Avançar para o conteúdo principal

Vitória de Sacha Modolo na 1ª etapa Volta ao Algarve

Está na estrada a 40ª Volta ao Algarve e o primeiro camisola amarela é o italiano Sacha Modolo da Lampre-Merida, vencedor da jornada inaugural.

Vitória de Sacha Modolo (Foto by ©NigelGoodenough)
A tão aguardada Algarvia começou sem transmissão televisiva, mas com muito interesse dos fãs de ciclismo em seguir a prova mais internacional do calendário português. O pelotão de 159 corredores de 20 equipas fez brilhar as camisolas das estrelas nacionais e internacionais, incluindo dos campeões do mundo de fundo e contra-relógio Rui Costa (LAM) e Tony Martin (OPQ). O alemão partiu com o dorsal nº 1, estando a defender a vitória na edição anterior.

A 1ª etapa viveu-se de Faro a Albufeira ao longo de 160 km e, assim que soou o km 10, cinco corredores não perderam tempo para saltar do pelotão, enfrentando a jornada em fuga. Quatro lusos bem conhecidos de equipas nacionais, Bruno Silva (EFG), Luís Afonso (LAA), César Fonte (BOA) e Valter Pereira (BBC), tiveram a companhia do moldavo Alexandr Pliuschin (SKD).

O quinteto superou o sprint intermédio em Bordeira e a 3ªcat. junto a Barranco Velho, momento em que Valter Pereira assegurou a primeira camisola da montanha para a Banco BIC-Carmim e se desligou da fuga, seguido de Bruno Silva (EFG). Reduzida a três aventureiros, a fuga passou mais um sprint em São Bartolomeu de Messines e logo após a primeira passagem pela meta, a 26 km do final, o pelotão alcançou o trio resistente, não sem antes César Fonte agarrar a primeira camisola das metas volantes para a Rádio Popular-Boavista.

Com o desfecho a aproximar-se, os pedais das equipas dos sprinters trabalharam a alta velocidade para a vitória na meta em Albufeira, repleta de público. Na linha de todas as decisões, a equipa do campeão do mundo foi soberana com o sprint de Sacha Modolo (LAM) e o 2º lugar do companheiro luso Rui Costa (LAM), deixando em 3º o italiano Alessandro Petacchi (OPQ).

Um início bastante positivo para os portugueses na Volta ao Algarve, que ocupam quatro posições no Top 10 da geral com César Fonte (BOA), Rui Costa (LAM), Luís Afonso (LAA) e Edgar Pinto (LAA). Das 20 equipas em competição, a melhor formação portuguesa na classificação colectiva é a OFM-Quinta da Lixa na 5ª posição.

Resultados
Etapa 1 Volta ao Algarve
1 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida 3:51:46 [41,421 km/h]
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
3 Alessandro Petacchi (Ita) Omega Pharma-Quick Step m.t.
4 Bryan Coquard (Fra) Europcar m.t.
5 Danilo Napolitano (Ita) Wanty-Groupe Gobert m.t.
6 Arnaud Demare (Fra) FDJ.fr m.t.
7 Edgar Pinto (Por) La Alumínios-Antarte m.t.
8 Daniel Schorn (Aut) NetApp-Endura m.t.
9 Alexey Tsatevitch (Rus) Katusha m.t.
10 Juan Lobato (Esp) Movistar m.t.
------
Montanha: Valter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim
Metas Volantes: César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista
Pontos: Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida
Melhor Português: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Equipas: Lampre-Merida
------
Geral Volta ao Algarve
1 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida 3:51:36
2 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +0:01
3 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:04
4 Alessandro Petacchi (Ita) Omega Pharma-Quick Step +0:06
5 Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
6 Bryan Coquard (Fra) Europcar +0:10
7 Danilo Napolitano (Ita) Wanty-Groupe Gobert m.t.
8 Arnaud Demare (Fra) FDJ.fr m.t.
9 Edgar Pinto (Por) La Alumínios-Antarte m.t.
10 Daniel Schorn (Aut) NetApp-Endura m.t.

Resultados aqui
Fotos gentilmente cedidas por ©NigelGoodenough

Sprint final da etapa 1 (Foto by ©NigelGoodenough)
Rui Costa e Hugo Sabido (Foto by ©NigelGoodenough)
Samuel Caldeira (Foto by ©NigelGoodenough)
Pedro Paulinho e Hugo Sabido (Foto by ©NigelGoodenough)
Alex Dowsett (Foto by ©NigelGoodenough)
Cavendish e Dowsett (Foto by ©NigelGoodenough)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.