Avançar para o conteúdo principal

Vitória de Kwiatkowski na 2ª etapa Volta ao Algarve

O polaco Michal Kwiatkowski tomou as rédeas dos últimos quilómetros e somou à vitória da etapa a liderança da 40ª Volta ao Algarve para a Omega Pharma-Quick Step.
Michal Kwiatkowski (By © Bettini Photo)

Após o abandono do jovem Rafael Reis (BBC), o pelotão partiu para a 2ª etapa com 158 corredores, entre eles os dois aniversariantes lusos do dia, Márcio Barbosa (LAA) e Sandro Pinto (LDD). A montanha chegou na jornada mais longa da Volta ao Algarve, com duas 3ªs cat. a surgirem ao longo dos 196 km a ligar Lagoa a Monchique.

Um trio francês abriu as hostilidades formando, aos primeiros quilómetros, uma fuga composta por Arnaud Demare (FDJ), Alexandre Pichot (EUC) e Florian Senechal (COF). Sem os líderes das classificações secundárias na frente pela defesa das camisolas, a aventura foi ganhando uma vantagem controlada superando as metas volantes no Autódromo Internacional do Algarve e em Vila do Bispo. É sempre uma imagem poderosa na Algarvia a pedalada do pelotão a toda a velocidade pelo asfalto do Autódromo.

Primeiramente com a Lampre-Merida do líder Sacha Modolo e do campeão do mundo Rui Costa no comando do pelotão, seguida da Tinkoff-Saxo com a lusa Rádio Popular-Boavista, a fuga não teve a liberdade desejada para chegar a bom porto, ou seja, ao último sprint intermédio em Aljezur e César Fonte (BOA) conseguiu defender a liderança nas metas volantes, após uma iniciativa de mestre ao sair do pelotão para uma nova fuga acompanhado pelo rei da montanha Valter Pereira (BBC) e Luís Afonso (LAA), os mesmos companheiros da fuga de ontem, a quem mais tarde se juntou Bruno Silva (EFG) e Cédric Pineau (FDJ).

Com 64 km ainda por pedalar, duas escaladas pela frente e uma primeira passagem pela meta, o quinteto não conseguiu manter a unidade, mas Valter Pereira (BBC) alcançou o maior objectivo de manter-se rei da montanha ao coroar Aljezur na frente. No pelotão, a Tinkoff-Saxo marcava o ritmo com os lusos Bruno Pires e Sérgio Paulinho, mantendo o grupo compacto sem liberdade a pedaladas solitárias.

À primeira passagem pela meta, a 18 km do final, o jovem Pello Bilbao (CJR) tentou a sua sorte e partiu em busca da vitória, mas o pelotão a perder elementos com o ritmo cada vez mais veloz agora imposto pela Movistar, Lampre-Merida e Belkin, acabaria por alcançá-lo antes de iniciar a escalada a Monchique, onde o alto marcava os 5,8 km para a linha de meta.

Na subida de 7,3% de pendente média, Michal Kwiatkowski (OPQ) fez o que se esperava atacando para a vitória da etapa, apesar da perseguição cerrada de Rui Costa (LAM), Alberto Contador (TCS) e Edu Prades (OFM), que cruzaram a meta em Albufeira a escassos 6s.

O jovem campeão polaco Kwiatkowski (OPQ), de 23 anos, assumiu assim a liderança da Volta ao Algarve, partindo amanhã para o contra-relógio individual de 13,6 km com uma vantagem de 4s e 12s sobre Rui Costa (LAM) e Alberto Contador (TCS).

Uma vez mais, os corredores das equipas nacionais estiveram à altura dos grandes ciclistas internacionais, defendendo as lideranças secundárias através de Valter Pereira (BBC) na montanha e César Fonte (BOA) nas metas volantes, além de Edu Prades (OFM) estar presente na luta pela vitória da etapa.

O segundo dia terminou com dois lusos nos primeiros lugares da geral, Rui Costa (LAM) e Edgar Pinto (LAA), bem como o espanhol Edu Prades da esquadra lusa OFM-Quinta da Lixa, que brilha na 3ª posição da classificação por equipas. A somar ao 2º lugar, o campeão do mundo lidera a classificação dos pontos e de melhor português em prova.

Rui Costa, Alberto Contador e Edu Prades na chegada à meta
(
By © Bettini Photo)
Resultados
Etapa 2 Volta ao Algarve
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 4:57:57 [39,470 km/h]
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:06
3 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo m.t.
4 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
5 Alexandre Geniez (Fra) FDJ.fr +0:17
6 Sergei Chernetski (Rus) Katusha m.t.
7 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.
8 Sergey Firsanov (Rus) Rusvelo m.t.
9 Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar m.t.
10 Edgar Pinto (Por) La Alumínios-Antarte m.t.
------
Montanha: Valter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim
Metas Volantes: César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista
Pontos: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Melhor Português: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Equipas: Lampre-Merida
------
Geral Volta ao Algarve
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 8:49:33
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:04
3 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:12
4 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:16
5 Edgar Pinto (Por) La Alumínios-Antarte +0:27
6 Rubén Fernandez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
7 Sergei Chernetski (Rus) Katusha m.t.
8 Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar m.t.
9 Simon Spilak (Rus) Katusha m.t.
10 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.

Resultados aqui
Ordem de partida para CRI etapa 3 aqui
Em seguida, fotos da etapa 2 gentilmente cedidas por ©NigelGoodenough


Rui Costa (Foto by ©NigelGoodenough)
Pelotão (Foto by ©NigelGoodenough)
David Livramento (Foto by ©NigelGoodenough)
Efapel-Glassdrive (Foto by ©NigelGoodenough)
LA Alumínios-Antarte (Foto by ©NigelGoodenough)
César Fonte e Ricardo Vale (Foto by ©NigelGoodenough)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.