Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste domingo: Rui Costa conquista Abu Dhabi Tour; Carlos Barbero faz história na Alentejana; Peter Sagan vence Kuurne-Bruxelles-Kuurne; Jovens lusos em competições internacionais; Etapa 4 Volta ao Alentejo (Vídeo).


Rui Costa conquista Abu Dhabi Tour


Rui Costa (UAE Team Emirates) sagrou-se no grande vencedor da 3ª edição do Abu Dhabi Tour, no ano em que a competição integra o calendário UCI WorldTour. O sprinter australiano Caleb Ewan (Orica-Scott) venceu a última etapa.

Com esta vitória, a UAE Team Emirates soma quatro vitórias neste início de ano, sendo três do português Rui Costa, nomeadamente a etapa rainha na Vuelta a San Juan, a etapa rainha e a geral no Abu Dhabi Tour.

Após a conquista do Abu Dhabi Tour, Rui Costa afirmou: “O percurso foi muito complicado e difícil, especialmente com a chuva. Estou muito feliz por vencer esta corrida para os nossos patrocinadores e gostava de agradecer-lhes por esta camisola. E também à minha família, à minha mulher e ao meu filho e dedicar-lhes a eles esta vitória.”

Sobre as próximas competições, Rui Costa adiantou: "Agora vou ao Tirreno-Adriatico, depois será um mês de trabalho para o Giro d’Italia, mas primeiro ainda faço as Clássicas das Ardenas."

Na derradeira etapa, o pelotão percorreu 143 km no circuito F1 de Yas Marina e a vitória foi disputada ao sprint, com Caleb Ewan (Orica-Scott) a bater Mark Cavendish (Dimension Data) e André Greipel (Lotto Soudal).

No colectivo, a vitória pertenceu à UAE Team Emirates. Mark Cavendish (Dimension Data) venceu a camisola dos pontos e Julian Alaphillipe (Quick-Step Floors) a camisola da juventude.

Resultados, Top 10
Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott
3:03:06
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
m.t.
André Greipel (Ger) Lotto Soudal
m.t.
Niccolo Bonifazio (Ita) Bahrain Merida
m.t.
Matteo Pelicchi (Ita) BORA-hansgrohe
m.t.
Roger Kluge (Ger) Orica-Scott
m.t.
Julian Alaphilippe (Fra) Quick-Step Floors
m.t.
Alexander Porserv (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
Kiel Reijnen (USA) Trek-Segafredo
m.t.
10º
Rick Zabel (Ger) Katusha-Alpecin
m.t.
14º
Rui Costa (Por) UAE Team Emirates
m.t.

Classificação Geral Final, Top 10
Rui Costa (Por) UAE Team Emirates
15:42:21
Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin
+4s
Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
+16s
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
+38s
Julian Alaphilippe (Fra) Quick-Step Floors
+53s
Rafal Majka (Pol) BORA-hansgrohe
+56s
George Bennett (Aus) LottoNL-Jumbo
+56s
Fabio Aru (Ita) Astana
+56s
Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale
+56s
10º
Patrick Konrad (Aut) BORA-hansgrohe
+1:07s
 
Rui Costa conquista Abu Dhabi Tour (© Tim de Waele)



Carlos Barbero faz história na Alentejana


Pela primeira vez na história da Alentejana, um ciclista bisou na geral. Carlos Barbero (Movistar Team) repetiu a vitória de 2014, sagrando-se no grande vencedor da 35ª Volta ao Alentejo. O triunfo da última jornada sorriu ao colombiano Juan Sebastian Molano (Manzana Postobón), que triunfou pela segunda vez nesta edição.

Carlos Barbero declarou: “A equipa esteve mais um dia sensacional e controlámos muito bem a etapa. Tens sempre respeito no final, porque pode ocorrer algo, mas com a vantagem que contava, e conhecendo a chegada, limitei-me a assegurar. A verdade é que repeti os lugares da edição de há dois anos, que também ganhei. Todos os dias, excepto o terceiro, fiz os mesmos lugares e, felizmente, podemos fechar ganhando a geral como então.”

