Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Daryl Impey alcança 6º título nacional Sul-Africano de crono; Caja Rural-Seguros RGA apresentada em Pamplona; José Mendes na Vuelta a Murcia; Baixas na W52-FC Porto para Volta ao Algarve; Taça de Portugal de Pista no Velódromo Nacional; UCI Women’s WT (Vídeo).

Daryl Impey alcança 6º título nacional Sul-Africano de crono


Daryl Impey (Orica-Scott) sagrou-se hoje campeão nacional de contra-relógio pela sexta vez na sua carreira. Stefan De Bod (Dimension Data for Qhubeka) agarrou o título em sub-23 e Asleigh Moolman (Cervelo-Bigla Pro Cycling) em elites femininas.

A prova masculina de contra-relógio individual disputou-se ao longo de 39,8 km em Wellington, Western Cape. Em elites, a medalha de ouro ficou nos pedais de Daryl Impey (Orica-Scott) com o tempo de 49m14s, seguido de Willie Smit a 1m57s e Reinardt Janse Van Rensburg (Dimension Data) a 2m43s.

Com esta vitória, Daryl Impey tornou-se no primeiro sul-africano a vencer o contra-relógio por seis vezes, batendo o recorde de cinco títulos nacionais de David George.

“Nunca ninguém obteve aqui seis títulos de contra-relógio, é muito bom ter também essa conquista. Em 2012 não corri os nacionais, portanto ganhei sempre que disputei os nacionais em elite”, disse Daryl Impey. Acrescentou: “Comecei bem, penso que controlei muito bem e desde o início senti que estava a ter um dia decente. Consegui ver que estava a fazer melhor tempo do que o Reinardt, isso foi um bom reforço de confiança. Pensei que o Reinardt ia ser o segundo melhor homem, mas Willie Smit estava também a ter um bom dia. Não é normal obter aquela quantidade de vantagem sobre outros corredores, mas tive um dia realmente bom e era um percurso que se adequava perfeitamente a mim.”

Em sub-23, a vitória coube a Stefan De Bod (Dimension Data for Qhubeka) com o tempo de 50m52s, seguido do companheiro de equipa Nickolas Dlamini a 1m28s e de Morne Van Niekerk a 2m49s.

Na competição feminina, o percurso foi igualmente em Wellington com uma extensão de 27,1 km. Asleigh Moolman (Cervelo-Bigla Pro Cycling) sagrou-se campeã nacional em elites com o tempo de 38m10, a 3m09s de Juanita Venter e 4m18s de Brittany Peterson.

Resultados, Top 10 Elites
Daryl Impey (Orica-Scott)
0:49:14
Willie Smit
+1:57s
Reinardt Janse Van Rensburg (Dimension Data)
+2:43s
Nick Dougall (Dimension Data)
+2:54s
Ryan Gibbons (Dimension Data)
+3:34s
Brendon Davids
+4:55s
Carl Psio
+6:10s
Rohan Du Plooy
+6:50s
Edward Green
+6:51s
10º
Calvin Beneke
+7:04s

Resultados, Top 10 Sub-23
Stefan De Bod (Dimension Data for Qhubeka)
0:50:52
Nickolas Dlamini (Dimension Data for Qhubeka)
+1:28s
Morne Van Niekerk
+2:49s
Kent Main
+2:58s
Louis Visser (Dimension Data for Qhubeka)
+3:26s
Ivan Venter
+3:27s
Byron Munton
+4:47s
Chris Jooste
+5:55s
Gregory De Vink
+6:11s
10º
Jarrod Hattingh
+6:45s

Resultados Femininas, Top 10 Elites
Ashleigh Moolman (Cervelo-Bigla Pro Cycling)
0:38:10
Juanita Venter
+3:09s
Brittany Peterson
+4:18s
Heidi Dalton
+5:00s
Samantha Sanders
+5:25s
Michelle Benson
+6:01s
Chane Jonker
+6:43s
Elmari De Wet
+7:44s
Monique Gerber
+7:52s
10º
Hazel Magill
+8:18s

Daryl Impey (© IntoCyclingSA)


Caja Rural-Seguros RGA apresentada em Pamplona


As equipas profissional e elite/sub-23 Caja Rural-Seguros RGA 2017 foram hoje apresentadas no Palácio de Congressos e Auditório de Navarra. A apresentação do evento esteve a cargo do conceituado speaker espanhol Juan Mari Guajardo e contou com a comparência dos principais patrocinadores da equipa, que recebe este ano nas suas fileiras o vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016 Rafael Reis.

