Avançar para o conteúdo principal

Adrien Petit conquista La Tropicale Amissa Bongo

O francês Adrien Petit (Direct Energie) conquistou a 11ª edição La Tropicale Amissa Bongo (2.1), no Gabão. Yauheni Hutarovich (Fortuneo-Vital Concept) triunfou na etapa final.

A sétima etapa percorreu 132 km entre Cap Esterias e Libreville, com final em circuito de sete voltas. A fuga da última jornada foi protagonizada pelo brasileiro Magno Prado (Funvic Soul Cycles-Carrefour), uma escapada solitária anulada pela perseguição do pelotão encabeçado pela Skydive Dubai-Al Ahli Club. A equipa do Emirados Árabes Unidos procurava conquistar a geral com Andrea Palini, que partiu para este derradeiro dia a 12s do líder Adrien Petit (Direct Energie). O objectivo passava por agarrar as bonificações nos sprints intermédios e o italiano Palini assim o fez no primeiro, mas no segundo o francês Petit levou a melhor.

À medida que a jornada se aproximou do final, as sete voltas ao circuito em Libreville pedalaram-se a alta velocidade com o sprint pela meta final à vista. A vitória procurada ao longo dos dias pela equipa francesa Fortuneo-Vital Concept por fim chegou pelos pedais do bielorusso Yauheni Hutarovich, de 32 anos, mais forte no sprint frente a Andrea Palini e Armindo Fonseca (Fortuneo-Vital Concept). Petit foi quinto no sprint.

Na sua terceira participação em La Tropicale Amissa Bongo, Adrien Petit alcançou a glória de três vitórias em etapas e a desejada geral individual. Estas vitórias fizeram-no relembrar o primeiro triunfo alcançado em 2013, na 4ª etapa: “É sempre um prazer ganhar no Gabão mesmo sendo cada vez mais difícil, porque o nível do ciclismo africano sobe de nível a cada ano. Lembro-me particularmente, porque foi a primeira da minha carreira e é por essa mesma razão que estou muito ligado ao Gabão. Mas em três anos, dei-me conta que é cada vez mais complicado ganhar, os corredores africanos tornaram-se adversários formidáveis. É por essa razão que estou particularmente feliz destes três sucessos e principalmente da vitória final.”

A camisola amarela da 18ª edição La Tropicale Amissa Bongo ficou nas mãos de Adrien Petit (Direct Energie), terminando em terceiro da geral Anthony Delaplace (Fortuneo-Vital Concept). Andrea Palini (Skydive Dubai-Al Ahli Club) finalizou segundo da geral a 6s, levando para casa a camisola dos pontos. Patrick Byukusenge (Rwanda) triunfou na montanha e Abderrahmane Bechlaghem (Algeria) na juventude.

Nas demais classificações, a camisola das bolinhas ficou nas mãos do também melhor corredor africano Tesfom Okubamariam (Eritrea), a combatividade para Jean-Bosco Nsengimana (Stradalli-Bike Aid), melhor ciclista do Gabão Glenn Morvan Moulengui (Gabon), melhor equipa Direct Energie e melhor equipa africana a Eritrea. Destaque ainda para o luso-descendente Armindo Fonseca (Fortuneo-Vital Concept), quinto na geral final.

Adrien Petit conquista La Tropicale Amissa Bongo
(foto www.tropicaleamissabongo.com)
Andrea Palini 2º da geral e vencedor da camisola dos pontos
(foto www.tropicaleamissabongo.com)
Petit, Palini e Delaplace, pódio da geral
(foto www.tropicaleamissabongo.com)

Resultados Et7
1 Yauheni Hutarovich (Blr) Fortuneo-Vital Concept 2:57:16
2 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club m.t.
3 Armindo Fonseca (Fra) Fortuneo-Vital Concept m.t.
4 Francisco Chamorro (Arg) Funvic Soul Cycles-Carrefour m.t.
5 Adrien Petit (Fra) Direct Energie m.t.
6 Meron Teshome (Eri) Stradalli-Bike Aid m.t.
7 Jean-Claude Uwizeye (Rwa) Rwanda m.t.
8 Tesfom Okubamariam (Eri) Eritrea m.t.
9 Soufiane Haddi (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club m.t.
10 Benoît Jarrier (Fra) Fortuneo-Vital Concept m.t.

CG Final
1 Adrien Petit (Fra) Direct Energie 18:11:50
2 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club +6”
3 Anthony Delaplace (Fra) Fortuneo-Vital Concept +18”
4 Tesfom Okubamariam (Eri) Eritrea +25”
5 Armindo Fonseca (Fra) Fortuneo-Vital Concept +35”
6 Adil Jelloul (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +36”
7 Benoît Jarrier (Fra) Fortuneo-Vital Concept +38”
8 Bryan Nauleau (Fra) Direct Energie +38”
9 Soufiane Haddi (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +47”
10 Elias Afewerki (Eri) Eritrea +47”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...