Avançar para o conteúdo principal

Cavendish e Kwiatkowski, dupla triunfante no final da Volta ao Algarve

A 40ª edição da Volta ao Algarve teve como grande vencedor o jovem polaco Michal Kwiatkowski. A Omega Pharma-Quick Step deu por terminada a Algarvia com um sprintazo vitorioso de Mark Cavendish, o seu primeiro triunfo da temporada: «Viemos pela classificação geral e queríamos uma etapa. Conseguimos duas mais esta de hoje e ainda a geral. A equipa não poderia estar mais satisfeita», confessou Manxman à rádio local Gilão.
 
Vitória ao sprint de Cavendish (By © Bettini Photo)

A 5ª etapa partiu para os derradeiros 155,8 km em Tavira, junto ao histórico Clube de Ciclismo de Tavira, que formou e continua a formar grandes ciclistas portugueses desde 1979, além de ser a casa da equipa continental Banco BIC-Carmim. O tiro de partida soou e, após uma primeira tentativa, a fuga do dia conseguiu formar-se depois da passagem do sprint intermédio no Restaurante Alpendre, bem conhecido por dar nome a uma prova da Taça de Portugal.

A fuga iniciada por Fran Moreno (LDD), Jan Barta (TNE) e Oscar Pujol (SKD) deu lugar a sexteto com a chegada de Garikoitz Bravo (EFG), Delio Fernández (OFM) e Ángel Madrazo (CJR). O grupo ganhou vantagem e passou o sprint de São Brás de Alportel na frente, mas logo a aventura se desvaneceu, fruto da paragem na passagem de nível, aproximando-os do pelotão no seu encalço comandado pela líder Omega.

Ainda assim, o grupo conseguiu manter-se no comando da corrida nas três primeiras passagens pela meta no estreante circuito final em Vilamoura de 11,9 km, que esperava um sprint massivo no 5º e último cruzar da linha. A abrilhantar o cerrar do pano da Algarvia, o triunfo coube ao britânico Mark Cavendish (OPQ), num poderoso sprint frente aos franceses Arnaud Demare (FDJ) e Bryan Coquard (EUC).

A Omega Pharma-Quick Step festejou no pódio a camisola mais desejada de todas, a amarela por Michal Kwiatkowski. Completaram o pódio o espanhol Alberto Contador (TCS) e o luso de arco-íris Rui Costa (LAM).

Por equipas, a Lampre-Merida foi soberana com a espanhola Caja Rural-Seguros RGA e a lusitana OFM-Quinta da Lixa a seguirem-se à equipa italiana nesta classificação.

O pódio encheu-se de portugueses na sua Algarvia. Os heróis nacionais Valter Pereira (BBC) e César Fonte (BOA) conquistaram as camisolas da montanha e das metas volantes, respectivamente. O herói nacional e do mundo Rui Costa (LAM) brilhou com a camisola dos pontos, melhor luso em prova, 3º lugar no pódio final e ainda três 2ºs lugares em etapas.

O que poderia Portugal pedir mais? Uma grande exibição das suas equipas continentais, que se bateram brilhantemente com as poderosas do WorldTour, conseguindo finalizar com Edu Prades e Ricardo Vilela (OFM) em 7º e 13º da geral, bem como Edgar Pinto (LAA) na 10ª posição.

Chegou ao fim a 40ª Volta ao Algarve e foi simplesmente incrível sentir a forma como a Algarvia chamou a atenção de todos… portugueses e estrangeiros, profissionais e fãs de ciclismo. Com ou sem transmissão televisiva a magia não se perdeu, porque ela é feita das pedaladas dos heróis do asfalto, que nunca deixam de dar o melhor de si com ou sem uma câmara a levar ao país e ao mundo o que de melhor se faz no ciclismo português.

Para finalizar, como curiosidade e porque todos contam no pelotão, o jovem luso Carlos Carneiro (BOA) fechou a geral no 155º lugar a 41m07s do vencedor.

Até para o ano, Algarvia!

Resultados
Etapa 5 Volta ao Algarve
1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick Step 3:24:10 [45,786 km/h]
2 Arnaud Demare (Fra) FDJ.fr m.t.
3 Bryan Coquard (Fra) Europcar m.t.
4 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar m.t.
5 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida m.t.
6 Alexey Tsatevitch (Rus) Katusha m.t.
7 Danilo Napolitano (Ita) Wanty-Groupe Gobert m.t.
8 Igor Boev (Rus) Rusvelo m.t.
9 Thomas Leezer (Ned) Belkin m.t.
10 Yoann Offredo (Fra) FDJ.fr m.t.
------
Montanha: Valter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim
Metas Volantes: César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista
Pontos: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Melhor Português: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Equipas: Lampre-Merida
------
Geral Final Volta ao Algarve
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 16:29:57
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:19
3 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:32
4 Alexandre Geniez (Fra) FDJ.fr +1:13
5 Wilco Kelderman (Ned) Belkin +1:32
6 Rubén Fernandez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:33
7 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +1:35
8 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.
9 Simon Spilak (Rus) Katusha +1:41
10 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +1:42
11 Sergey Firsanov (Rus) Rusvelo +1:51
12 Ilnur Zakarin (Rus) Rusvelo +1:54
13 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +1:56
14 Omar Fraile (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:57
15 Sergei Chernetski (Rus) Katusha +1:59
16 Adriano Malori (Ita) Movistar +2:13
17 Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar +2:28
18 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +2:44
19 Jérôme Coppel (Fra) Cofidis +2:56
20 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +3:12

Resultados aqui
Em seguida, fotos gentilmente cedidas por ©NigelGoodenough


Banco BIC-Carmim (by ©NigelGoodenough)
Tony Martin e Mark Cavendish (by ©NigelGoodenough)
Pelotão Volta ao Algarve (by ©NigelGoodenough)
Pelotão Volta ao Algarve (by ©NigelGoodenough)
Lampre-Merida vencedora por equipas (by ©NigelGoodenough)
Festa final do pódio (by ©NigelGoodenough)
Michal Kwiatkowski, Rui Costa e Alberto Contador (by ©NigelGoodenough)
Michal Kwiatkowski (by ©NigelGoodenough)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.