Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 08/03: Driedaagse e Strade Bianche

As provas disputadas hoje na Bélgica e em Itália tiveram jovens corredores a brilhar no lugar mais alto do pódio. Danny Van Poppel (Trek) de 20 anos em Driedaagse van West-Vlaanderen e Michal Kwiatkowski (Omega) de 23 anos em Strade Bianche.

A primeira etapa em linha de Driedaagse van West-Vlaanderen percorreu 182,9 km entre Brugge e Harelbeke. Aos primeiros quilómetros formou-se um quarteto na frente composto por Laurens De Vreese (Wanty), Sander Helven (Topsport), Julien Duval (Roubaix) e Eduard Michel Grosu (Vini Fantini). A fuga durou até à entrada no circuito final, a cerca de 38 km do fim da jornada, que seria disputada ao sprint.

Na meta, o jovem holandês Danny Van Poppel (Trek) superou o italiano Danilo Napolitano (Wanty) e o britânico Scott Thwaites (NetApp). Somente a 4 segundos cruzou a linha o português Fábio Silvestre, subindo à 53ª posição na geral no dia em que festejou a vitória do companheiro de equipa na etapa. Na liderança dos três dias de Flandres continua Gert Jõeäär (Cofidis).
 
Danny Van Poppel (Foto @TrekFactory)

Na épica italiana Strade Bianche contemplou-se uma vitória sublime de Michal Kwiatkowski (Omega). O jovem campeão polaco atacou e dominou o último quilómetro dos 197 percorridos e, sem resposta de Peter Sagan (Cannondale), chegou isolado à meta em Siena para a conquista de mais um triunfo em início de temporada.

As ‘estradas brancas’ contaram com alguns abandonos, entre eles o português Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo), que não terminou a clássica italiana.

Amanhã termina o desafio belga para Fábio Silvestre (Trek), iniciando o desafio francês Paris-Nice para André Cardoso (Garmin-Sharp), Nelson Oliveira e Rui Costa (Lampre-Merida).

Resultados
Etapa 1 Driedaagse van West-Vlaanderen
1 Danny Van Poppel (Ned) Trek Factory Racing 4:14:21
2 Danilo Napolitano (Ita) Wanty-Groupe Gobert m.t.
3 Scott Thwaites (GBr) NetApp-Endura m.t.
4 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale m.t.
5 Jonas Vangeechten (Bel) Lotto-Belisol m.t.
6 Baptiste Planckaert (Bel) Roubaix-Lille Métropole m.t.
7 Boris Vallée (Bel) Lotto-Belisol m.t.
8 Pier Paolo De Negri (Ita) Vini-Fantini-Nippo m.t.
9 Steve Chainel (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
10 Dylan Groenewegen (Ned) Cycling Team De Rijke m.t.
99 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +0:04
------
Montanha: Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert
Pontos: Gert Jõeäär (Est) Cofidis
Juventude: Johan Le Bon (Fra) FDJ.fr
Equipas: Trek Factory Racing
------
Geral Driedaagse van West-Vlaanderen
1 Gert Jõeäär (Est) Cofidis 4:22:18
2 Johan Le Bon (Fra) FDJ.fr +0:05
3 Kristof Vandewalle (Bel) Trek Factory Racing +0:08
4 Stijn Devolder (Bel) Trek Factory Racing +0:11
5 Jan Ghyselinck (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:13
6 Guillaume Van Keirsbulck (Bel) Omega Pharma-Quick-Step +0:14
7 Silvan Dillier (Sui) BMC m.t.
8 Jesse Sergent (Aus) Trek Factory Racing +0:15
9 Jan Barta (Cze) NetApp-Endura +0:17
10 Chad Haga (USA) Giant-Shimano m.t.
53 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +0:41

Resultados
Strade Bianche
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 5:20:33
2 Peter Sagan (Svk) Cannondale +0:19
3 Alejandro Valverde (Esp) Movistar +0:36
4 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:40
5 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo m.t.
6 Fabian Cancellara (Sui) Trek Factory Racing +0:59
7 Cadel Evans (Aus) BMC +1:44
8 Warren Barguil (Fra) Giant-Shimano +2:02
9 Wout Poels (Ned) Omega Pharma-Quick Step +2:11
10 Simon Geschke (Bel) Giant-Shimano +2:51
DNF Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.