Avançar para o conteúdo principal

Rui Costa primeiro líder do Ranking APCP

O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) abre a temporada 2014 a liderar o Ranking Ciclista do Ano, promovido pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. A participação na 40ª Volta ao Algarve lançou-o para o 1º lugar com 245 pontos. Rui Costa não só terminou a Algarvia no terceiro lugar do pódio, como ainda esteve muito perto de ganhar três das cinco etapas ao finalizar em segundo, somando ainda a vitória da camisola dos pontos. Esta combinação de resultados fez do ciclista internacional o melhor luso em prova e, consequentemente, o melhor na abertura deste Ranking.
 
Rui Costa (By ©NigelGoodenough)

A ocupar o 2º lugar com 120 pontos está Eduard Prades, ciclista espanhol da OFM-Quinta da Lixa. Uma vez mais, o desempenho na Algarvia mostrou-se essencial na entrada para os lugares cimeiros do Ranking APCP, como demonstra o sétimo lugar alcançado na prova internacional e o cruzar a meta em quarto de duas etapas. No 3º lugar do Ranking encontra-se Daniel Mestre, vencedor da Prova de Abertura. O corredor da formação Banco BIC-Carmim inaugurou o calendário português de estrada da melhor maneira e essa vitória valeu-lhe a entrada directa com 70 pontos.

Destaca-se ainda no 12º lugar o primeiro sub-23 Ricardo Ferreira, da Rádio Popular-Boavista, e no 14º lugar a presença do único corredor de equipa de clube Luís Gomes, da Maia-Bicicletas Andrade, por terem finalizado a Prova de Abertura entre os dez primeiros.

No Ranking Equipa do Ano, a soberania da OFM-Quinta da Lixa mantém-se igual à anterior temporada. O 1º lugar pertence à formação de Sobrado com 166 pontos, que inicia 2014 a brilhar no 3º lugar do pódio colectivo da Algarvia e a liderar este Ranking, seguida em 2º lugar pela Efapel-Glassdrive com 85 pontos e no 3º lugar a equipa Banco BIC-Carmim com 70 pontos. À imagem do Ranking Ciclista, também no colectivo a Maia-Bicicletas Andrade é a única equipa de clube a marcar presença no 7º lugar.

Quanto ao Ranking Equipier do Ano, Luís Fernandes da OFM-Quinta da Lixa destaca-se no 1º lugar com 7 pontos, seguido por César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e Diogo Nunes (Banco BIC-Carmim), no 2º e 3º lugares com 4 e 3 pontos respectivamente. O carácter de anonimato do trabalho de equipier faz com que passe por vezes despercebido do grande público, mas não dos companheiros de profissão e principalmente dos líderes, que deste modo chegam resguardados aos momentos decisivos das corridas, contribuindo de forma crucial para a excelente prestação da equipa no seu todo, como no caso da Volta ao Algarve onde a OFM subiu ao pódio como a terceira melhor esquadra no colectivo, apenas superada pelas equipas de escalão superior, Lampre-Merida e Caja Rural-Seguros RGA.

CICLISTA DO ANO – Fevereiro 2014
1 Rui Costa (Por) Lampre-Merida 245
2 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa 120
3 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim 70
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte 61
5 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive 50
6 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive 35
7 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura 33
8 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa 25
9 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa 20
10 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 15
11 Francisco Moreno (Esp) Louletano-Dunas Douradas 10
12 Ricardo Ferreira (Por) Rádio Popular-Boavista 7
13 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas 5
14 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade 3
15 José Mendes (Por) NetApp-Endura 2
16 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa 1

EQUIPA DO ANO – Fevereiro 2014
1 OFM-Quinta da Lixa 166
2 Efapel-Glassdrive 85
3 Banco BIC-Carmim 70
4 LA Alumínios-Antarte 61
5 Rádio Popular-Boavista 22
6 Louletano-Dunas Douradas 15
7 Maia-Bicicletas Andrade 3

EQUIPIER DO ANO – Fevereiro 2014
1 Luís Fernandes (Por) OFM-Quinta da Lixa 7
2 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 4
3 Diogo Nunes (Por) Banco BIC-Carmim 3
4 Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte 2
4 João Pereira (Por) Banco BIC-Carmim 2
4 Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Antarte 2
4 Valter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim 2
8 Bruno Sancho (Por) Banco BIC-Carmim 1
8 Bruno Silva (Por) Efapel-Glassdrive 1
8 Carlos Carneiro (Por) Rádio Popular-Boavista 1
8 Célio Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista 1
8 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte 1
8 Márcio Barbosa (Por) LA Alumínios-Antarte 1
8 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa 1
8 Raúl Alarcón (Esp) Louletano-Dunas Douradas 1
8 Ricardo Mestre (Por) Efapel-Glassdrive 1
8 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive 1
8 Victor De La Parte (Esp) Efapel-Glassdrive 1
8 Victor Valinho (Por) Louletano-Dunas Douradas 1

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.