Avançar para o conteúdo principal

Vitória de Alberto Contador no Malhão da Volta ao Algarve

Alberto Contador, da Tinkoff-Saxo, foi o rei conquistador do Alto do Malhão na quarta jornada da Volta ao Algarve. A amarela 40ª edição permaneceu no terceiro a cortar a meta, Michal Kwiatkowski, da Omega Pharma-Quick Step.

 
Vitória de Contador no Malhão (Foto Tinkoff-Saxo)

A etapa rainha da Algarvia preparou um menu de 164,5 km decisivos entre Almodôvar e Loulé, com chegada à 2ª cat. do Alto do Malhão. Para saborear o prato final, o pelotão teve de superar duas metas volantes e dois prémios de montanha de 2ª e 3ª cats., estes localizados à primeira passagem pela meta no Malhão seguida por uma subida ao Freixo e rematando novamente no Alto do Malhão.

Num dia decisivo, o tiro de partida soou e vários corredores saíram do pelotão, formando a fuga do dia. Apenas uma equipa lusa conseguiu estar na frente, a Efapel-Glassdrive com Diego Rubio acompanhado por Pablo Lastras (MOV), Mickael Delage (FDJ), Laurens de Vreese (WGG), Jimmy Engoulvent (EUC), Julien Fouchard (COF), Paul Voss (TNE) e Soufiane Haddi (SKD).

No pelotão sempre atento para que a vantagem nunca superasse os 5 minutos, o ‘pantera’ César Fonte (BOA) seguiu tranquilo sem a camisola das metas volantes em perigo pelos homens na frente e, assim, o grupo escapado teve liberdade para pontuar os sprints intermédios em Almodôvar e Cortelha.

Contudo, o cenário mudou com a aproximação à primeira escalada ao Malhão e ainda 45 km para percorrer até ao desfecho da jornada. O pelotão aumentou o ritmo ao mesmo tempo que a fuga perdeu gás. Laurens de Vreese (WGG) coroou a primeira passagem pelo Alto, seguido por 4 resistentes companheiros de fuga e na sua roda um pelotão fraccionado comandado pelas equipas Omega e Tinkoff-Saxo, que os alcançou antes da próxima subida ao Freixo.

Mal o pelotão tinha terminado com a aventura, outra foi iniciada por Gorka Izagirre (MOV), rapidamente acompanhado por Maxim Belkov (KAT), Bjorn Thurau (EUC) e Oscar Pujol (SKD). Nas rampas de 13% de pendente média Izagirre (MOV) destacou-se, coroou a meta de montanha à falta de 11,5 km para o final e o pelotão voltou a terminar com a aventura.

Os derradeiros 2,6 km foram cruciais para ditar o vencedor. Na dureza do Malhão, um campeão bem conhecedor da Algarvia, vencedor em 2009/2010, destacou-se nos 9,6% de pendente média… Alberto Contador retribuiu todo o trabalho dos companheiros da Tinkoff-Saxo, entre eles os lusos Bruno Pires e Sérgio Paulinho, conquistando a etapa rainha seguido a 3s pelo campeão do mundo Rui Costa (LAM) e a 10s pelo camisola amarela Michal Kwiatkowski (OPQ).

Uma das imagens de marca da Algarvia passa pela onda de público a assomar à estrada para ver passar o pelotão. Em dia de etapa rainha, a onda virou tsunami e os heróis portugueses souberam retribuir proporcionando uma jornada fantástica. Nos 15 primeiros a cruzar a linha no Malhão, os fãs das duas rodas puderam gritar o nome de Rui Costa (2º, LAM), Tiago Machado (5º, TNE), Edgar Pinto (7º, LAA) e Ricardo Vilela (11º, OFM). Somaram a esse brilhante resultado o 4º pedal na meta por Edu Prades da lusitana OFM-Quinta da Lixa, que subiu novamente ao 3º lugar da geral por equipas. E não ficamos por aqui…

Na festa do pódio, um aniversariante muito especial. Em dia do seu 24º aniversário, Valter Pereira (BBC) teve a desafiante missão de defender a liderança da montanha e assim o conseguiu, tal como César Fonte (BOA) na liderança das metas volantes e Rui Costa (LAM) primeiro por pontos, além de melhor luso em prova.

A Algarvia deixa cair o pano amanhã na derradeira etapa de 155,8 km. O pelotão inicia o fim desta história em Tavira e conta as últimas pedaladas num circuito em Vilamoura.

Resultados
Etapa 4 Volta ao Algarve
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 4:02:08 [40,763 km/h]
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:03
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:10
4 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:13
5 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:14
6 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.
7 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:16
8 Pello Bilbao (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
9 Alexandre Geniez (Fra) FDJ.fr m.t.
10 Sergey Firsanov (Rus) Rusvelo m.t.
------
Montanha: Valter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim
Metas Volantes: César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista
Pontos: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Melhor Português: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Equipas: Lampre-Merida
------
Geral Volta ao Algarve
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 13:05:50
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:16
3 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:29
4 Alexandre Geniez (Fra) FDJ.fr +1:10
5 Wilco Kelderman (Ned) Belkin +1:29
6 Rubén Fernandez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:30
7 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +1:32
8 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.
9 Simon Spilak (Rus) Katusha +1:38
10 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +1:41
13 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +1:53

Resultados aqui
Em seguida, fotos gentilmente cedidas por ©NigelGoodenough


Alberto Contador (by ©NigelGoodenough)
Rui Costa (by ©NigelGoodenough)
Ricardo Vilela (by ©NigelGoodenough)
Pelotão à 1ª passagem pelo Malhão (by ©NigelGoodenough)

Comentários

  1. Como se vê uma volta com alma coração e paixão. Parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.