Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 16/02: Brasil e Méditerranéen

Tour do Brasil / Tour Méditerranéen

Hoje viveram-se as últimas emoções no Brasil e em França.

A Funvic Brasilinvest mostrou-se soberana na 10ª edição com Magno Nazaret a vencer, pelo segundo ano consecutivo, o Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo. O triunfo da última jornada coube a Nilceu dos Santos (Clube Dataro).

O centro histórico de São Paulo recebeu a oitava etapa do Tour do Brasil. Ao longo de 66,5 km, o pelotão viveu as últimas pedaladas num circuito sem direito a fugas e debaixo de chuva. Nos primeiros lugares do pelotão, o luso Samuel Caldeira esteve muito perto de alcançar uma vitória para a OFM-Quinta da Lixa… valeu pela heroicidade do sprinter português cruzar a meta em 5º lugar. O sprint mais forte teve a assinatura de Nilceu dos Santos (Clube Dataro), superando Kirill Sveshnikov (Russian NT) e Robert Hummel (Androni).

Vitória de Nilceu dos Santos na etapa 8 (Foto Ivan Storti / FPC)

A OFM-Quinta da Lixa terminou a aventura brasileira somente com dois corredores. O português Samuel Caldeira subiu à 40ª posição na geral e o espanhol Gustavo Veloso ao 56º lugar, tendo hoje cruzado a meta em 21º. A par de Ricardo Vilela, Arkaitz Durán deu por finalizada a competição antes do desfecho da jornada: «O circuito urbano era muito perigoso com chuva. Decidi não sair, passei mal a noite com febre e espero que passe rápido».

Igualmente num dia menos positivo, Edu Prades lamentou não cruzar a última meta no Brasil: «Última etapa do Tour do Brasil, um circuito urbano de 9,5 km em 7 voltas muito rápido, com curvas e alguma chuva. Gostaria de ter terminado o Tour, mas um furo na primeira volta fez com que tivesse de abandonar sem passar uma só vez pelo arco da meta. Ia já com um grupo atrás do pelotão e com os carros longe seria impossível voltar a alcançá-lo, nem tentei… Por outro lado, o nosso sprinter Samuel Caldeira terminou em 5º».

Samuel Caldeira (OFM) 5º na meta (Foto Ivan Storti / FPC)

No Tour Méditerranéen também se pedalaram os últimos quilómetros, mais precisamente 192,7 km de Bandol até Mont-Faron, uma dura chegada de categoria especial conquistada pelo francês Jean-Christophe Péraud (AG2R La Mondiale). A vitória final do Tour coube ao britânico Steve Cummings (BMC).

Um quarteto em fuga, composto por Omar Fraile (CJR), Rudy Kowalski (RLM), Mark Christian (RAL) e Tom Dernies (WBC), superou os dois prémios de 2ª e 3ª categoria da jornada, em Col de Taillude e Col de Grateloup. Contudo, a 20 km do desfecho a BMC tomou o comando do pelotão desfazendo rapidamente qualquer vantagem obtida, terminando a aventura a 11 km do final.

Na última ascensão, os ataques sucederam-se sendo o mais forte protagonizado por Jean-Christophe Péraud (ALM), seguido na meta por Eduardo Sepulveda (BSE) e Stefan Denifl (IAM). A pouco mais de 3 minutos chegou o português Domingos Gonçalves, que terminou a segunda prova pela La Pomme Marseille13 na 42ª posição.

Steve Cummings vencedor Tour Méditerranéen (Foto ©BMC/Graham Watson)

As pedaladas lusas continuam nos próximos dias 19 a 23 de Fevereiro. Além do numeroso pelotão lusitano na 40ª Volta ao Algarve, Portugal terá Fábio Silvestre a pedalar na 60ª Vuelta a Andalucía em substituição de Giacomo Nizzolo pela Trek Factory Racing, visto o italiano estar a recuperar de uma cirurgia à clavícula em consequência da queda sofrida no estágio em Mallorca.

Resultados
Etapa 8 Tour do Brasil
1 Nilceu dos Santos (Bra) Clube Dataro-Bottechia 1:28:43 [44,975 km/h]
2 Kirill Sveshnikov (Rus) Russian National Team m.t.
3 Kenny Van Hummel (Ned) Androni Giocattoli m.t.
4 Francisco Chamorro (Arg) Funvic Brasilinvest m.t.
5 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
6 Antonio Nascimento (Bra) Brasilinvest m.t.
7 João Gaspar (Bra) Ironage/Colner m.t.
8 Omar Bertazzo (Ita) Androni Giocattoli m.t.
9 Juan Villegas (Col) 4-72 Colombia m.t.
10 Edgardo Simon (Arg) Ironage/Colner m.t.
21 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:05
DNF Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa
DNF Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa
DNS Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa
------
Montanha e Sub-23: João Gaspar (Bra) Ironage/Colner
Pontos: Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest
Equipas: Funvic Brasilinvest
------
Geral Final Tour do Brasil
1 Magno Nazaret (Bra) Funvic Brasilinvest 21:54:38
2 Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest +1:27
3 João Gaspar (Bra) Ironage-Colner +2:29
4 Oscar Sevilla (Esp) EPM-UNE +2:39
5 Willian Chiarello (Bra) São Lucas +4:25
6 Walter Pedraza (Col) EPM-UNE +7:53
8 Alan Maniezo (Bra) São Lucas +8:07
9 Juan Villlegas (Col) 4-72 Colombia +8:46
10 Gregolry Panizo (Bra) Clube Dataro-Bottechia +9:26
40 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa +37:59
56 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa +53:24

Pódio final Tour do Brasil (Foto Ivan Storti / FPC)

Resultados
Etapa 4 Tour Méditerranéen
1 Jean-Christophe Péraud (Fra) AG2R La Mondiale 4:57:53 [38,813 km/h]
2 Eduardo Sepulveda (Arg) Bretagne-Séché Environnement +0:05
3 Stefan Denifl (Aut) IAM Cycling +0:11
4 Steve Cummings (GBr) BMC m.t.
5 Egor Silin (Rus) Katusha +0:17
6 Riccardo Zoidl (Aut) Trek Factory Racing m.t.
7 Thomas Degand (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:21
8 Francesco Bongiorno (Ita) Bardiani-CSF +0:24
9 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale +0:29
10 Franco Pellizotti (Ita) Androni Giocattoli m.t.
70 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +3:33
------
Montanha: Jarlinson Pantano (Col) Colombia
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: Eduardo Sepulveda (Arg) Bretagne-Séché Environnement
Equipas: BigMat-Auber 93
------
Geral Final Tour Méditerranéen
1 Steve Cummings (GBr) BMC 16:31:59
2 Jean-Christophe Péraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:04
3 Riccardo Zoidl (Aut) Trek Factory Racing +0:10
4 Eduardo Sepulveda (Arg) Bretagne-Séché Environnement +0:28
5 Tobias Ludvigsson (Swe) Giant-Shimano +0:56
6 Thomas Degand (Bel) Wanty-Groupe Gobert m.t.
7 Sylvain Chavanel (Fra) IAM Cycing +1:01
8 Egor Silin (Rus) Katusha m.t.
9 Ben Hermans (Bel) BMC +1:18
10 Francesco Bongiorno (Ita) Bardiani-CSF +1:29
42 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +4:55

Perfil Etapa 4 (www.letourmed.fr)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.