Avançar para o conteúdo principal

Breves pedaladas lusas do dia 05-02-2014

Ao longo dos próximos dias, Portugal está presente em duas provas bastante distintas: Dubai Tour e Étoile de Bessèges. No asfalto dos Emirados Árabes Unidos a primeira vitória teve sabor americano com Taylor Phinney (BMC), já em França o sabor foi belga com Sander Helven (TSV).

A primeira etapa no Dubai Tour (crónica) pedalou-se num contra-relógio individual de 10,1 km. Entre os quatro internacionais lusos do WorldTour, Rui Costa (LAM) foi o mais veloz a chegar à meta: «Foi difícil manter a velocidade elevada no sector final, porque o vento fazia-me abrandar muito. As sensações foram de encontro ao esperado, de qualquer forma alguns segundos a menos não teria sido mau». O jovem Rafael Reis (BBC) foi o primeiro dos oito corredores da equipa lusitana Banco BIC-Carmim a terminar a prova: «Não me senti muito bem durante todo o percurso e as sensações não foram muito boas. O vento forte também me tirou a possibilidade de conseguir um melhor resultado, ao que se juntou algum nervosismo por ter partido entre os melhores do mundo e quando a corrida se decidia». Ambos campeões nacionais na especialidade, elite e sub-23, terminaram a 47s e a 1m20s de Phinney respectivamente.

Rafael Reis (Foto www.ciclismodetavira.pt)
Do sol do deserto passamos para o tempo encoberto e chuvoso em Étoile de Bessèges, onde os gémeos José e Domingos Gonçalves (LPM) disputaram os 154,5 km entre Bellegarde e Beaucaire da primeira etapa da prova francesa. Uma fuga de seis aventureiros, iniciada aos primeiros quilómetros, alcançou o êxito pretendido, mas a vitória só podia sorrir a um herói e Sander Helven (TSV) imperou perante os companheiros de fuga. Em estreia na La Pomme Marseille 13, Domingos Gonçalves juntou-se este ano ao irmão José Gonçalves na equipa francesa. Ambos terminaram esta primeira etapa integrados no pelotão, cruzando a meta a 22s do vencedor.

www.etoiledebesseges.com
Resultados
Etapa 1 Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 3:27:02 [44,750 km/h]
2 Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert m.t.
3 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles m.t.
5 Michael Goolaerts (Bel) Verandas Willems m.t.
6 Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction +0:04
7 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:22
8 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale m.t.
10 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
36 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
55 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

Montanha: Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert
Pontos: Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Sub-23: Michael Goolaerts (Bel) Verandas Willems
Equipas: Topsport Vlaanderen-Baloise

Geral Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 3:26:50
2 Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:05
3 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles +0:12
5 Michael Goolaerts (Bel) Verandas Willems m.t.
6 Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction +0:16
7 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:34
8 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale m.t.
10 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
36 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
55 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.