Avançar para o conteúdo principal

Vitória sublime de Kwiatkowski em Strade Bianche

Espanha, Portugal e hoje Itália. O novo herói no mundo do ciclismo é polaco, dá pelo nome de Michal Kwiatkowski e neste início de temporada, apenas com 23 anos de idade, já conquistou provas importantes diante de nomes soberanos do ciclismo.

O campeão polaco da Omega Pharma-Quick Step ganha terreno a cada prova e nas ‘estradas brancas’ italianas não foi diferente. Tudo começou em San Gimignago, à partida da 8ª edição de Strade Bianche, onde Kwiatkowski iniciou a escrita de uma magnífica vitória na chegada a Siena. Para tal teve de superar 10 sectores de sterrato, 45,4 km de muito pó branco num total de 197 km de percurso.
 
Michal Kwiatkowski (Facebook Strade Bianche)

Entre os 143 corredores do pelotão, um quarteto italiano formou a fuga do dia. Marco Frapporti (Androni Giocattoli), Angelo Pagani (Bardiani-CSF), Davide Frattini (UnitedHealthcare) e Andrea Fedi (Yellow Fluo) tomaram conta da corrida até cerca de 50 km para o final, momento da chegada ao sector mais longo de sterrato, 11,5 km de terra branca onde as rampas do Monte Sante Marie ditaram o fim da aventura e o início de ataques pelos nomes mais sonantes a tentarem surpreender os adversários.

Com o pelotão totalmente fraccionado, a dupla Cadel Evans (BMC) e Ian Stannard (Sky) abriu as hostilidades sem sucesso no reduzido grupo que se mantinha na frente com, entre outros, Alejandro Valverde (Movistar), Fabian Cancellara (Trek), Franco Pellizotti (Androni Giocattoli), Damiano Cunego (Lampre-Merida), Roman Kreuziger (Tinkoff-Saxo), Michal Kwiatkowski (Omega) e Peter Sagan (Cannondale), tendo este último iniciado, a cerca de 20 km para o desenlace, o ataque que iria contar o final da história italiana.

Ao movimento de Sagan, apenas Kwiatkowski respondeu de imediato. O duo ganhou uma consistente vantagem para chegar ao último quilómetro na frente e pedalar o desafio final da jornada… as derradeiras rampas a 16% de inclinação ditaram um Sagan quase parado, enquanto Kwiatkowski manteve uma forte e decisiva pedalada para a soberba vitória na medieval Plaza del Campo em Siena.

Desta forma, o campeão polaco abraçou a mais extraordinária vitória da sua jovem carreira, que até para si pareceu surpreendente, confessando no final a surpresa de deixar um corredor como Sagan para trás. Contudo, no detalhe das suas palavras encontra-se a sabedoria pedalada a cada vitória, acrescentando Kwiatkowski a peça fundamental de ter reconhecido os quilómetros finais no dia anterior.

Sem dúvida, um nome marcante ainda em início de temporada. Michal Kwiatkowski deixou no pódio do Trofeo Serra de Tramuntana (Challenge de Mallorca) Boasson Hagen (Sky) e Francesco Gavazzi (Astana), na Volta ao Algarve superou Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e o campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) e hoje na épica Strade Bianche imperou nada mais nada menos que sobre Peter Sagan (Cannondale) e Alejandro Valverde (Movistar).



Resultados
Strade Bianche
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 5:20:33
2 Peter Sagan (Svk) Cannondale +0:19
3 Alejandro Valverde (Esp) Movistar +0:36
4 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:40
5 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo m.t.
6 Fabian Cancellara (Sui) Trek Factory Racing +0:59
7 Cadel Evans (Aus) BMC +1:44
8 Warren Barguil (Fra) Giant-Shimano +2:02
9 Wout Poels (Ned) Omega Pharma-Quick Step +2:11
10 Simon Geschke (Bel) Giant-Shimano +2:51
DNF Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.