Presentes na apresentação estiveram também ex-ciclistas com passado ligado à Caja Rural-Seguros RGA, nomeadamente Mikel Nieve e David de la Cruz, que falaram sobre a importância que teve a sua passagem pela equipa no seu processo de formação.

Após a apresentação do plantel de ambas as equipas e respectivo staff, os jornalistas Luis Guinea e Benito Urralburu entrevistaram o presidente da Caja Rural-Seguros RGA Floren Esquisabel, o director desportivo Eugenio Goikoetxea e o ex-ciclista e ex-director da Caja Rural Txomin Perurena, relembrando os mais de trinta anos de um patrocínio histórico para o ciclismo espanhol.

Ricardo Goñi, director de Relações Institucionais da Caja Rural: “Pensamos que o ciclismo é uma das melhores vias para dar a conhecer uma marca e o passar do tempo deu-nos razão. 30 anos não são casualidade. Soubemos adaptar-nos como entidade tal como o ciclismo. Inovámos, transformamo-nos, crescemos e tudo sem perder a essência da Caja Rural: estar perto das pessoas e dar sempre resposta. Existem muitas semelhanças com o ciclismo. Por exemplo, a aposta na formação, dando confiança aos jovens para que cresçam e cheguem a ser boas pessoas e profissionais. Também a identificação com valores como o trabalho, a exigência, a boa preparação ou a honestidade. Por último, destacaria a proximidade com o fã/cliente como outro elo entre a Caja Rural e este desporto.”

Ramón Méndez de Vigo, director de Relações Institucionais dos Seguros RGA: “Em apenas quatro anos criou-se um vínculo muito forte entre as pessoas que trabalham nos Seguros RGA e a nossa equipa, tanto na faceta desportiva como na solidária, na qual partilhamos fins e objectivos e onde o envolvimento é total. A hashtag #SúmateAlVerde alcançou 8 milhões de impressões nas redes sociais. Estimamos que as nossas marcas estiveram presentes em directo na TV durante 790 minutos na Vuelta Ciclista a España e as impressões da marca Seguros RGA durante 2016 rondaram 20 milhões, um número que no ano anterior ao patrocínio da equipa apenas superava as 20 mil.”

Milay Gálvez, manager de patrocínios e marketing internacional Fuji Bikes: “Fuji é uma marca que leva 118 anos a produzir bicicletas e partilhamos a filosofia da Caja Rural-Seguros RGA relativamente aos valores de estabilidade. Esta equipa é o representante perfeito das nossas bicicletas. Que seja uma equipa espanhola também é importante, uma equipa próxima e também muito combativa.”

Equipa profissional: David Arroyo, Miguel Ángel Benito, Fabricio Ferrari, Jonathan Lastra, Lluis Mas, Antonio Molina, Sergio Pardilla, Eduard Prades, Jaime Rosón, Diego Rubio, Héctor Sáez e os recém-chegados Álex Aranburu, Chris Butler, Jon Irisarri, Justin Oien, Dylan Page, Rafael Reis, Nick Schultz, Yuri Trofimov e Josu Zabala.

Equipa elite/sub-23: Pablo Alonso, Eneko Aramendia, Iker Azkarate, Pablo Benito, Xavier Cañellas, Carlos Cobos, Odei Juango, Mauricio Moreira, Aitor Rodríguez e os recém-chegados Álex Burdoy,  Alejandro Caro, Germán Castell, Franklin Chacón, Álvaro Cuadros, Javier Fuentes, Abel Gebrehiwet, Arturo Grávalos, Pol Hervás, David Martín, Sergio Martín, Óscar Pelegrí, Jaume Sureda, Szymon Tracz, Gonzalo Serrano e Freddy Ovett.

Apresentação Caja Rural-Seguros RGA (© Photo Gomez Sport)


José Mendes na Vuelta a Murcia


O campeão nacional de fundo José Mendes (BORA-hansgrohe) disputa no próximo sábado, dia 11, a prova espanhola de um dia Vuelta a Murcia (1.1).

José Mendes irá competir na esquadra alemã BORA-hansgrohe junto aos companheiros Cesare Benedetti, Silvio Herklotz, Jan Barta, Emanuel Buchmann, Patrick Konrad e Andreas Schillinger.