“Ao início da semana, sabia que podia optar pelos triunfos de etapa, mas pensava sobretudo na vitória final. Um corredor com as minhas características, havendo contra-relógio ou montanha, vê complicado o triunfo em voltas de cinco dias e esta corrida sabia que me caía muito bem. Tinha-a marcado no calendário e, a semana passada, o Algarve serviu-me para chegar aqui em melhor estado.”

“Levava ano e meio sem ganhar e já tinha vontade de voltar a sentir essa sensação. Mais ainda numa nova equipa, onde é sempre importante começar com o pé direito. Ganhar já em Fevereiro dá-te essa tranquilidade de ver que as coisas vão no bom caminho. Estar na Movistar Team é como se vê desde fora, a equipa é muito séria e o nível é altíssimo. Para eles, para todos os meus companheiros, dedico este triunfo, porque o trabalho que fizeram toda a semana é de se tirar o chapéu. E também para Adriano, que só pôde estar no primeiro dia, mas que nos dá força e nos ensina muito valores a todos.”

“Agora não sei se correrei Strade Bianche o Larciano para em seguida enfrentar Milano-Sanremo, que é uma corrida que tenho muita vontade de conhecer. Aí daremos o máximo, mas temos que ser realistas e saber que estamos diante de um monumento e que o objectivo ali neste primeiro ano será descobri-la”, concluiu Carlos Barbero.

Os derradeiros 168,9 km foram vividos entre Ferreira do Alentejo e Évora, com um prémio de montanha de 4ª categoria em Montemor-o-Novo (km 122,6). Da fuga do dia fizeram parte Andreas Vangstad (Team Sparebanken), Julen Irizar (Euskadi), Adam de Vos (Rally Cycling), Bas Tietema (An Post Chain Reaction) e Marcin Mrozek (CCC Sprandi Polkowice), na frente desde os primeiros quilómetros, sendo alcançados a 25 km da meta.

Na chegada à Praça do Giraldo, em Évora, Juan Sebastian Molano (Manzana Postobón) foi o mais forte na linha de meta, completando o pódio da jornada o britânico Christopher Lawless (Axeon Hagens Berman) e o suíço Dylan Page (Caja Rural-Seguros RGA). Samuel Caldeira (W52-FC Porto) cruzou a meta em 7º sendo o primeiro luso da jornada, mostrando estar totalmente recuperado da fractura de clavícula, que o impediu de competir na Volta ao Algarve.

Na luta pela geral, Carlos Barbero terminou o dia em 5º e assegurou a vitória da camisola amarela e dos pontos. O italiano Rinaldo Nocentini conseguiu um importante segundo lugar para a equipa lusa Sporting-Tavira, completando o pódio o holandês Jasper de Laat (Metec-TKH), vencedor da camisola da juventude.

Na geral, destaque ainda para o 7º lugar do luso Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), que protagoniza um bom início de ano com o 10º lugar alcançado anteriormente na Volta ao Algarve. O companheiro de equipa César Fonte fechou em 17º a Alentejana, assinalando-se também das equipas lusas a Efapel com Rafael Silva em 12º e Daniel Mestre em 18º, a Sporting-Tavira somou ao 2º lugar de Nocentini o 13º de Alejandro Marque, a RP-Boavista com Luís Gomes em 14º e a Louletano-Hospital de Loulé com David de la Fuente em 20º.

Além de duas vitórias em etapas, a equipa colombiana Manzana Postobón, de Ricardo Vilela, conquistou também a camisola da montanha com Aldemar Reyes, sendo a segunda classificada por equipas. Nesta classificação do colectivo, a vitória coube à norte-americana Axeon Hagens Berman, de Ivo Oliveira, fechando o pódio desta classificação a lusa Sporting-Tavira.

