Avançar para o conteúdo principal

Et3 VAlgarve: Martin vence crono, Thomas mantém amarela

Num voo insuperável o alemão Tony Martin (EQS) venceu o contra-relógio individual da 41ª Volta ao Algarve, não destronando da amarela o britânico Geraint Thomas (SKY).

 
Tony Martin (Foto Álvaro Calleja/Caf)
À terceira jornada da Algarvia viveu-se a tradicional luta contra o relógio. Nesta edição, o esforço individual foi pedalado ao longo de 19 km entre Vila do Bispo e o Cabo de São Vicente. Tony Martin (EQS) superou o 3º lugar alcançado no ano passado, não deixando voar a vitória em 2015. Num tempo de 21m51s, o ex-campeão do mundo na especialidade pedalou a uma média de 52,174 km/h, superando em 403 milésimos de segundo o italiano Adriano Malori (MOV), que terminou exactamente no mesmo lugar que no ano transacto. O terceiro melhor tempo pertenceu ao líder da prova Algarvia, tendo Geraint Thomas (SKY) gasto mais 3s a cruzar a linha de meta.

Pelo segundo dia consecutivo, Tiago Machado (KAT) brilhou entre os lusos presentes em prova, sendo novamente o primeiro português a terminar a jornada. Com o 10º melhor tempo, mais 37s que o vencedor, e uma pedalada média de 50,742 km/h, o minhoto da Katusha terminou o dia a subir ao 7º lugar da geral.

Nas coloridas camisolas não houve mudanças, permanecendo a amarela nas mãos de Geraint Thomas (SKY), bem como a liderança da montanha e dos pontos. Sebastian Henao (SKY) continua no comando da Juventude e apenas por equipas muda a liderança para a Etixx-Quick Step.

Thomas (SKY) parte amanhã para a rainha das etapas com uma vantagem de 30s sobre Martin e 39s de Kwiatkowski (EQS). A quarta jornada percorre 215,7 km de Tavira ao Alto do Malhão.

20/02/2015 - Volta ao Algarve em Bicicleta (2.1) Stage 3 (ITT) (19k)

Stage General  Results powered by ProCyclingStats
Pos.RiderTeamTime
1 MARTIN TonyEtixx - Quick Step21:51
2 MALORI AdrianoMovistar Team,,
3 THOMAS GeraintTeam Sky0:03
4 KWIATKOWSKI MichalEtixx - Quick Step0:09
5 VOROBYEV AntonTeam Katusha0:19
6 CASTROVIEJO JonathanMovistar Team0:26
7 TAARAMäE ReinAstana Pro Team,,
8 SANCHEZ Luis LeonAstana Pro Team0:32
9 CHERNETCKII SergeiTeam Katusha0:34
10 MACHADO TiagoTeam Katusha0:37
Go to full results______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Vamos lá ver se amanhã o Tiago tem pernas para dançar o malhão... :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.