Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 01/03: Murcia e Ardèche

Vuelta a Murcia / Classic Sud Ardèche

Hoje, Espanha e França estiveram sob o olhar atento dos fãs portugueses de ciclismo. Na 34ª Vuelta a Murcia, a vitória esteve muito perto de ser alcançada por Tiago Machado (TNE). Na 14ª Classic Sud Ardèche, José Gonçalves (LPM) destacou-se na fuga do dia.

Um pelotão de 115 corredores enfrentou os 190,1 km da Vuelta a Murcia. Logo após a partida em Frutas Beri (Beniel) formou-se uma fuga de oito, entre os quais o chileno Carlos Oyarzún da Efapel-Glassdrive. Pela frente havia que superar quatro prémios de montanha de 1ª e 3ª cat. em Cabezo de la Plata, Espuña, Collado Bermejo (Cima Marco Pantani) e Castillo de Lorca, onde estava localizada a linha de meta.

A fuga persistiu, mas não resistiu e a 14 km do desenlace já um grupo de 40 corredores tentava fazer a diferença para a última dureza do dia. A iniciativa de ataque foi tomada pelo luso Tiago Machado (TNE) a 1 km da meta, tentando chegar à vitória. No seu encalço surgiu o espanhol Alejandro Valverde (MOV) com uma pedalada mais forte e triunfante na linha de todas as decisões, deixando o português a escassos 3 segundos de brilhar em Murcia, seguido em terceiro pelo italiano Davide Rebellin (CCC).


Ao site oficial da NetApp-Endura, Tiago Machado afirmou: «A equipa apoiou-me de forma brilhante e estou muito agradecido a todos. Infelizmente, não foi o suficiente para a vitória, mas dei tudo de mim para terminar em segundo, porque alguns corredores estavam logo atrás de mim e eu queria mesmo conseguir um bom resultado para a minha equipa».

Além de subir ao pódio pelo segundo lugar individual, Tiago Machado e os companheiros da NetApp-Endura, incluindo José Mendes (7º geral), alcançaram a vitória como melhor formação no colectivo. Em Múrcia estiveram também as equipas continentais lusas Efapel-Glassdrive e Louletano-Dunas Douradas, 4ª e 8ª na classificação por equipas num total de 13 em competição, destacando-se a presença no Top 20 individual de Sérgio Sousa e Bruno Silva (EFG), Jorge Montenegro e Vicente De Mateos (LDD).
 
Tiago Machado, 2º na Vuelta a Murcia (By Joaquín Mateo @xoaquinmateo)

Em Classic Sud Ardèche, a primeira das duas provas de Boucles Drôme Ardèche em França, o pelotão partiu de Bourg-Saint-Andréol para os 194,5 km até ao cruzar de meta em Ruoms. O percurso era exigente e montanhoso com oito prémios de montanha em Côte du Ranc Pointu, Côte du Serre de Tourre, Côte de la Vignasse, Côte du Vignal (2 passagens), Côte de Versas (2 passagens) e Côte d'Uzer.

Também aqui uma fuga esteve em destaque na frente da corrida desde os primeiros quilómetros. O quarteto começou com as pedaladas do luso José Gonçalves (LPM), que enfrentou a perseguição inicial do pelotão, conseguiu formar a escapada com mais três aventureiros, sendo dos últimos a ser alcançado a cerca de 35 km para o desenlace.

Na linha de meta, a vitória sorriu ao francês Florian Vachon (BSE), deixando nos restantes lugares do pódio o polaco Michal Golas (OPQ) e o belga Philippe Gilbert (BMC).

Em Ardèche, os irmãos Gonçalves estiveram em destaque não apenas com a presença de José (126º geral) na fuga, mas também pelo cruzar de meta em 13º de Domingos Gonçalves (LPM) com o mesmo tempo do vencedor. As pedaladas lusas contaram ainda com Fábio Silvestre (TFR), 103º na meta.
 
José Gonçalves (LPM) na fuga em Sud Ardèche (Foto www.directvelo.com)

Amanhã, as atenções lusas centram-se na Clásica de Almería e na segunda prova de Boucles Drôme Ardèche, La Drôme Classic!

Resultados
Vuelta a Murcia
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 5:06:53 [37,167 km/h]
2 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:03
3 Davide Rebellin (Ita) CCC Polsat Polkowice m.t.
4 Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis +0:05
5 José Joaquin Rojas (Esp) Movistar +0:07
6 Rubén Fernández (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
7 José Mendes (Por) NetApp-Endura +0:09
8 David Arroyo (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
9 Miguel Minguez (Esp) Euskadi m.t.
10 Daniel Navarro (Esp) Cofidis +0:14
12 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +0:17
16 Bruno Silva (Por) Efapel-Glassdrive +0:22
17 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas m.t.
18 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas +0:30
21 Victor De La Parte (Esp) Efapel-Glassdrive +1:02
22 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
39 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive +9:17
43 Diego Rubio (Esp) Efapel-Glassdrive +9:47
54 Micael Isidoro (Por) Louletano-Dunas Douradas +12:43
56 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
57 Rui Vinhas (Por) Louletano-Dunas Douradas m.t.
60 Carlos Oyarzún (Chi) Efapel-Glassdrive m.t.
61 Raúl Alarcón (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
63 Raúl De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas +13:07
66 Ricardo Mestre (Por) Efapel-Glassdrive +15:49
67 Hélder Ferreira (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
73 Eugeniu Cozonac (Mda) Louletano-Dunas Douradas +21:03
78 Francisco Moreno (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
84 Sandro Pinto (Por) Louletano-Dunas Douradas m.t.
------
Montanha: Marek Rutkiewicz (Pol) CCC Polsat Polkowice
Metas Volantes: Jérôme Coppel (Fra) Cofidis
Equipas: NetApp-Endura
Melhor Murciano: Alejandro Valverde (Esp)

Resultados
Classic Sud Ardèche
1 Florian Vachon (Fra) Bretagne-Séché Environnement 5:14:35 [36,811 km/h]
2 Michal Golas (Pol) Omega Pharma-Quick Step m.t.
3 Philippe Gilbert (Bel) BMC m.t.
4 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
5 Rémi Di Gregorio (Fra) La Pomme Marseille13 m.t.
6 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
7 Jonathan Hivert (Fra) Belkin m.t.
8 Julian Arredondo (Col) Trek Factory Racing m.t.
9 Gianni Meersman (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
10 Pieter Serry (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
13 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
103 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +12:46
126 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +12:49

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.