Avançar para o conteúdo principal

Dubai Tour, Etapa 3

Pelo segundo dia consecutivo a vitória sorriu a Marcel Kittel (GIA) no Dubai Tour, superando na linha de meta Juan Jose Lobato (MOV) e Peter Sagan (CAN). A liderança permaneceu intacta em Taylor Phinney (BMC).

Os 162 km da terceira etapa escreveram-se quase na totalidade em fuga, desta feita pedalada por seis corredores. Na frente estiveram alguns rostos da aventura de ontem e novamente com presença da equipa portuguesa Banco BIC-Carmim. Junto aos lusos Diogo Nunes e Walter Pereira estiveram Willie Smit (VNF), Evan Huffman (AST), Ruslan Karimov (RTS) e Alexandr Pliuschin (SKD).

À imagem do dia anterior, o mais resistente na frente vestia a pele da formação da casa, a SkyDive Dubai. O moldavo Pliuschin tentou manter o ritmo e chegar a Hatta isolado, mas no pelotão pedalava a toda a velocidade a BMC de Phinney com a ajuda da Trek Factory Racing e o trabalho destacável de mais um português, o jovem Fábio Silvestre.

Em dia de média montanha, a aventura de Pliuschin (SKD) não durou e a 7 km do desfecho já tinha regressado ao pelotão. Com o final da jornada por escrever os ataques sucederam-se. Alejandro Valverde (MOV), Tony Martin (OPQ) e Rui Costa (LAM) foram os mais persistentes, mas sem êxito.

Na chegada à meta, numa imperceptível pedalada pela direita, Kittel (GIA) sprintou uma vez mais com supremacia para a vitória: «Foi muito difícil. Tive força suficiente para ultrapassar as subidas, mas se houvesse mais um quilómetro tinha ficado para trás. Eu conhecia o final e sabia que as minhas hipóteses eram 50-50, mas estou muito feliz por ter conseguido», afirmou no final da etapa.

Marcel Kittel (Foto www.dubaitour.com)



Resultados
1 Marcel Kittel (Ger) Giant-Shimano 3:47:52
2 Juan Jose Lobato (Esp) Movistar m.t.
3 Peter Sagan (Svk) Cannondale m.t.
4 Dylan Van Baarle (Ned) Garmin-Sharp m.t.
5 Reinardt Van Rensburg (Rsa) Giant-Shimano m.t.
6 Wout Poels (Ned) Omega Pharma-Quick Step m.t.
7 Alejandro Valverde (Esp) Movistar m.t.
8 Ramunas Navardauskas (Ltu) Garmin-Sharp m.t.
9 Nikolay Trusov (Rus) Tinkoff-Saxo m.t.
10 Jesus Herrada (Esp) Movistar m.t.
34 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
41 João Pereira (Por) Banco BIC-Carmim +0:36
42 Rafael Reis (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
54 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida m.t.
69 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +1:30
75 Henrique Casimiro (Por) Banco BIC-Carmim +1:39
82 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
90 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +2:08
102 Bruno Sancho (Por) Banco BIC-Carmim +3:46
104 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing m.t.
114 Walter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim +6:57
125 Diogo Nunes (Por) Banco BIC-Carmim +10:10

Pontos: Marcel Kittel (Ger) Giant-Shimano
Juventude: Taylor Phinney (USA) BMC

Geral:
1 Taylor Phinney (USA) BMC 6:50:24
2 Stephen Cummings (GBr) BMC +0:15
3 Lasse Hansen (Nor) Garmin-Sharp +0:17
4 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step +0:23
5 Fabian Cancellara (Sui) Trek Factory Racing +0:26
6 Peter Sagan (Svk) Cannondale +0:29
7 Marcel Kittel (Ger) Giant-Shimano +0:33
8 Adriano Malori (Ita) Movistar m.t.
9 Maciej Bodnar (Pol) Cannondale +0:36
10 Peter Velits (Svk) BMC +0:38
22 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:48
40 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +1:30
55 Rafael Reis (Por) Banco BIC-Carmim +1:57
72 João Pereira (Por) Banco BIC-Carmim +2:54
75 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +3:04
85 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +3:42
88 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +4:12
89 Henrique Casimiro (Por) Banco BIC-Carmim +4:14
91 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +4:41
104 Bruno Sancho (Por) Banco BIC-Carmim +6:09
120 Walter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim +14:24
125 Diogo Nunes (Por) Banco BIC-Carmim +19:59

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.