Avançar para o conteúdo principal

Dubai Tour, Etapa 1

O americano Taylor Phinney (BMC) arrasou toda a concorrência no esforço individual de 10,1 km iniciais do Dubai Tour. A vitória pertenceu-lhe a 50,290 km/h por largos segundos na 1ª etapa da corrida em estreia nos Emirados Árabes Unidos.

O curto contra-relógio tinha vários candidatos à vitória, como o campeão do mundo na especialidade Tony Martin (OPQ), mas o alemão ficou a 22s de Phinney na 4ª posição. O companheiro de equipa na BMC, Stephen Cummings, esteve perto da vitória ao alcançar o segundo melhor tempo, a 14s, e Lasse Hansen (GRS) a fechar o pódio a 16s.

No vasto leque de talento português a pedalar no Dubai Tour, o melhor luso na meta foi Rui Costa (LAM). O campeão nacional da especialidade gastou mais 47s a cruzar a meta, terminando na 24ª posição. Entre os corredores da equipa Banco BIC-Carmim, o destaque recaiu sobre o jovem Rafael Reis, igualmente campeão nacional sub-23 em contra-relógio e neste dia foi o primeiro da formação de Tavira a terminar a jornada a 1m20s de Phinney.

Para amanhã, o pelotão tem na ementa uma etapa de 121,6 km a terminar na famosa Palm Jumeirah.

Taylor Phinney (Foto www.dubaitour.com)
Resultados
1 Taylor Phinney (USA) BMC 0:12:13 [50,290 km/h]
2 Stephen Cummings (GBr) BMC +0:14
3 Lasse Hansen (Nor) Garmin-Sharp +0:16
4 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step +0:22
5 Fabian Cancellara (Sui) Trek Factory Racing +0:25
6 Peter Sagan (Svk) Cannondale +0:31
7 Adriano Malori (Ita) Movistar +0:32
8 Maciej Bodnar (Pol) Cannondale +0:35
9 Alexander Porsev (Rus) Katusha m.t.
10 Peter Velits (Svk) BMC +0:37
24 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:47
35 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +0:53
38 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +0:54
72 Rafael Reis (Por) Banco BIC-Carmim +1:20
83 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +1:33
85 Diogo Nunes (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
91 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +1:40
107 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +2:02
112 Henrique Casimiro (Por) Banco BIC-Carmim +2:11
116 João Pereira (Por) Banco BIC-Carmim +2:17
121 Bruno Sancho (Por) Banco BIC-Carmim +2:22
124 Walter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim +2:43


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...