Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 23/02: Andalucía e Haut Var-Matin

Hoje viveram-se as últimas pedaladas na 60ª Vuelta a Andalucía e no 46º Tour du Haut Var-Matin.

A última etapa da Ruta del Sol viu Moreno Hofland (BEL) brilhar na meta frente a Nikias Arndt (GIA) e Kenneth Vanbilsen (TSV). Na geral, Alejandro Valverde (MOV) agarrou pela terceira vez o triunfo da Vuelta a Andalucía.

A 4ª etapa de 159,8 km partiu de Ubrique com o pelotão compacto até à 1ª cat. de Puerto del Boyar. Na dureza da montanha, um grupo de nove corredores formou a fuga do dia. Adrian Honkisz (CCC), Amets Txurruka (CJR), Laurens Ten Dam (BEL), Tom Dumoulin (GIA), Jakob Fuglsang (AST), Linus Gerdemann (MTN), Tim Wellens (LTB), Javier Megías (TNN) e Julián Arredondo (TFR) resistiram à perseguição imposta pela Movistar no pelotão, superando as 3ªs cats. de Puerto del Viento e Puerto de las Abejas, mas não chegaram à conquista da meta.

Na linha final em Fuengirola, a vitória coube a Moreno Hofland (Bel), com Alejandro Valverde (MOV) a cruzar a meta tranquilamente na 10ª posição e a conquistar mais uma Ruta del Sol para o seu palmarés. No pódio final, Richie Porte (SKY) e Luis León Sánchez (CJR) ocuparam os restantes lugares.

Quanto a Fábio Silvestre, terminou mais uma jornada na frente de batalha. Hoje em 13º e com o director da Trek Factory Racing, Josu Larrazabal, a mostrar-se satisfeito pelo crescimento e evolução do jovem luso: «No geral, o Fábio fez um bom trabalho ontem e hoje sentiu-se forte. Temos visto uma grande evolução desde San Luis, com ele a ser capaz de chegar aos quilómetros finais com mais energia». Na geral final, Fábio finalizou na 91ª posição.
 
Alejandro Valverde vencedor da 60ª Vuelta a Andalucía (Foto Movistar Team)

Por terras francesas, a 2ª etapa do Tour du Haut Var-Matin percorreu 203,4 km em Draguignan com a vitória a sorrir ao francês Amaël Moinard (BMC) e o triunfo final a pertencer ao colombiano Carlos Alberto Betancur (ALM).

Numa jornada com dois prémios de montanha de 1ª cat., em Col de Bourigaille e Côte des Tuilières, um grupo de oito corredores empreendeu uma fuga, que durou até à aproximação da segunda dureza do dia. Johan Le Bon (FDJ.fr),  Thor Hushovd (BMC), Jérôme Cousin (Europcar), Florian Vachon (Bretagne-Séché), Floris Smeyers (Veranda Willems), Marcel Wyss (IAM), Romain Hardy e Rudy Molard (Cofidis) foram os aventureiros na frente da corrida até 15 km do final.

Com a meta à vista, alguns corredores ainda tentaram a sua sorte, mas a pedalada mais forte pertenceu a Moinard (BMC), não conseguindo destronar Betancur (ALM) da vitória final, que cruzou a linha em seguida. Emilien Viennet (FDJ) fechou o pódio da etapa.

Nas contas finais, Betancur (ALM) agarrou o triunfo de Haut Var-Matin com 12 segundos de vantagem sobre o companheiro Dumoulin (ALM) e Moinard (BMC). Quanto a Domingos Gonçalves (LPM), o português cruzou a meta a cerca de 3 minutos, terminando na geral final no 46º lugar.

As pedaladas lusas continuam já em Março, com as formações Louletano-Dunas Douradas e Efapel-Glassdrive a disputar as clássicas espanholas em Murcia e Almería.
 
Domingos Gonçalves (LPM) em Haut Var-Matin (By ©Etienne Garnier)
Resultados
Etapa 4 Vuelta a Andalucía
1 Moreno Hofland (Ned) Belkin 4:09:53 [38,370 km/h]
2 Nikias Arndt (Ger) Giant-Shimano m.t.
3 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
4 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise +0:01
5 Edward Theuns (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
6 Davide Vigano (Ita) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
7 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky) m.t.
8 Ion Izagirre (Esp) Movistar m.t.
9 Daniel Hoelgaard (Nor) Etixx m.t.
10 Alejandro Valverde (Esp) Movistar m.t.
13 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing m.t.
------
Montanha: Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Metas Volantes: Andrey Zeits (Kaz) Astana
Pontos: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Combinado: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
1º Espanhol: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Melhor Andaluz: Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis
Equipas: Astana
------
Geral Final Vuelta a Andalucía
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 18:47:45
2 Richie Porte (Aus) Sky +0:31
3 Luis León Sánchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +0:33
4 Ion Izagirre (Esp) Movistar m.t.
5 Tanel Kangert (Est) Astana +0:43
6 Bauke Mollema (Ned) Belkin +0:55
7 Thomas Degand (Bel) Wanty-Groupe Gobert +1:02
8 Daniel Navarro (Esp) Cofidis +1:06
9 Michele Scarponi (Ita) Astana +1:13
10 Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis +1:24
91 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +24:38



Resultados
Etapa 2 Tour du Haut Var-Matin
1 Amaël Moinard (Fra) BMC 5:23:30 [37,724 km/h]
2 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale m.t.
3 Emilien Viennet (Fra) FDJ.fr +0:10
4 Cadel Evans (Aus) BMC +0:12
5 Armindo Fonseca (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
6 Egoitz García (Esp) Cofidis m.t.
7 Reinardt Janse Van Rensburg (Rsa) Giant-Shimano m.t.
8 Andrey Amador (Crc) Movistar m.t.
9 Mark Christian (GBr) Team Raleigh m.t.
10 Miguel Ángel Rubiano (Col) Colombia m.t.
51 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +3:01
------
Montanha: Florian Guillou (Fra) Bretagne-Séché Environnement
Pontos: Carlos Betancur (Col) AG2R La Mondiale
Juventude: Emilien Viennet (Fra) FDJ.fr
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Final Tour du Haut Var-Matin
1 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale 9:05:30
2 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale +0:12
3 Amaël Moinard (Fra) BMC m.t.
4 Armindo Fonseca (Fra) Bretagne-Séché Environnement +0:15
5 Cadel Evans (Aus) BMC m.t.
6 Mikael Cherel (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
7 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
8 Emilien Viennet (Fra) FDJ.fr +0:16
9 Jérôme Pineau (Fra) IAM Cycling +0:18
10 Andrey Amador (Crc) Movistar m.t.
46 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +3:10

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...