Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quarta-feira: Apresentada Clássica Aldeias do Xisto; Samuel Caldeira ausente na Volta ao Algarve; João Almeida no Trofeo Laigueglia; Campus “Actívate” 2017 de Eduardo Chozas; Está no ar a Volta ao Algarve 2017; Imagens da vitória de David Rosa em Lanzarote (Vídeo).

Apresentada Clássica Aldeias do Xisto


Esta quarta-feira foi apresentada na Lousã a Clássica Aldeias do Xisto, no decurso da assinatura do protocolo para a implementação do projecto-piloto Cyclin’Portugal Aldeias do Xisto.

A 12 de Março realiza-se a Clássica Aldeias do Xisto, pertencente ao calendário UCI Europe Tour, de classe 1.2, sendo a terceira e última prova pontuável do Troféu Liberty Seguros, precedida a 5 de Março pela Clássica da Arrábida (1.2). A primeira corrida do Troféu, Prova de Abertura – Região de Aveiro, abriu o calendário português de estrada com a vitória do jovem sub-23 Francisco Campos (Miranda-Mortágua).

De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Clássica Aldeias do Xisto apresenta-se como o produto âncora do referido protocolo celebrado entre a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, o Turismo de Portugal e FPC.

No evento, o presidente da FPC Delmino Pereira declarou: “O novo ciclismo é uma actividade aberta ao mundo, que conjuga a vertente desportiva com o interesse turístico, cultural e económico. A Clássica Aldeias do Xisto será o evento desportivamente mais visível de um projecto global em que a Federação Portuguesa de Ciclismo irá colaborar com as Aldeias do Xisto e com o Turismo do Centro de Portugal para dinamizar aquele território como destino Cyclin’Portugal. As Aldeias do Xisto têm todas as condições para atrair competições de diferentes vertentes e disciplinas, mas também para dinamizar centros de BTT e percursos cicláveis, numa perspectiva global do ciclismo, englobando lazer e competição.”

O percurso montanhoso irá levar o pelotão ao longo de 140,6 km desde a Aldeia da Barroca, no Fundão, passando pelas Aldeias de Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão, Casal Novo, Talasnal e Candal até à chegada no alto de 2ª categoria na Aldeia da Cerdeira, na Lousã. Pelo meio, há que enfrentar ainda dois prémios de montanha de 3ª categoria e um de 1ª categoria, situada a 10 km da meta. Uma prova imperdível pela beleza paisagística e dureza do percurso.

No pelotão contam-se as seis equipas continentais lusas, as sete equipas de clube lusas sub-23 e esquadras internacionais, nomeadamente de Espanha, Bolívia e Noruega.

Presidente FPC Delmino Pereira na apresentação da Clássica Aldeias do Xisto (© FPC)


Samuel Caldeira ausente na Volta ao Algarve


O sprinter português Samuel Caldeira fracturou a clavícula e não irá acompanhar a equipa W52-FC Porto na Volta ao Algarve (2.HC), prova que estará na estrada já nos próximos dias 15 a 19 de Fevereiro.

Samuel Caldeira sofreu uma queda na passada segunda-feira, tendo escrito na sua página oficial de facebook: Infelizmente, já não irei dar continuação à minha planificação de início de época visto não poder estar presente na Volta ao Algarve, devido a uma pequena queda que tive ontem, mas que grandes estragos fez, pois fracturei a clavícula. Foi-me ontem realizada a cirurgia, a qual tenho que agradecer ao Dr. Francisco Santos Silva e à sua equipa por toda atenção e disponibilidade que tiveram para comigo. Em breve estarei de volta!”

Recorde-se que Samuel Caldeira abriu a temporada com a equipa W52-FC Porto na Volta a la Comunitat Valenciana (2.1), em Espanha, onde terminou em 83º da geral, tendo-se destacado no final da terceira etapa ao finalizar em 6º na luta ao sprint pela meta instalada em Riba-Roja de Túria, jornada ganha pelo dinamarquês Magnus Cort Nielsen (Orica-Scott). Nesta competição, a equipa lusa esteve ainda em evidência na etapa rainha, ganha por Nairo Quintana (Movistar Team), com Amaro Antunes a cruzar a meta na 3ª posição em Llucena.

(© Facebook Samuel Caldeira)


João Almeida no Trofeo Laigueglia


A 54ª edição do Trofeo Laigueglia (1.HC), a 12 de Fevereiro, contará com a participação lusa do jovem João Almeida (Unieuro Trevigiani-Hemus 1896).

A prova italiana de um dia percorre 192,5 km com partida e chegada a Laigueglia, na região da Ligúria. Entre os mais recentes vencedores figura o nome de Andrea Fedi (2016), Davide Cimolai (2015), Jose Serpa (2014), Filippo Pozzato (2013), Moreno Moser (2012), Daniele Pietropoli (2011) e Francesco Ginanni (2010/2009).

Num pelotão de 23 equipas [lista], junto a João Almeida a esquadra Unieuro Trevigiani-Hemus 1896 irá apresentar-se com Simone Ravanelli, Mattia Viel, Andrea Cacciotti, Zahiri Abderrahim, Stanimir Cholakov, Sergio Vega e Marco Molteni.

(© Unieuro Trevigiani-Hemus 1896)


Campus Actívate 2017 de Eduardo Chozas


Entre os dias 15 e 19 de Fevereiro realiza-se a 12ª edição do Campus de Ciclismo Actívate de Eduardo Chozas, celebrado em Calpe, Alicante.

O evento de ciclismo conta com a participação de 150 ciclistas e seus acompanhantes, que irão desfrutar do serviço e alojamento do Hotel AR Diamante Beach, local onde diversas equipas WorldTour realizaram as suas concentrações pré-temporada.

Ao longo do Campus de Ciclismo Actívate de Eduardo Chozas, os participantes têm à disposição quatro percursos de bicicleta e Conferências sobre a segurança rodoviária, treino e saúde, psicologia aplicada ao ciclista, finalizando com a entrega de diplomas e sorteio de prémios para os participantes e acompanhantes.

Toda a informação pode ser consultada no site de Eduardo Chozas.




Está no ar a Volta ao Algarve 2017


Publicámos hoje o artigo sobre a Volta ao Algarve, que está de regresso à estrada entre os dias 15 e 19 de Fevereiro, com uma hora de transmissão diária e em directo no canal internacional Eurosport e no canal nacional TVI24, a partir das 16h. O artigo pode ser lido na íntegra, aqui.



Imagens da vitória de David Rosa em Lanzarote (Vídeo)


O ciclista português David Rosa (Tropix Factory Team) venceu ontem a última jornada da 4 Stage MTB Race Lanzarote, etapa rainha da prova celebrada na deslumbrante ilha vulcânica. Ontem, o blogue Cycling & Thoughts trouxe os pormenores dessa brilhante vitória, partilhando nesta edição o vídeo com as melhores imagens do triunfo do campeão nacional de XCO David Rosa.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...