Avançar para o conteúdo principal

Tiago Machado no pódio do Critérium International

(Foto web NetApp-Endura)
Tiago Machado (NetApp-Endura) protagonizou hoje um final de etapa extraordinário, cruzando a meta em 3º e finalizando o Critérium International no 3º lugar do pódio, precedido pelo vencedor da etapa Mathias Frank (IAM) e por Jean-Christophe Peraud (AG2R), segundo na meta e vencedor da camisola amarela.

O desenlace da 83ª edição do Critérium International viveu-se ao longo de 176 km entre Porto-Vecchio e Col de l’Ospedale. A jornada contou com um quinteto em fuga composto por Julien Fouchard (Cofidis), Angelo Tulik (Europcar), Flavien Dassonville (BigMat), Yoann Paillot (La Pomme Marseille) e Leonardo Duque (Colombia), tendo o colombiano coroado as três primeiras montanhas do dia em Côte de Roccapina (km 56,5), Côte d’Orasi (km 67) e Côte de Viggianello (km 93,5).

Com menos de 90 km por pedalar, o pelotão alcançou a fuga e coroou as montanhas seguintes em Col de Sainte-Lucie-De-Tallano (km 116) e Col de Bacinu (km 135). Restava a escalada final de 14 km até à meta.

A linha de todas as decisões esperava pelo vencedor no Col de l'Ospedale. Aos primeiros quilómetros da subida alguns ataques foram tentados, mas o ritmo imposto pela Trek seguida da AG2R não deixou margem para o êxito e o grupo foi reduzindo substancialmente.

Nos derradeiros 5 km, Tom Dumoulin (Giant) perdeu a liderança da camisola amarela, não conseguindo manter-se entre os 7 corredores que seguiam na frente. O mais atacante, Frank Schleck (Trek), tentou corresponder ao trabalho feito pela sua equipa, obtendo sempre resposta de Jean-Christophe Peraud (AG2R), Mathias Frank (IAM) e Rafal Majka (Tinkoff).

O quarteto ganhou alguma vantagem e enquanto serpenteava os 2 km finais da subida, entre ataques e contra-ataques, uma dupla recuperava terreno. Donos de uma hábil escalada, Tiago Machado (NetApp) e Eduardo Sepulveda (Bretagne) conseguiram alcançar o quarteto, com o português a não baixar o ritmo até ao risco final.

Na meta, Mathias Frank (IAM) agarrou a vitória da etapa e Jean-Christophe Peraud (AG2R) a camisola amarela ao terminar em segundo. A tão-somente 2 segundos, Tiago Machado (NetApp) finalizou em terceiro na etapa e na geral, repetindo o pódio alcançado em 2010: «Apesar de conhecer bem o percurso pelo meu 3º lugar em 2010 e 5º em 2011, o final não foi fácil. Tive de sofrer, mas é assim a vida de ciclista. Sinceramente surpreendeu-me alcançar os corredores na frente e ainda pensei lutar pela etapa, mas eles atacaram novamente muito cedo e tentei tirar o melhor proveito disso focando-me no pódio. Quis recompensar a minha equipa, que fez um grande trabalho apoiando-me durante o fim-de-semana».

A somar à presença de Tiago Machado, Portugal contou ainda com mais quatro lusos em prova, destacando-se o 14º lugar de André Cardoso (Garmin) na geral, seguido em 47º por José Gonçalves (La Pomme Marseille) e em 57º José Mendes (NetApp). Apenas Fábio Silvestre (Trek) não terminou a etapa.

(Foto © ASO/P.Perreve www.letour.fr)


Resultados Etapa 3
1 Mathias Frank (Sui) IAM Cycling 4:43:59
2 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
3 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:02
4 Frank Schleck (Lux) Trek Factory Racing +0:03
5 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +0:03
6 Eduardo Sepulveda (Arg) Bretagne-Séché Environnement +0:13
7 Alexis Vuillermoz (Fra) AG2R La Mondiale +0:20
8 Fabio Duarte (Col) Colombia +0:36
9 Remy Di Gregorio (Fra) La Pomme Marseille13 +0:36
10 Julien Simon (Fra) Cofidis +0:36
11 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:36
47 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille 13 +12:42
57 José Mendes (Por) NetApp-Endura +20:42
DNF Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing
------
Montanha: Leonardo Duque (Col)
Pontos: Mathias Frank (Sui) IAM Cycling
Juventude: Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo
Equipas: IAM Cycling
------
Geral Final
1 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale 7:00:12
2 Mathias Frank (Sui) IAM Cycling +0:01
3 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:19
4 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +0:25
5 Eduardo Sepulveda (Arg) Bretagne-Séché Environnement +0:26
6 Frank Schleck (Lux) Trek Factory Racing +0:28
7 Julien Simon (Fra) Cofidis +0:47
8 Alexis Vuillermoz (Fra) AG2R La Mondiale +0:48
9 Bob Jungels (Lux) Trek Factory Racing +0:57
10 Fabio Duarte (Col) Colombia +1:07
14 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +1:38
47 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +13:13
57 José Mendes (Por) NetApp-Endura +21:12

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Daniel Lima assina pela Israel Cycling Academy

Daniel Lima é o terceiro ciclista da equipa júnior Bairrada a internacionalizar-se em 2023. O Cycling & Thoughts confirmou com o jovem ciclista de 18 anos a sua contratação por duas épocas com a equipa continental Israel Cycling Academy , satélite da Israel-Premier Tech onde corre o britânico Chris Froome, vencedor de quatro Voltas a França, duas Voltas a Espanha e uma Volta a Itália, e que tem na estrutura dois portugueses, o nutricionista Gabriel Martins e o soigneur Pedro Claudino.   Daniel Lima nos Campeonatos Nacionais de Juniores 2022 (foto: Helena Dias) Depois de oficializada a contratação do campeão nacional António Morgado e de Gonçalo Tavares pela norte-americana Hagens Berman Axeon, é chegada a vez de Daniel Lima , também de 18 anos, rumar ao pelotão internacional pela mão da Israel Cycling Academy , equipa que já marcou presença nas mais importantes provas lusas, como a Volta a Portugal e o Troféu Joaquim Agostinho, e que distribui o seu calendário por corridas ma...