Avançar para o conteúdo principal

Brilho equatoriano de Byron Guama na Alentejana

Sabor equatoriano na primeira meta da 32ª Volta ao Alentejo com a vitória de Byron Guama (Team Ecuador), que brilhou no Marvão diante dos lusos César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte).

Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo

A bela Alentejana recebeu em Castelo de Vide um pelotão de 142 corredores de 18 equipas, 10 das quais lusitanas, na primeira etapa de 167 km. Logo após o tiro de partida, quatro sonhadores começaram a escrever a fuga do dia. Pelos pedais de Jose Ragonessi (Ecuador), Eric Young (Optum), August Jensen (Oster Hus-Ridley) e Even Rege (Fixit.no) viveu-se o sonho de uma escapada de êxito, que terminaria a 25 km da meta.

Pelo caminho, as terras de Crato, Monforte e Degolados receberam a luta dos fugitivos pelas metas volantes, todas conquistadas pelo americano Eric Young, o segundo a abdicar da aventura após o norueguês Even Rege ter furado e dito adeus à frente da corrida.

Contudo, o duo que permaneceu na dianteira, o equatoriano Jose Ragonessi e o norueguês August Jensen, não chegou sequer a iniciar a primeira dificuldade do dia na frente, muito por culpa do trabalho de outra dupla… os portugueses Mário Costa e Hélder Oliveira (OFM-Quinta da Lixa) assumiram o pelotão, marcaram o ritmo no seu comando, sendo implacáveis na perseguição e consequente fim do sonho da fuga.

Na chegada à dita dificuldade, a 3ª cat. de Monte Paleiros (km 154,6), Raúl Alarcón (Louletano-Dunas Douradas) atacou para coroar o alto. Depois, restou ao pelotão rolar os quilómetros finais e acreditar na força dos pedais pela conquista da meta.

Byron Guama (Team Ecuador), de 28 anos, acreditou e triunfou no Marvão: «A etapa foi muito difícil e a última parte com subida complicada, onde vinha muita gente a tentar posicionar os seus corredores na frente. Mas senti-me muito bem e à falta de 300m para a meta lancei-me e graças a Deus e aos meus companheiros, que fizeram um bom trabalho, conseguimos ganhar esta etapa. Preparámo-nos muito bem e esperamos poder manter esta camisola, lutaremos ao máximo».

Byron Guama parte para a segunda jornada de 192,7 km, entre Sousel e Montemor-o-Novo, a liderar na geral, na montanha e nos pontos, somando também a Team Ecuador a liderança da juventude com o seu corredor espanhol Jaime Roson.

Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo

Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo


Resultados Etapa 1
1 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador 4:18:25 [38,775 km/h]
2 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
3 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
4 Carlos Barbero (Esp) Euskadi m.t.
5 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
6 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +0:03
7 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas +0:05
8 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive +0:06
9 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:06
10 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:06
------
Montanha: Byron Guama (Ecu) Team Ecuador
Pontos: Byron Guama (Ecu) Team Ecuador
Juventude: Jaime Roson (Esp) Team Ecuador
Equipas: OFM-Quinta da Lixa
------
Geral
1 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador 4:18:15
2 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +0:04
3 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:06
4 Carlos Barbero (Esp) Euskadi +0:10
5 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:10
6 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +0:13
7 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas +0:15
8 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive +0:16
9 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:16
10 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:16

Resultados completos em Classificações.net
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...