Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 20/02: Andalucía

Na primeira etapa em linha, Alejandro Valverde não perdoou e garantiu o bis para a Movistar, consolidando desta forma a liderança na Vuelta a Andalucía.

A Ruta del Sol preparou para o pelotão uma jornada de 186,8 km bastante montanhosa com partida em Vélez Málaga. Após tamanha dureza em escalar seis prémios de montanha de 1ª, 2ª e 3ª cat., as pedaladas mais fortes fizeram-se sentir na meta em Jaén por Alejandro Valverde (MOV), deixando a 4s o holandês Bauke Mollema (BEL) e o italiano Davide Rebellin (CCC).

Numa jornada nada ao jeito de Fábio Silvestre, o português trabalhou a par dos companheiros da Trek Factory Racing para alcançar um bom resultado para a equipa. A vitória não lhes sorriu, mas valeu o esforço para Haimar Zubeldia subir à 5ª posição da geral, finalizando a etapa em 13º a 21s de Valverde, como explica o director Adriano Baffi no site oficial: «Esperávamos vencer a etapa hoje e fizemos um bom trabalho até ao final. Haimar fez o que é capaz de fazer, não estava na melhor posição no início da subida e isso feriu um pouco as suas hipóteses. Ainda assim, ele conseguiu um bom final».

Amanhã, o pelotão percorre 197,1 km desde La Guardia de Jaén até à 1ª cat. do Santuario Virgen de la Sierra de Cabra.

Vitória de Alejandro Valverde na etapa1 (Foto Movistar Team)



Resultados
Etapa 1 Vuelta a Andalucía
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 5:08:57 [36,239 km/k]
2 Bauke Mollema (Ned) Belkin +0:04
3 Davide Rebellin (Ita) CCC Polsat Polkowice m.t.
4 Richie Porte (Aus) Sky m.t.
5 Luis León Sánchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
6 Julien Simon (Fra) Cofidis +0:11
7 Daniel Navarro (Esp) Cofidis +0:12
8 Ion Izagirre (Esp) Movistar +0:15
9 Thomas Degand (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:16
10 Tanel Kangert (Est) Astana +0:17
96 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +10:28
------
Montanha: Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Metas Volantes: Javier Aramendia (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
Pontos: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Combinado: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
1º Espanhol: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Melhor Andaluz: Javier Moreno (Esp) Movistar)
Equipas: Movistar
------
Geral Vuelta a Andalucía
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 5:17:19
2 Richie Porte (Aus) Sky +0:19
3 Luis León Sánchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA+0:21
4 Ion Izagirre (Esp) Movistar +0:24
5 Haimar Zubeldia (Esp) Trek Factory Racing +0:37
6 Tanel Kangert (Est) Astana +0:38
7 Bauke Mollema (Ned) Belkin +0:39
8 Julien Simon (Fra) Cofidis +0:40
9 Davide Rebellin (Ita) CCC Polsat Polkowice +0:43
10 Geraint Thomas (GBr) Sky +0:44
98 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +10:57

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.