Avançar para o conteúdo principal

Ciclistas portugueses nos rankings mundiais em 2017

Na temporada de 2017, Portugal voltou a demonstrar que tem ciclistas com capacidade e determinação para estar entre a elite mundial do ciclismo e lutar de igual para igual com os mais conceituados ciclistas internacionais. Rui Costa (UAE Team Emirates) e Amaro Antunes (W52-FC Porto) foram os nomes lusos que se impuseram no topo dos rankings mundiais, não apenas na tabela mundial da UCI como também nos sites CQ Ranking e ProCyclingStats, sendo nos três casos o primeiro e segundo lusos dos referidos rankings.

Rui Costa e Amaro Antunes

Com 31 anos de idade, Rui Costa irá permanecer em 2018 no WorldTour com a UAE Team Emirates. No ano de 2017, destacou-se pela vitória de etapa (Jebel Hafeet) e da geral do Abu Dhabi Tour, vitória de etapa (Alto Colorado) na Vuelta a San Juan, 2º no Tour of Oman, 5º no Tour de Suisse, 10º no Tour de Pologne, 14º na Liège-Bastogne-Liège, 18º no Tirreno-Adriático, 19º na prova de fundo do Mundial em Bergen e 27º no Giro d’Italia. Fechou o ano em 37º no PCS Ranking e 42º no CQ Ranking.

Fruto de uma época histórica na sua carreira, Amaro Antunes, de 27 anos, irá trocar em 2018 o azul e branco da W52-FC Porto pelo laranja da polaca Pro Continental CCC Sprandi Polkowice. Entre os melhores resultados obtidos na presente temporada destaca-se a vitória de etapa (Guarda) e 2º na geral da Volta a Portugal, vitória de etapa (Montejunto) e da geral do Troféu Joaquim Agostinho, vitória de etapa (Malhão) e 5º na geral da Volta ao Algarve, vitória da Clássica da Arrábida, 5º na Clássica Aldeias do Xisto e 20º na Volta a la Comunitat Valenciana. Fechou o ano em 194º no PCS Ranking e 195º no CQ Ranking, tendo ganho a nível nacional o Ranking APCP Ciclista do Ano.

Para além destes dois nomes, mais ciclistas portugueses entraram nas contas dos rankings mundiais, assinalando-se nos dez primeiros lugares lusos a presença do campeão nacional de fundo Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), José Gonçalves (Katusha-Alpecin), Nelson Oliveira (Movistar Team), Ricardo Vilela (Manzana Postobón), João Benta (RP-Boavista), Tiago Machado (Katusha-Alpecin) e Henrique Casimiro (Efapel). A fechar o Top 10 luso no CQ Ranking está António Carvalho (W52-FC Porto), enquanto no PCS Ranking é Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack | em 2018 na Vito-Feirense-BlackJack).

Portugueses no PCS Ranking 2017
(clicar na imagem para aumentar)

Portugueses no CQ Ranking 2017
(clicar na imagem para aumentar)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.