Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 21/02: Andalucía

Três jornadas, três vitórias consecutivas. Imparável, a ‘bala’ espanhola Alejandro Valverde alcançou o pleno para a Movistar na Vuelta a Andalucía.

Depois do prólogo em contra-relógio individual e a primeira etapa em linha, hoje o pelotão teve mais montanha na segunda etapa da Ruta del Sol. A partida dos 197,1 km viveu-se em La Guardia de Jaén e pela frente os corredores tiveram duas 3ªs cats., Alto de Carcabuey e Puerto del Mojón, além da última escalada até à meta instalada na 1ª cat. do Santuario Virgen de la Sierra de Cabra, decisiva na história da jornada.

O líder Alejandro Valverde (MOV) manteve a tranquilidade na última ascensão, acompanhando atentamente qualquer movimentação dos mais directos adversários, que conseguiram manter a pedalada no pequeno grupo que restou do pelotão. Valverde não só respondeu a alguns ataques como desferiu uma pedalada letal para a conquista da etapa, deixando a um escasso segundo os compatriotas Luis León Sánchez (CJR) e Daniel Navarro (COF).

Quanto a Fábio Silvestre, o português superou mais uma dura jornada guardando as forças para amanhã, tendo em conta os planos do director desportivo da Trek Factory Racing, Josu Larrazabal: «Amanhã será certamente um dia para os sprinters e nós teremos o Danilo [Hondo] a trabalhar com o Fábio [Silvestre] para tentar algo no sprint». Percorrerá 183,8 km de Sanlúcar la Mayor a Sevilla.

Nos próximos dois dias, 22 e 23 de Fevereiro, Portugal conta também com as pedaladas lusas de Domingos Gonçalves, pela La Pomme Marseille13, no 46º Tour du Haut Var-Matin, em França.

Vitória de Alejandro Valverde na etapa2 (Foto Movistar Team)


Resultados
Etapa 2 Vuelta a Andalucía
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 5:02:53
2 Luis León Sánchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +0:01
3 Daniel Navarro (Esp) Cofidis m.t.
4 Michele Scarponi (Ita) Astana m.t.
5 Richie Porte (Aus) Sky m.t. m.t.
6 Thomas Degand (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:05
7 Bauke Mollema (Ned) Belkin m.t.
8 Tanel Kangert (Est) Astana m.t.
9 Marcos García (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +0:09
10 Ion Izagirre (Esp) Movistar m.t.
84 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +13:41
------
Montanha: Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Metas Volantes: Andrey Zeits (Kaz) Astana
Pontos: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Combinado: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
1º Espanhol: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Melhor Andaluz: Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis
Equipas: Movistar
------
Geral Vuelta a Andalucía
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 10:20:12
2 Richie Porte (Aus) Sky +0:20
3 Luis León Sánchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +0:22
4 Ion Izagirre (Esp) Movistar +0:33
5 Tanel Kangert (Est) Astana +0:43
6 Bauke Mollema (Ned) Belkin +0:44
7 Thomas Degand (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:51
8 Daniel Navarro (Esp) Cofidis +0:55
9 Michele Scarponi (Ita) Astana +1:02
10 Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis +1:24
97 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +24:38

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.