A 37ª edição da Vuelta a Murcia irá levar o pelotão de 19 equipas [lista] numa extensão de 182,7 km entre San Javier e Murcia, enfrentando ao longo do percurso as subidas de Alto de Aledo (3ªcat ao km 107,1), Alto Collado Bermejo (1ªcat ao km 119,3) e o Alto de Gebas (3ªcat ao km 143,5).

No palmarés mais recente da Vuelta a Murcia constam nomes como Philippe Gilbert (2016), Rein Taaramäe (2015), Alejandro Valverde (2014/2008/2007/2004), Daniel Navarro (2013), Nairo Quintana (2012), Jérome Coppel (2011) e Frantisek Rabon (2010), não esquecendo Marco Pantani (1999) e Miguel Induráin (1986) na vasta lista de vencedores.



Baixas na W52-FC Porto para Volta ao Algarve


A equipa continental lusa W52-FC Porto anunciou hoje nas redes sociais duas baixas para a Volta ao Algarve. Depois de se saber da fractura de clavícula do sprinter Samuel Caldeira, também o jovem João Rodrigues, de 22 anos, sofreu o mesmo infortúnio, estando ambos arredados da competição durante o período de recuperação.

Samuel Caldeira iniciou a temporada em Espanha, alcançando na Volta a la Comunitat Valenciana um destacado 6º lugar na luta ao sprint pela terceira etapa, enquanto João Rodrigues fez a sua estreia do ano na Prova de Abertura – Região de Aveiro com um 60º lugar, chegando integrado no pelotão que disputou a meta ao sprint.



Taça de Portugal de Pista no Velódromo Nacional


Este fim-de-semana, o Velódromo Nacional em Sangalhos, Anadia, abre portas para receber mais uma grande competição: a Taça de Portugal de Pista.

Entre as 14h e as 19h de sábado, dia 11, os ciclistas elites, juniores, cadetes e masters lutam pela vitória do almejado troféu nas disciplinas de scratch, corrida por pontos e perseguição individual.

Esta competição fecha o ciclo de pista de início do ano 2017, após a realização no mês de Janeiro do Critério Bento Pessoa, Critério Alves Barbosa e Campeonato Nacional. Depois da Taça deste domingo, o Velódromo irá receber em Julho um importante evento internacional, o Campeonato Europeu de Pista Juniores e Sub-23, já habitual em Sangalhos nos últimos anos.

Ver regulamento, aqui.



UCI Women’s WT (Vídeo)


O vídeo desta edição é dedicado ao empolgante mundo do ciclismo feminino. A União Ciclista Internacional tem feito esforços para desenvolver e fazer crescer a modalidade no feminino e o calendário UCI Women’s WorldTour é prova disso mesmo: um calendário rico em corridas de qualidade, à semelhança do WorldTour masculino.

Este ano, Portugal poderá ter em algumas provas a presença da campeã nacional Daniela Reis, que pela primeira vez na história do ciclismo português integra uma equipa do máximo escalão UCI, a esquadra belga Lares-WaowDeals.


Calendário UCI Women’s WorldTour 2017

04.03
04.03
Strade Bianche
ITA
11.03
11.03
Women's WorldTour Ronde van Drenthe
NED
19.03
19.03
Trofeo Alfredo Binda - Comune di Cittiglio
ITA
26.03
26.03
Gent-Wevelgem In Flanders Fields
BEL
02.04
02.04
Ronde van Vlaanderen / Tour des Flandres
BEL
16.04
16.04
Amstel Gold Race
NED
19.04
19.04
La Flèche Wallonne Féminine
BEL
23.04
23.04
Liège-Bastogne-Liège Femmes
BEL
05.05
07.05
Tour of Chongming Island UCI Women's WorldTour
CHN
11.05
14.05
Amgen Breakaway from Heart Disease Women's Race
USA
07.06
11.06
Women's Tour
GBR
30.06
09.07
Giro d'Italia Internazionale Femminile
ITA
20.07
20.07
La Course by Le Tour de France
FRA
29.07
29.07
Prudential RideLondon Classique
GBR
11.08
11.08
Crescent Vårgårda TTT
SWE
13.08
13.08
Crescent Vårgårda
SWE
17.08
20.08
Ladies Tour of Norway
NOR
26.08
26.08
GP de Plouay - Lorient Agglomération
FRA
29.08
03.09
Boels Rental Ladies Tour
NED
10.09
10.09
Madrid Challenge by la Vuelta
ESP

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.