fra) Europcar m.t.
6 Robert Wagner (Ger) Belkin m.t.
7 Kristian Sbaragli (Ita) MTN-Qhubeka m.t.
8 Bartosz Huzarski (Pol) NetApp-Endura m.t.
9 Mark Renshaw (Aus) Omega Pharma-Quick Step m.t.
10 Davide Appollonio (Ita) AG2R La Mondiale m.t.
126 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +2:11
127 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +2:11
------
Montanha: Marco Canola (Ita) Bardiani-CSF
Pontos: Peter Sagan (Svk) Cannondale
Juventude: Nairo Quintana (Col) Movistar
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Tirreno-Adriatico
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 25:17:51
2 Nairo Quintana (Col) Movistar +2:08
3 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +2:15
4 Julian Arredondo (Col) Trek Factory Racing +2:39
5 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +2:40
6 Mikel Nieve (Esp) Sky +2:50
7 Daniel Moreno (Esp) Katusha +2:51
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +2:56
9 Giampaolo Caruso (Ita) Katusha +2:58
10  Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +3:06
49 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +24:50
71 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +32:11



(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.