Avançar para o conteúdo principal

A Corrida, por Frederico Figueiredo: 'Prova de Abertura'

Boa noite, amigos

Começou a temporada velocipédica. Todos nós, ciclistas e staff, gostamos da Prova de Abertura. É a altura de ver as novidades das equipas, os carros novos, equipamentos, capacetes, sapatos entre outros acessórios. E depois, o voltar ao convívio com os companheiros de profissão, que não víamos há algum tempo depois do período de defeso.

Agora falemos da corrida propriamente dita… confesso ter sentido um nervoso miudinho, pois é o meu primeiro ano como profissional, mas penso que a minha integração foi fácil dado já conhecer a maior parte dos meus novos colegas. Foi uma corrida louca, a alta velocidade e sempre com vários ataques e tarde se formou a fuga. Na parte final, há primeira passagem pela meta, uma queda estragou a corrida a alguns ciclistas, incluindo eu que fiquei lá e tive que trocar de bicicleta, quando já tinha também furado quilómetros antes.

No final, experimentei um misto de sensações. Fiquei contente ao ver um colega [César Fonte] na discussão da corrida e outro [Ricardo Vale] vencer em sub-23, mas triste por não poder dar o meu contributo à equipa. Apesar disso, penso ter feito o meu trabalho de estar nas fugas iniciais e apenas um contratempo não me deixou fazer melhor.

Agora há que pensar na Volta ao Algarve recheada de estrelas! Quanto aos objectivos para a Algarvia, vou mais na expectativa, pois nunca corri com um pelotão de tanto nível e muitos dos corredores vêm com alguns dias de competição nas pernas, o que os beneficia de certa forma. Mas eu vou dar o meu melhor, sempre em prol da Rádio Popular-Boavista!

Cumprimentos,
Frederico Figueiredo
Frederico Figueiredo (by Paulo Figueiredo)
[Frederico terminou Prova de Abertura em 87º lugar, a 6m53s do vencedor Daniel Mestre (BBC)]

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...