Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 22/02: Andalucía e Haut Var-Matin

A 3ª etapa da Vuelta a Andalucía prometia um final ao sprint e assim aconteceu. O alemão Gerald Ciolek (MTN) sprintou para uma vitória tirada a photo-finish diante de Roy Jans (WGG) e Moreno Hofland (BEL). Quanto à liderança, continua bem segura nas mãos do espanhol Alejandro Valverde (MOV).

A jornada de 183,8 km entre Sanlúcar la Mayor e Sevilla contou com uma fuga, na qual o luso Fábio Silvestre esteve inicialmente. No entanto, como a Trek Factory Racing tinha admitido no dia anterior, os planos para o jovem português nesta etapa eram outros e por essa razão não persistiu na frente da corrida, como explicou no final da jornada o director Adriano Baffi ao site da equipa: «Foi uma má escolha. Parámo-lo, porque a estratégia da equipa era estar na fuga mas não com o Fábio, porque ele é o nosso sprinter. Quando a Sky e a Movistar estavam a controlar a corrida, percebemos que não era bom mantê-lo na fuga. Ele é novo e é difícil para ele parar, mas foi uma boa lição a nível profissional. Ele gastou mais energia do que devia, mas no final sprintou bem e fez um bom resultado».

Mais do que isso, Fábio Silvestre (TFR) esteve na disputa da linha de meta, terminando com o mesmo tempo do vencedor na 8ª posição. Para amanhã, espera-se na última jornada mais montanha nos 159,8 km entre Ubrique e Fuengirola. Como o seu director Baffi acrescentou: «Se o Fábio conseguir ultrapassar as subidas, então contaremos com ele para o sprint final».
 
Sprint final na Vuelta a Andalucía (Foto www.vueltaandalucia.com)

Por terras francesas, disputou-se a 1ª etapa do Tour du Haut Var-Matin. A vitória teve sabor colombiano por Carlos Betancur (ALM), que superou na linha de meta John Degenkolb (GIA) e a fechar o pódio da jornada o companheiro de equipa Samuel Dumoulin (ALM).

No início dos 149,1 km, a ligar Le Canet-des-Maures a La Croix Valmer, um quinteto tomou a frente da corrida formado por Gert Joeaar (COF), Thomas Rostollan (LPM), Florian Guillou (BSE), Joe Perrett (RAL) e Rodolfo Torres (COL). A aventura superou os três prémios de montanha de 2ª e 3ª cats., mas não conseguiu fazer frente ao pelotão, que os alcançou a cerca de 13 km para o desfecho da jornada.

Entre os vários ataques que se sucederam, nenhum conseguiu vingar e Betancur (Col) conquistou a meta com Degenkolb (GIA) e Dumoulin (ALM) na sua roda. Os corredores que se seguiram cruzaram a linha a escassos segundos, entre eles o português Domingos Gonçalves (LPM) no 24º lugar, que partirá para a 2ª e última etapa a 9s do líder.
 
Domingos Gonçalves em Haut Var-Matin (Foto La Pomme Marseille13)

Resultados
Etapa 3 Vuelta a Andalucía
1 Gerald Ciolek (Ger) MTN-Qhubeka 4:17:39 [42,779 km/h]
2 Roy Jans (Bel) Wanty-Groupe Gobert m.t.
3 Moreno Hofland (Ned) Belkin m.t.
4 Nikias Ardnt (Ger) Giant-Shimano m.t.
5 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
6 Jens Debusschere (Bel) Lotto-Belisol m.t.
7 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky) m.t.
8 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing m.t.
9 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
10 Davide Vigano (Ita) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
------
Montanha: Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Metas Volantes: Andrey Zeits (Kaz) Astana
Pontos: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Combinado: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
1º Espanhol: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Melhor Andaluz: Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis
Equipas: Astana
------
Geral Vuelta a Andalucía
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 14:37:51
2 Richie Porte (Aus) Sky +0:20
3 Luis León Sánchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +0:22
4 Ion Izagirre (Esp) Movistar +0:33
5 Tanel Kangert (Est) Astana +0:43
6 Bauke Mollema (Ned) Belkin +0:44
7 Thomas Degand (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:51
8 Daniel Navarro (Esp) Cofidis +0:55
9 Michele Scarponi (Ita) Astana +1:02
10 Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis +1:24
96 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +24:38



Resultados
Etapa 1 Tour du Haut Var-Matin
1 Carlos Betancur (Col) AG2R La Mondiale 3:42:00 [40,297 km/h]
2 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano m.t.
3 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
4 Armindo Fonseca (Fra) Bretagne-Séché Environnement +0:03
5 Mikael Cherel (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
6 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
7 Francisco Ventoso (Esp) Movistar m.t.
8 Cadel Evans (Aus) BMC m.t.
9 Maxime Vantomme (Bel) Roubaix-Lille Metropole m.t.
10 Jérôme Pineau (Fra) IAM Cycling +0:06
24 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +0:09
------
Montanha: Florian Guillou (Fra) Bretagne-Séché Environnement
Pontos: Carlos Betancur (Col) AG2R La Mondiale
Juventude: Emilien Viennet (Fra) FDJ.fr
Equipas: AG2R La Mondiale

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.