Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 14/02: Brasil e Méditerranéen

Tour do Brasil / Tour Méditerranéen

Seja qual for o continente, americano ou europeu, as pedaladas lusas destacam-se nos primeiros lugares de cada pelotão. No Brasil, a OFM-Quinta da Lixa continuou a ocupar o 4º lugar por equipas. Em França, Domingos Gonçalves destacou-se como o melhor La Pomme Marseille13 da jornada.

A equipa Ironage comandou a sexta etapa do princípio ao fim, não só na fuga como na vitória na meta pelo brasileiro José Rodrigues. Contudo, não conseguiu destronar a esquadra Funvic e Magno Nazaret da liderança do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo.

Com o dia a despontar, o pelotão já pedalava às 7h da manhã no asfalto brasileiro, com uma numerosa fuga a constituir-se poucos quilómetros após o tiro de partida em Águas de Lindóia. Ao longo dos 159,1 km, o grupo foi perdendo elementos, sendo um deles o espanhol Arkaitz Durán da lusa OFM-Quinta da Lixa. Na frente, apenas uma dupla manteve a pedalada forte até à meta em Atibaia. Ao km 80, dois corredores da Ironage destacaram-se dos restantes companheiros de fuga para não mais serem alcançados. A pedalada vitoriosa sorriu a José Rodrigues e Murilo Afonso cruzou a meta em segundo.

Fuga da Etapa 6 Tour do Brasil (Foto by Ivan Storti / FPC)
Com pouco mais de 1m começou a chegar o pelotão, onde o espanhol Edu Prades se destacou novamente como o primeiro corredor da OFM-Quinta da Lixa a cruzar a meta em 13º lugar: «A 6ª etapa foi um constante sobe e desce para terminar num alto de 1,5 km, daqueles que até podia gostar, mas não por ser num empedrado que parecia feito de tijolos deixados cair. No km 10 deu-se a fuga onde esteve Arkaitz Durán e que rapidamente se fraccionou. A 20 km da meta foram todos neutralizados, excepto os dois que chegaram. Pensei que estava perto de poder disputar a 3ª posição ao ver um arco que podia ser a meta, mas quando vi que não era já tinha gasto as forças e desfaleci, quase sem poder pedalar pelo trepidar. Fiz 13º. De qualquer forma, para conseguir disputar o último trecho tinham que ter asfaltado a rua…», afirma com uma pedalada de bom humor.

A equipa lusitana manteve Arkaitz Durán e Ricardo Vilela no Top 20, além de continuar a ser a 4ª melhor formação na classificação por equipas num total de 18. No final de mais uma jornada, Arkaitz Durán explicou a táctica utilizada: «Ao ver que já estava fora dos dez primeiros, hoje entrei na fuga ao km 10 e fomos alcançados à falta de 20 km para a meta. Foi um dia de muito desgaste para mim, mas não queria terminar esta volta sem tentar de novo. Talvez para a próxima…».

Arkaitz Durán (OFM) na fuga do dia no Tour do Brasil.
(Foto by Ivan Storti / FPC)
Em França, a segunda etapa valeu a John Degenkolb o segundo triunfo no Tour Méditerranéen. O alemão da Giant-Shimano agarrou a vitória ao impor-se na meta sobre a dupla francesa Yannick Martinez da Europcar e Armindo Fonseca da Bretagne, tendo este terceiro lugar um pouco de sabor português dado o jovem corredor ser luso-descendente.

A jornada de 170 km percorreu as estradas de Cadolive até à chegada em Rousset. Pelo meio, o pelotão superou três prémios de montanha com uma dupla em fuga. Jussi Veikkanen (FDJ) e Jarlinson Pantano (COL) chegaram a ter 8m de vantagem, mas o pelotão estragou os planos do duo, terminando com a aventura a 20 km para o final.

Com a linha de todas as decisões prestes a ser conquistada, os ataques sucederam-se sem qualquer efeito a não ser dividir o pelotão em dois. À semelhança da etapa anterior, o português Domingos Gonçalves da La Pomme Marseille13 manteve uma excelente posição no primeiro pelotão, cruzando a meta em 20º com o mesmo tempo do vencedor. Esta pedalada valeu-lhe a escalada ao 17º lugar da geral, destacando-se como o melhor classificado da La Pomme Marseille13.

Vitória de John Degenkolb (Foto www.letourmed.fr)
Resultados
Etapa 6 Tour do Brasil
1 José Eriberto Rodrigues (Bra) Ironage/Colner 3:41:33 [43,087 km/h]
2 Murilo Afonso (Bra) Ironage/Colner m.t.
3 Magno Nazaret (Bra) Funvic Brasilinvest +1:13
4 João Gaspar (Bra) Ironage/Colner +1:16
5 Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest m.t.
6 Oscar Sevilla (Esp) EPM-UNE m.t.
7 Juan Villegas (Col) 4-72 Colombia m.t.
8 Walter Pedraza (Col) EPM-UNE m.t.
9 Yonder Godoy (Ven) Androni Giocattoli m.t.
10 Nicola Testi (Ita) Androni Giocattoli +1:20
13 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +1:26
29 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +1:41
36 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa +1:49
81 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa +2:33
94 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa +3:00
------
Montanha: João Gaspar (Bra) Ironage/Colner
Pontos: Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest
Equipas: Funvic Brasilinvest
------
Geral Tour do Brasil
1 Magno Nazaret (Bra) Funvic Brasilinvest 17:51:46
2 Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest +1:32
3 João Gaspar (Bra) Ironage/Colner +2:34
4 Oscar Sevilla (Esp) EPM-UNE +2:39
5 Willian Chiarello (Bra) São Lucas +4:21
6 Oscar Sanchez (Col) Funvic Brasilinvest +5:58
7 Rodrigo Nascimento (Bra) S.Francisco Saúde +7:31
8 Alan Maniezo (Bra) São Lucas +7:50
9 Walter Pedraza (Col) EPM-UNE +8:06
10 Gregolry Panizo (Bra) Clube Dataro/Bottecchia +8:08
17 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa +9:49
20 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +10:14
23 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +11:42
50 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa +29:40
72 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa +41:52

Pódio Etapa 6 Tour do Brasil
(Foto by Ivan Storti / Federação Paulista de Ciclismo)


Resultados
Etapa 2 Tour Méditerranéen
1 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano 4:16:39 [39,883 km/h]
2 Yannick Martinez (Fra) Europcar m.t.
3 Armindo Fonseca (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani-CSF m.t.
5 Michel Kreder (Ned) Wanty-Groupe Gobert m.t.
6 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
7 Pavel Brutt (Rus) Katusha m.t.
8 Mirko Selvaggi (Ita) Wanty-Groupe Gobert m.t.
8 Anthony Roux (Fra) FDJ.fr m.t.
10 Mikael Chérel (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
20 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
------
Montanha: Jarlinson Pantano (Col) Colombia
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani-CSF
Equipas: Giant-Shimano
------
Geral Tour Méditerranéen
1 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano 9:50:40
2 Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani-CSF m.t.
3 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
4 Mirko Selvaggi (Ita) Wanty-Groupe Gobert m.t.
5 Yannick Martinez (Fra) Europcar m.t.
6 Luis León Sánchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
7 Pavel Brutt (Rus) Katusha m.t.
8 Sylvain Chavanel (Fra) IAM Cycling m.t.
9 Fabio Felline (Ita) Trek Factory Racing m.t.
10 Anthony Delaplace (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
17 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

Perfil Etapa 2 (www.letourmed.fr)
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.