Avançar para o conteúdo principal

Assalto de Purito à liderança na Catalunya

O espanhol Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha) tomou de assalto os metros finais da terceira etapa e triunfou em La Molina, assumindo a liderança da Volta a Catalunya, seguido muito de perto por Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Nairo Quintana (Movistar).
 
Joaquim 'Purito' Rodriguez (Foto @BiciGoga)

A jornada de 162,9 km, entre Banyoles e La Molina (Alp), viveu-se quase na totalidade com um sexteto na frente composto por Andrey Zeits (Astana), Jack Bobridge (Belkin), Michel Koch (Cannondale), Kévin Reza (Europcar), Branislau Samoilau (CCC Polsat Polkowice) e Rudy Molard (Cofidis).

Num dia desenhado por montanha, a fuga coroou a 1ª cat. de Coubet (km 41,6) e continuou no comando à passagem por Creueta (km 99), alto de categoria especial onde Tinkoff-Saxo, Katusha e Movistar pedalaram a fundo no pelotão para apagar a vantagem dos aventureiros.

Com apenas 10 km por pedalar, apenas Samoilau, Reza e Molard persistiam no sonho de alcançar a vitória da jornada. O trio persistiu, mas Reza foi o único a resistir estoicamente à força do pelotão até 5 km para o final, exactamente no momento do início da última subida de 1ª cat. até à meta em La Molina.

A aparente tranquilidade foi quebrada por Pierre Rolland (Europcar), protagonista do primeiro ataque seguido de Jakob Fuglsang (Astana), ambos sem sucesso. O verdadeiro testar de forças estava reservado para o último quilómetro entre os principais candidatos à vitória da 94ª Volta a Catalunya.

Chris Froome (Sky) abriu as hostilidades, obtendo resposta de Joaquim Rodriguez (Katusha), Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Nairo Quintana (Movistar). Com 500 metros pela frente, no último esgrimir de forças a pedalada de Rodriguez mostrou-se mais forte, triunfando na meta seguido de Contador e Quintana a 5 e 9 segundos, enquanto Froome chegou na quinta posição a 13 segundos. O vencedor da edição anterior, Daniel Martin (Garmin-Sharp), cruzou a linha a 31 segundos.

Quanto aos lusos Bruno Pires e Sérgio Paulinho da armada Tinkoff-Saxo, ambos tiveram um papel fundamental no comando do pelotão, desfazendo quilómetro atrás quilómetro a vantagem adquirida pelo sexteto em fuga. Terminaram o dia a cerca de 10 minutos e estão na geral em 138º Bruno Pires e 141º Sérgio Paulinho, o aniversariante deste dia.

A etapa de amanhã reserva 166,4 km a ligar Alp a Vallter 2000-Setcases.


Resultados Etapa 3
1 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha 4:50:55
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:05
3 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:09
4 Tejay Van Garderen (USA) BMC +0:11
5 Chris Froome (GBr) Sky +0:13
6 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +0:14
7 Wilco Kelderman (Ned) Belkin+0:14
8 Andrew Talansky (USA) Garmin-Sharp +0:14
9 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +0:14
10 Przemyslaw Niemiec (Pol) Lampre-Merida +0:20
140 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +10:34
141 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +10:34
------
Montanha: Jack Bobridge (Aus) Belkin
Sprint: Michel Koch (Ger) Cannondale
Troféu Miquel Poblet: Michel Koch (Ger) Cannondale
Equipas: AG2R La Mondiale
------
C. Geral
1 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha 12:58:00
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:05
3 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:09
4 Tejay Van Garderen (USA) BMC +0:11
5 Chris Froome (GBr) Sky +0:13
6 Wilco Kelderman (Ned) Belkin+0:14
7 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +0:14
8 Andrew Talansky (USA) Garmin-Sharp +0:14
9 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +0:14
10 Przemyslaw Niemiec (Pol) Lampre-Merida +0:20
138 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +10:34
141 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +10:34

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.