Avançar para o conteúdo principal

Breves pedaladas lusas do dia 07-02-2014

Dubai Tour e Étoile de Bessèges

As pedaladas lusas estiveram hoje em grande plano no Dubai Tour, onde a vitória sorriu uma vez mais a Marcel Kittel (GIA). Em Étoile de Bessèges, os irmãos Gonçalves (LPM) continuaram o bom desempenho em dia do triunfo de Bryan Coquard (EUC).

A terceira etapa do Dubai Tour (crónica) viveu o seu desfecho em Hatta. A vitória não foi portuguesa, mas nem por isso os heróis nacionais estiveram longe de protagonismo. Na fuga, Diogo Nunes repetiu a aventura tentada no dia anterior e fez-se acompanhar por Walter Pereira. Os dois corredores de 24 e 23 anos ajudaram a formação Banco BIC-Carmim a fazer-se notar uma vez mais no pelotão internacional, como realçou o sprinter da equipa Bruno Sancho: «Mais uma vez a equipa esteve na frente com o Diogo, mas agora com companhia do nosso Walter. De resto, foi uma etapa tranquila com umas subiditas no final, que fizeram um bocadito de dor de pernas. Amanhã temos a última etapa, onde novamente iremos dar o nosso melhor».
 
Diogo Nunes e Walter Pereira (Foto CC Tavira)
Enquanto na frente a dupla lusa tentava levar a bom porto a fuga de seis corredores, no pelotão pedalava-se com o objectivo oposto e no comando, além da BMC do líder Taylor Phinney, Fábio Silvestre mostrou-se imprescindível no trabalho pela Trek Factory Racing: «A equipa tentou ajudar na perseguição e o Danilo [Hondo] disse-me para ajudar. Passei muito tempo na frente. Tens de sofrer se queres ir pela vitória da etapa, não podes ter uma omeleta sem partir um ovo. Foi duro para mim, mas fiquei contente por fazer o meu trabalho», confessou ao site da equipa.

No desfecho da jornada, com a fuga alcançada, surgiram alguns ataques com o campeão do mundo Rui Costa (LAM) a protagonizar uma pedalada solitária, sem no entanto obter o brilho da vitória: «Gosto sempre de tentar ser protagonista quando participo numa corrida, por isso, hoje tentei explorar as características do percurso para atacar. Além disso, queria verificar as minhas sensações para avaliar o feedback da corrida aos treinos feitos durante o inverno. Hoje foi o meu segundo dia de corrida, porque a primeira etapa no Dubai Tour foi um curto contra-relógio. Tendo isso em consideração posso estar bastante satisfeito, as minhas pernas estiveram bem. Parabéns a Kittel, que conseguiu regressar ao grupo principal após as exigentes subidas que tivemos no final do percurso».
 
Fábio Silvestre (TFR) no comando do pelotão (Foto www.trekfactoryracing.com)

Por terras francesas, a vitória ao sprint de Bryan Coquard (EUC) na terceira etapa não abalou a liderança de Sander Helven (TSV) em Étoile de Bessèges. Os 152,6 km totalmente percorridos em Bessèges, com três prémios de montanha de 3ª cat. em Col de Trelys, foram bem ultrapassados pelos irmãos portugueses, com José Gonçalves (LPM) a finalizar em 23º e Domingos Gonçalves (LPM) em 108º lugar.
 
La Pomme Marseille13 (Foto Etienne Garnier)
Resultados
Etapa 3 Étoile de Bessèges
1 Bryan Coquard (Fra) Europcar 3:46:11 [40,480 km/h]
2 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr m.t.
3 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano m.t.
4 Benjamin Giraud (Fra) La Pomme Marseille13 m.t.
5 Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani-CSF m.t.
6 Romain Feillu (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
7 Baptiste Planckaert (Bel) Roubaix-Lille Métropole m.t.
8 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto-Belisol m.t.
10 Jean-Pierre Drucker (Lux) Wanty-Groupe Gobert m.t.
23 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
108 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +1:23

Montanha: Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr
Pontos: Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr
Juventude: Bryan Coquard (Fra) Europcar
Equipas: Bretagne-Séché Environnement

Geral Étoile de Bessèges
1 Sander Helven (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 10:45:56
2 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement +0:05
3 Boris Dron (Bel) Wallonie-Bruxelles +0:12
4 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ.fr +0:18
5 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:24
6 Bryan Coquard (Fra) Europcar m.t.
7 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr +0:26
8 Yauheni Hutarovich (Blr) AG2R La Mondiale +0:30
9 Rémi Di Gregorio (Fra) La Pomme Marseille13 +0:31
10 Clément Koretzky (Fra) Bretagne-Séché Environnement +0:32
22 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +0:34
42 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.