Avançar para o conteúdo principal

TJAgostinho: Yannis Yssaad triunfa ao sprint, Andreas Vangstad mantém amarela

O francês Yannis Yssaad (Armée de Terre), de 24 anos, venceu ao sprint a primeira etapa do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. A camisola amarela ficou guardada no corpo do norueguês Andreas Vangstad (Team Sparebanker Sor).



Yannis Yssaad triunfa ao sprint em Arruda dos Vinhos (© Helena Dias)

Pódio da 1ª etapa: Pablo Guerrero, David Ribeiro, Yannis Yssaad, Oscar Rodríguez e Andreas Vangstad (© Helena Dias)

Esta vitória em Portugal aumenta o número de triunfos já alcançados por Yannis Yssaad esta temporada, vencedor da prova francesa Paris-Troyes, da sexta etapa da competição irlandesa An Post Rás e da segunda etapa de Ronde de l’Oise.

Ao Cycling & Thoughts, Yannis Yssaad disse: “Era uma jornada que esperávamos terminar ao sprint e joguei a minha cartada a 100%. Foi uma longa jornada com uma subida a cerca de 20 km da chegada, mas os meus companheiros apoiaram-me e, no final, cheguei em condições de disputar o sprint. O objectivo era vencer esta etapa, os próximos dias serão mais duros.”

A primeira etapa ligou São Mamede da Ventosa a Arruda dos Vinhos em 140 km, com dois prémios de 3ª categoria ao km 59,3 na Serra da Vila e ao km 114. Depois de algumas tentativas de fuga, um trio tomou a frente da corrida com 20 km pedalados. O jovem luso David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) teve como companhia os espanhóis Adrián González (Euskadi-Murias) e Pablo Guerrero (RP-Boavista).

A Team Sparebanker Sor, do camisola amarela norueguês Andreas Vangstad, controlou a jornada na frente do pelotão, deixando a fuga alcançar um máximo de 4 minutos e 30 segundos.

Com o desfecho a aproximar-se, os fugitivos viram a vantagem reduzir drasticamente para menos de 1 minuto à falta de 30 km para a meta. Pablo Guerrero foi o mais resistente, passando ainda na frente a última subida do dia, em Alenquer.

Esta combatividade demonstrada pelo espanhol da RP-Boavista valeu-lhe ao final do dia a liderança da montanha e do combinado. “Foi uma etapa muito dura desde o início. Tentámos formar a fuga desde praticamente a partida e é sempre muito difícil andar tantos quilómetros em fuga. Mas tivemos a recompensa da montanha e do combinado”, afirmou Pablo Guerrero ao Cycling & Thoughts. Acrescentou ainda sobre os objectivos da equipa lusa: “O objectivo é lutar pela geral, temos corredores fortes e um que está sempre na frente nesta corrida. Vamos trabalhar para ele e tentar ganhar esta volta. Eu gosto de ser combativo e de procurar a fuga e com estas camisolas vamos tentar novas fugas para mantê-las até ao final.”

Com a fuga terminada, ainda houve tempo para um derradeiro ataque de Daniel Sánchez (RP-Boavista) e Carlos Cobos (Caja Rural-Seguros RGA), mas o pelotão mostrou-se firme numa decisão ao sprint, terminando com esta aventura nos últimos 3 km.

Na chegada a Arruda dos Vinhos, Yannis Yssaad mostrou uma pedalada mais forte, superando ao sprint o português Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e o espanhol Oscar Pelegri (Caja Rural-Seguros RGA).

Com a amarela na posse de Andreas Vangstad, as demais camisolas estão no final da primeira etapa nas mãos de Yannis Yssad a classificação por pontos, Pablo Guerrero a montanha e o combinado, David Ribeiro as metas volantes e na juventude permanece na liderança Óscar Rodríguez (Euskadi-Murias), seguido pela dupla lusa César Martingil e Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass). Por equipas comanda a W52-FC Porto.

Amanhã, a segunda etapa liga Sobral de Monte Agraço ao Alto de Montejunto em 155 km.

Resultados Et1 [resultados completos]
1º Yannis Yssad (Fra) Armée de Terre 3:32:39 [39,502 km/h]
2º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto mt
3º Oscar Pelegri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA mt
4º João Matias (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack mt
5º Pedro Paulinho (Por) Louletano-Hospital de Loulé mt
6º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass mt
7º Jimmy Raibaud (Fra) Armée de Terre mt
8º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting-Tavira mt
9º Julen Irizar (Esp) Euskadi-Murias mt
10º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt

Classificação Geral
1º Andreas Vangstad (Nor) Team Sparebanker Sor 3:43:02
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +8s
3º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +17s
4º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +18s
5º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +19s
6º Daniel Mestre (Por) Efapel +20s
7º Óscar Rodríguez (Esp) Euskadi-Murias +21s
8º Yannis Yssad (Fra) Armée de Terre +25s
9º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting-Tavira +25s
10º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +26s
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.