Carlos Barbero faz história na Alentejana (© Volta ao Alentejo)

Resultados, Top 10 [resultados completos]
Juan Sebastian Molano (Col) Manzana Postobón
4:05:50
Christopher Lawless (GBr) Axeon Hagens Berman
m.t.
Dylan Page (Sui) Caja Rural-Seguros RGA
m.t.
Jhonatan Narvaez (Ecu) Axeon Hagens Berman
+3s
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
+3s
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+3s
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
+3s
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
+3s
Krister Hagen (Den) Team Coop
+3s
10º
Evgeny Shalunov (Rus) Gazprom-Rusvelo
+3s

Classificação Geral Final, Top 10
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
20:28:04
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+16s
Jasper De Laat (Ned) Metec-TKH
+25s
Krister Hagen (Den) Team Coop
+28s
Edward Dunbar (Irl) Axeon Hagens Berman
+29s
Logan Owen (USA) Axeon Hagens Berman
+30s
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
+31s
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
+31s
Garikoitz Bravo (Esp) Euskadi-Murias
+31s
10º
Jhonatan Narvaez (Ecu) Axeon Hagens Berman
+31s

Recordamos o palmarés de vencedores das 35 edições da Volta ao Alentejo:
2017 Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
2016 Enric Mas (Esp) Klein Constantia
2015 Pawel Bernas (Pol) ActiveJet Team
2014 Carlos Barbero (Esp) Euskadi
2013 Jasper Stuyven (Bel) Bontrager
2012 Alexey Kunshin (Rus) Lokosphinx
2011 Evaldas Siskevicius (Lit) La Pomme Marseille
2010 David Blanco (Esp) Palmeiras Resort-Prio-Tavira
2009 Maxime Bouet (Fra) Agritubel
2008 Hector Guerra (Esp) Liberty Seguros
2007 Manuel Vazquez (Esp) Andalucia-Cajasur
2006 Sérgio Ribeiro (Por) Barbot-Halcon
2005 Xavier Tondo (Esp) Catalunya
2004 Daniel Petrov (Bul) Carvalhelhos-Boavista
2003 Andrei Zintchenko (Rus) LA Pecol-Bombarral
2002 Joaquim Andrade (Por) Cantanhede-Marquês de Marialva
2001 Laszlo Bodrogi (Hun) Mapei-QuickStep
2000 Claus Moller (Den) Maia-MSS
1999 José Luis Rubiera (Esp) Kelme
1998 Melchor Mauri (Esp) Once
1997 Aitor Gamedia (Esp) Once
1996 Miguel Indurain (Esp) Banesto
1995 Asiate Saitov (Rus) Artiach
1994 Carlos Cameiro (Por) Sicasal-Acral
1993 Jorge Silva (Por) Sicasal-Acral
1992 António Pinto (Por) Sicasal-Acral
1991 Jesús Blanco Villar (Esp) Festina
1990 José Récio (Esp) Seur
1989 Fernando Carvalho (Por) Louletano-Vale de Lobo
1988 Joaquim Gomes (Por) Louletano-Vale de Lobo
1987 Joaquim Salgado (Por) Garcia-Joalheiro
1986 Manuel Zeferino (Por) Lousa-Trinaranjus-Akai
1985 Adelino Teixeira (Por) Lousa-Trinaranjus
1984 Marco Chagas (Por) Sporting-Raposeira
1983 Paulo Ferreira (Por) Lousa-Trinaranjus


Peter Sagan vence Kuurne-Bruxelles-Kuurne


O campeão do mundo Peter Sagan (BORA-hansgrohe) impôs-se em Kuurne-Bruxelles-Kuurne, obtendo o primeiro triunfo da temporada. O belga Jasper Stuyven (Trek-Segafredo) e o britânico Luke Rowe (Team Sky) completaram o pódio da clássica belga.

Depois de ontem ter ficado em segundo na Omloop Het Nieuwsblad, Peter Sagan não deixou fugir a vitória hoje em Kuurne, dizendo após o triunfo: “Hoje senti-me bem, graça à equipa que fez um bom trabalho no Kwaremont. Toda a equipa estava a puxar por mim. Pensei se o grupo nos iria alcançar e teríamos um sprint massivo normal, mas depois de começarem a atacar na primeira volta, depois disso eu estava na fuga e foi bom ver que todos trabalhavam bem na frente. No final, chegámos cinco à meta e foi bom, estou feliz por esta vitória, por mim e pela equipa.”

