Avançar para o conteúdo principal

Breves pedaladas lusas do dia 05-02-2014

Ao longo dos próximos dias, Portugal está presente em duas provas bastante distintas: Dubai Tour e Étoile de Bessèges. No asfalto dos Emirados Árabes Unidos a primeira vitória teve sabor americano com Taylor Phinney (BMC), já em França o sabor foi belga com Sander Helven (TSV).

A primeira etapa no Dubai Tour (crónica) pedalou-se num contra-relógio individual de 10,1 km. Entre os quatro internacionais lusos do WorldTour, Rui Costa (LAM) foi o mais veloz a chegar à meta: «Foi difícil manter a velocidade elevada no sector final, porque o vento fazia-me abrandar muito. As sensações foram de encontro ao esperado, de qualquer forma alguns segundos a menos não teria sido mau». O jovem Rafael Reis (BBC) foi o primeiro dos oito corredores da equipa lusitana Banco BIC-Carmim a terminar a prova: «Não me senti muito bem durante todo o percurso e as sensações não foram muito boas. O vento forte também me tirou a possibilidade de conseguir um melhor resultado, ao que se juntou algum nervosismo por ter partido entre os melhores do mundo e quando a corrida se decidia». Ambos campeões nacionais na especialidade, elite e sub-23, terminaram a 47s e a 1m20s de Phinney respectivamente.

Rafael Reis (Foto www.ciclismodetavira.pt)
Do sol do deserto passamos para o tempo encoberto e chuvoso em Étoile de Bessèges, onde os gémeos José e Domingos Gonçalves (LPM) disputaram os 154,5 km entre Bellegarde e Beaucaire da primeira etapa da prova francesa. Uma fuga de seis aventureiros, iniciada aos primeiros quilómetros, alcançou o êxito pretendido, mas a vitória só podia sorrir a um herói e Sander Helven (TSV) imperou perante os companheiros de fuga. Em estreia na La Pomme Marseille 13, Domingos Gonçalves juntou-se este ano ao irmão José Gonçalves na equipa francesa. Ambos terminaram esta primeira etapa integrados no pelotão, cruzando a meta a 22s do vencedor.

www.etoiledebesseges.com
Resultados
Etapa 1 Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 3:27:02 [44,750 km/h]
2 Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert m.t.
3 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles m.t.
5 Michael Goolaerts (Bel) Verandas Willems m.t.
6 Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction +0:04
7 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:22
8 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale m.t.
10 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
36 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
55 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

Montanha: Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert
Pontos: Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Sub-23: Michael Goolaerts (Bel) Verandas Willems
Equipas: Topsport Vlaanderen-Baloise

Geral Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 3:26:50
2 Laurens De Vreese (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:05
3 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles +0:12
5 Michael Goolaerts (Bel) Verandas Willems m.t.
6 Marcus Christie (Irl) An Post-ChainReaction +0:16
7 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:34
8 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale m.t.
10 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
36 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
55 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...