Avançar para o conteúdo principal

Breves pedaladas lusas do dia 06-02-2014

Dubai Tour e Étoile de Bessèges

O ciclismo é um desporto cada vez mais apreciado em qualquer parte do mundo e da França ao Dubai há lugar para desfrutar das pedaladas lusas. Hoje, Diogo Nunes (BBC) esteve em destaque na fuga do dia no Dubai Tour e os irmãos Gonçalves (LPM) concluíram mais uma etapa em Étoile de Bessèges.

A segunda etapa no Dubai Tour (crónica) foi disputada num sprint em plena Palm Jumeirah, onde o alemão Marcel Kittel (GIA) triunfou com supremacia. Até ao cruzar da meta, uma fuga de três aventureiros contou com a presença do luso Diogo Nunes, que tudo fez para dignificar o nome da equipa continental Banco BIC-Carmim, facto realçado pelo companheiro Daniel Mestre (BBC):  «O ‘nosso’ Diogo Nunes entrou hoje na fuga do dia dignificando Tavira e os nossos patrocinadores, damos sempre o nosso melhor em prol da equipa. Foi uma etapa com muito vento e os últimos 40 km a alta velocidade e com estradas bastante sinuosas. As sensações foram razoáveis para o início de época, amanhã a luta continua».

Também Rafael Reis (BBC), o melhor classificado da equipa na geral, realçou o trabalho do grupo neste dia: «Uma etapa em que o nosso homem do dia foi o Diogo Nunes, que foi na fuga do dia e a pouco menos de 15 km da meta, numa altura em que se ia muito rápido, me deu a sua bicicleta! Agradeço também ao Walter Pereira por ter esperado por mim e ajudar-me a entrar novamente no pelotão! Se não fossem eles, hoje teria perdido tempo».

Entre os portugueses do pelotão no Dubai, os primeiros a cruzar a meta foram os companheiros na italiana Lampre-Merida, o campeão do mundo Rui Costa e Nelson Oliveira, integrados no pelotão com o mesmo tempo de Kittel. São igualmente os primeiros lusos na geral, em 24º e 32º lugar respectivamente, a menos de 1m do líder Taylor Phinney (BMC).

Diogo Nunes (BBC) na fuga do dia (Foto www.dubaitour.com)

Por terras francesas, a vitória na segunda etapa de Étoile de Bessèges coube a Nacer Bouhanni (FDJ), num sprint frente a John Degenkolb (GIA) e Yauheni Hutarovich (ALM). A jornada viveu-se ao longo de 149,3 km entre Nîmes e Saint-Ambroix, com os irmãos José e Domingos Gonçalves (LPM) a finalizarem mais um dia inseridos no pelotão e a subirem várias posições na geral individual.

Resultados
Etapa 2 Étoile de Bessèges
1 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr 3:32:55 [42,070 km/h]
2 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano m.t.
3 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale m.t.
4 Romain Feillu (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
5 Bryan Coquard (Fra) Europcar m.t.
6 Jelle Mannaerts (Bel) Verandas Willems m.t.
7 Benjamin Giraud (Fra) La Pomme Marseille13 m.t.
8 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Jean-Pierre Drucker (Lux) Wanty-Groupe Gobert m.t.
10 Erwann Corbel (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
24 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
27 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

Montanha: Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert
Pontos: Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Juventude: Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction
Equipas: Bretagne-Séché Environnement

Geral Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 6:59:45
2 Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:05
3 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles +0:12
5 Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction +0:16
6 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr +0:24
7 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:28
8 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale +0:30
9 Clément Koretzky (Fra) Bretagne-Séché Environnement +0:32
10 Axel Domont (Fra) AG2R La Mondiale +0:33
26 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +0:34
36 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.