A próxima competição no calendário do campeão do mundo é a Strade Bianche, sendo Sagan cauteloso nas palavras: “O grande objectivo agora é manter-me forte. Se acontecer, tudo é bom.”

Classificação Geral, Top 10
Peter Sagan (Svk) BORA-hansgrohe
4:37:49
Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo
m.t.
Luke Rowe (GBr) Team Sky
m.t.
Tiesj Benot (Bel) Lotto Soudal
m.t.
Matteo Trentin (Ita) Quick-Step Floors
m.t.
Arnaud Démare (Fra) FDJ
+6s
Greg Van Avermaet (Bel) BMC
+6s
Oliver Naesen (Bel) AG2R La Mondiale
+6s
Zdenek Stybar (Cze) Quick-Step Floors
+6s
10º
Baptiste Planckaert (Bel) Katusha-Alpecin
+6s

Peter Sagan conquista Kuurne (© BORA-hansgrohe / Stiehl Photograph)


Jovens lusos em competições internacionais


Na temporada 2017, Portugal conta com alguns jovens em equipas estrangeiras. Neste fim-de-semana estiveram em destaque André Carvalho (Cipollini Iseo Serrature Rime) em Itália, Leonel Coutinho (Supermercados Froiz) e Daniel Viegas (Polartec-Fundación Alberto Contador) em Espanha.

André Carvalho estreou-se sábado com as cores da equipa Cipollini Iseo Serrature Rime na Coppa de San Geo. No final dos 150 km, a vitória pertenceu ao italiano Leonardo Bonifazio (Colpack), que chegou isolado à meta, completando o pódio os conterrâneos Damiano Cima (GSC Viris Maserati) e Andrea Toniatti (Colpack).

André Carvalho cruzou a linha em 10º, inserido no grupo perseguidor a 18 segundos, subindo ao pódio como 3º classificado em sub-23: “Hoje realizei a primeira corrida da temporada na Coppa de San Geo. Terminei a corrida no 10° posto e 3° entre os sub-23. Uma corrida de 150 km com um andamento de loucos de início ao fim, com um percurso duro. Saio por isso satisfeito com o meu desempenho e com o de toda a equipa. Sigo também bastante motivado para as próximas competições.”

Depois da vitória alcançada no fim-de-semana passado no Memorial Manuel Sanroma, a sorte não esteve do lado de Leonel Coutinho na primeira prova da Taça de Espanha Elite/Sub-23. No final dos 171 km do Circuito del Guadiana, sofreu uma queda à entrada do último quilómetro, vendo-se arredado da luta pela vitória.

“Hoje acabou mal o dia. Depois de tanto trabalho da minha equipa, não tive oportunidade de recompensar o esforço deles, tendo caído a grande velocidade na entrada para o último quilómetro. Mais de 200 ciclistas, uma estrada que não estava nas melhores condições, além de estarem todos muito nervosos na busca da melhor posição para o sprint. Vieram contra mim, fui de cabeça ao chão e de resto não me lembro de mais. Agradeço a todos pelo apoio, em especial aos meus colegas que me ajudaram e acreditam em mim”, referiu Leonel após a jornada.

Leonel Coutinho fechou em 146º lugar (+5:36s), precedido pelo outro luso em prova Daniel Viegas em 138º (+2:30s). A vitória da 51ª edição do Circuito del Guadiana pertenceu a Gonzalo Serrano (Caja Rural-Seguros RGA amateur), completando o pódio o russo Aleksander Grigorev (Mutua Levante-Ginestar) e o espanhol Antonio Jesus Soto (Lizarte).

André Carvalho na Coppa de San Geo (© Equipa Cipollini)


Etapa 4 Volta ao Alentejo (Vídeo)


Hoje fechamos a edição com o vídeo da 4ª etapa da Volta ao Alentejo, disputada ontem entre Odemira e Alcácer do Sal, com vitória do norte-americano Logan Owen (Axeon Hagens Berman) ao final dos 175,2 km.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.