Avançar para o conteúdo principal

Contador arrasador na Tirreno-Adriatico

A Tirreno-Adriatico viveu hoje uma etapa para não esquecer, tendo como protagonista Alberto Contador (Tinkoff-Saxo). A quinta jornada de 192 km, entre Amatrice e Guardiagrele, prometia espectáculo pela sua dureza final e ‘El Pistolero’ protagonizou momentos inesquecíveis nos últimos 30 km.

Com uma fuga ainda na frente, a Tinkoff-Saxo comandou o pelotão a um ritmo avassalador para dissipar os 12 minutos de vantagem. A esquadra de Contador não falhou o objectivo no início da primeira dureza, Passo Lanciano (km 163,1), onde pouco mais de 3 minutos separavam a fuga do pelotão. O espanhol viu nessa primeira subida a oportunidade de sair numa aventura arrasadora e arrancou em busca da fuga, sem nenhum adversário conseguir seguir na sua roda.

A sua demanda foi incansável e, à falta de 8,5 km para o desenlace, Alberto Contador chegou ao comando da corrida não parando mais até à dureza final, o Muro Di Guardiagrele (km 191,2). Nos 610 metros de ascensão, a 22,2% de inclinação média, Contador fez das rampas que atingiam 30% de máxima a sua casa e, inabalável rumo à meta, deixou para trás os corredores que se mantinham da fuga inicial, conquistando a jornada e subindo à liderança da maglia azzurra da Tirreno-Adriatico, a duas jornadas do final e estando a 2m08s do segundo classificado Nairo Quintana (Movistar).

Alberto Contador (Foto @mundociclistico)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.