Avançar para o conteúdo principal

Adrien Petit conquista La Tropicale Amissa Bongo

O francês Adrien Petit (Direct Energie) conquistou a 11ª edição La Tropicale Amissa Bongo (2.1), no Gabão. Yauheni Hutarovich (Fortuneo-Vital Concept) triunfou na etapa final.

A sétima etapa percorreu 132 km entre Cap Esterias e Libreville, com final em circuito de sete voltas. A fuga da última jornada foi protagonizada pelo brasileiro Magno Prado (Funvic Soul Cycles-Carrefour), uma escapada solitária anulada pela perseguição do pelotão encabeçado pela Skydive Dubai-Al Ahli Club. A equipa do Emirados Árabes Unidos procurava conquistar a geral com Andrea Palini, que partiu para este derradeiro dia a 12s do líder Adrien Petit (Direct Energie). O objectivo passava por agarrar as bonificações nos sprints intermédios e o italiano Palini assim o fez no primeiro, mas no segundo o francês Petit levou a melhor.

À medida que a jornada se aproximou do final, as sete voltas ao circuito em Libreville pedalaram-se a alta velocidade com o sprint pela meta final à vista. A vitória procurada ao longo dos dias pela equipa francesa Fortuneo-Vital Concept por fim chegou pelos pedais do bielorusso Yauheni Hutarovich, de 32 anos, mais forte no sprint frente a Andrea Palini e Armindo Fonseca (Fortuneo-Vital Concept). Petit foi quinto no sprint.

Na sua terceira participação em La Tropicale Amissa Bongo, Adrien Petit alcançou a glória de três vitórias em etapas e a desejada geral individual. Estas vitórias fizeram-no relembrar o primeiro triunfo alcançado em 2013, na 4ª etapa: “É sempre um prazer ganhar no Gabão mesmo sendo cada vez mais difícil, porque o nível do ciclismo africano sobe de nível a cada ano. Lembro-me particularmente, porque foi a primeira da minha carreira e é por essa mesma razão que estou muito ligado ao Gabão. Mas em três anos, dei-me conta que é cada vez mais complicado ganhar, os corredores africanos tornaram-se adversários formidáveis. É por essa razão que estou particularmente feliz destes três sucessos e principalmente da vitória final.”

A camisola amarela da 18ª edição La Tropicale Amissa Bongo ficou nas mãos de Adrien Petit (Direct Energie), terminando em terceiro da geral Anthony Delaplace (Fortuneo-Vital Concept). Andrea Palini (Skydive Dubai-Al Ahli Club) finalizou segundo da geral a 6s, levando para casa a camisola dos pontos. Patrick Byukusenge (Rwanda) triunfou na montanha e Abderrahmane Bechlaghem (Algeria) na juventude.

Nas demais classificações, a camisola das bolinhas ficou nas mãos do também melhor corredor africano Tesfom Okubamariam (Eritrea), a combatividade para Jean-Bosco Nsengimana (Stradalli-Bike Aid), melhor ciclista do Gabão Glenn Morvan Moulengui (Gabon), melhor equipa Direct Energie e melhor equipa africana a Eritrea. Destaque ainda para o luso-descendente Armindo Fonseca (Fortuneo-Vital Concept), quinto na geral final.

Adrien Petit conquista La Tropicale Amissa Bongo
(foto www.tropicaleamissabongo.com)
Andrea Palini 2º da geral e vencedor da camisola dos pontos
(foto www.tropicaleamissabongo.com)
Petit, Palini e Delaplace, pódio da geral
(foto www.tropicaleamissabongo.com)

Resultados Et7
1 Yauheni Hutarovich (Blr) Fortuneo-Vital Concept 2:57:16
2 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club m.t.
3 Armindo Fonseca (Fra) Fortuneo-Vital Concept m.t.
4 Francisco Chamorro (Arg) Funvic Soul Cycles-Carrefour m.t.
5 Adrien Petit (Fra) Direct Energie m.t.
6 Meron Teshome (Eri) Stradalli-Bike Aid m.t.
7 Jean-Claude Uwizeye (Rwa) Rwanda m.t.
8 Tesfom Okubamariam (Eri) Eritrea m.t.
9 Soufiane Haddi (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club m.t.
10 Benoît Jarrier (Fra) Fortuneo-Vital Concept m.t.

CG Final
1 Adrien Petit (Fra) Direct Energie 18:11:50
2 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club +6”
3 Anthony Delaplace (Fra) Fortuneo-Vital Concept +18”
4 Tesfom Okubamariam (Eri) Eritrea +25”
5 Armindo Fonseca (Fra) Fortuneo-Vital Concept +35”
6 Adil Jelloul (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +36”
7 Benoît Jarrier (Fra) Fortuneo-Vital Concept +38”
8 Bryan Nauleau (Fra) Direct Energie +38”
9 Soufiane Haddi (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +47”
10 Elias Afewerki (Eri) Eritrea +47”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.