Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste sábado: Volta Valenciana: Amaro Antunes 3º na vitória de Quintana; Marcel Kittel conquista etapa e geral do Dubai Tour; Luís Leão Pinto no pódio da 1ª etapa em Lanzarote; CPA quer alargar protocolo de condições climáticas extremas; Equipa RP-Boavista renovada para 2017; João Almeida estreia-se no GP Costa degli Etruschi; Specialized Venge ViAS Disc de Kittel (Vídeo).

Volta Valenciana: Amaro Antunes 3º na vitória de Quintana


A equipa lusa W52-FC Porto está a fazer um grande começo de temporada em Espanha ao finalizar entre os dez primeiros as três etapas em linha da Vuelta a la Comunitat Valenciana. Este sábado foi novamente Amaro Antunes a brilhar na meta da etapa rainha, finalizando em 3º na vitória do aniversariante Nairo Quintana (Movistar Team), tendo o colombiano subido ao comando da geral.

Amaro Antunes disse: “Está concluída a etapa rainha desta Volta à Comunidade Valenciana! Depois de uma queda ao km 30, que me deixou bastante assustado com as dores no joelho, o apoio de toda a equipa e o foco no meu grande objectivo para hoje permitiram ganhar forças e responder ao ataque do vencedor. Ao longo de toda a subida fui gerindo o esforço e consegui cortar a meta na 3ª posição. Mais uma vez, o meu grande obrigado à minha equipa e a todos vocês, que me acompanham e vibram com as nossas pedaladas.”

Nairo Quintana disse: “O plano do dia resultou na perfeição. Como em todos os dias desta Vuelta, a equipa protegeu-me muito bem e consegui chegar com forças à subida. Tentei desde o começo da subida, vi que me sentia bem e continuei. Senti-me muito bem nas rampas mais duras e o que vi hoje é um bom sinal para continuar com este plano de treinos nas próximas semanas. É uma vitória muito especial no dia do meu aniversário. Um êxito que me dá muita tranquilidade e que demonstra que fizemos um grande trabalho no inverno. Temos vindo a preparar objectivos muito claros e vamos pouco a pouco em direcção a eles. Não o considero um sinal para os meus rivais. Ainda estamos no começo da temporada e aqui as coisas têm simplesmente corrido bem, mas não significa mais nada. De qualquer maneira, é um triunfo que nos emociona e que cai muito bem à equipa.”

A quarta etapa, rainha, ligou Segorbe a Llucena em 180 km e serviu ao pelotão um montanhoso percurso passando por Alto de Arenillas (2ªcat), Alto de Zucaina (2ªcat), Alto de Puertomingalvo (1ªcat), Collado del Vidre (3ªcat) e a chegada em alto a Llucena del Cid (1ªcat).

A fuga não tardou e aos primeiros quilómetros saíram do pelotão Lauren de Plus e Philippe Gilbert (Quick-Step Floors), Lawson Craddock (Cannondale-Drapac), Igor Anton (Dimension Data) e Cyril Gautier (AG2R La Mondiale). O quinteto chegou a ter 4 minutos de vantagem, anulados pelo pelotão à chegada da última e decisiva escalada do dia.

Depois da sua equipa tomar a frente do pelotão nos momentos finais da perseguição à fuga, foi a vez de Nairo Quintana retribuir o trabalho dos companheiros da Movistar Team e lançar o ataque às primeiras pedaladas da derradeira subida. Em resposta surgiu o eritreu Merhawi Kudus (Dimension Data) e o português Amaro Antunes (W52-FC Porto), que não conseguiram manter o ritmo de Quintana, vencendo o colombiano a jornada em solitário.

Com este resultado, Nairo Quintana assumiu a liderança da Volta a la Comunitat Valenciana e Amaro Antunes escalou na geral até ao 21º lugar.

A quinta e última etapa irá ligar Paterna a Valencia em 130,2 km.

Resultados, Top 10 e Lusos
Nairo Quintana (Col) Movistar Team
5:02:19
Merhawi Kudus (Eri) Dimension Data
+40s
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+45s
Wout Poels (Ned) Team Sky
+48s
Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo
+57s
Daniel Martin (Irl) Quick-Step Floors
+1:07s
Ben Hermans (Bel) BMC
+1:07s
Steven Kruijswijk (Ned) LottoNL-Jumbo
+1:10s
Jakob Fuglsang (Den) Astana
+1:13s
10º
Davide Formolo (Ita) Cannondale-Drapac
+1:17s
62º
Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
+23:00s
73º
Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto
+23:09s
85º
Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto
+24:18s
87º
António Carvalho (Por) W52-FC Porto
+24:18s
127º
Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto
+25:54s
128º
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
+26:00s
DNF
Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto

DNS
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA


Classificação Geral
Nairo Quintana (Col) Movistar Team
14:20:26
Ben Hermans (Bel) BMC
+13s
Manuel Senni (Ita) BMC
+32s
Wout Poels (Ned) Team Sky
+52s
Daniel Martin (Irl) Quick-Step Floors
+1:09s
Jakob Fuglsang (Den) Astana
+1:42s
David de la Cruz (Esp) Quick-Step Floors
+1:53s
Steven Kruijswijk (Ned) LottoNL-Jumbo
+2:12s
Merhawi Kudus (Eri) Dimension Data
+2:13s
10º
Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar Team
+2:25s
21º
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+4:17s
75º
Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto
+27:31s
77º
Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
+27:37s
87º
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
+30:10s
106º
Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto
+35:28s
121º
Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto
+39:42s
123º
António Carvalho (Por) W52-FC Porto
+39:53s

Amaro Antunes na chegada da etapa rainha (© TDWSport.pt)


Marcel Kittel conquista etapa e geral do Dubai Tour


A 4ª edição do Dubai Tour terminou como começou, com uma vitória ao sprint de Marcel Kittel (Quick-Step Floors), vencedor da geral pelo segundo ano consecutivo. A completar o pódio da derradeira jornada estiveram os italianos Elia Viviani (Team Sky) e Riccardo Minali (Astana).

A última etapa viveu-se em pleno Dubai ao longo de 124 km, marcados por uma fuga composta por Floris Gerts (BMC), Iván García (Bahrain-Merida), Dimitry Gruzdev (Astana) e Matteo Bono (UAE Abu Dhabi). O quarteto esteve sempre sobre a mira do pelotão, terminando a aventura dentro dos derradeiros 10 km.

No esperado final ao sprint, o alemão Kittel demonstrou ser o mais forte do pelotão emiradense, conquistando a terceira vitória em etapa e sagrando-se novamente vencedor da geral, somando também a camisola dos pontos. O holandês Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo) terminou em segundo da geral, agarrando a camisola da juventude, e o alemão John Degenkolb (Trek-Segafredo) fechou o pódio da geral.

Com esta brilhante performance no Dubai Tour, a equipa Quick-Step Floors totaliza 10 vitórias neste início de ano.

No final da jornada, Kittel disse: “Estou extremamente orgulhoso com o que alcancei hoje, o meu segundo Dubai Tour consecutivo, a minha 75ª vitória na carreira. Quando voltei ao Dubai, pensei que esta era uma boa corrida, um objectivo para mim, mas nunca pensei que corresse tão bem. A equipa fez um excelente trabalho. É uma óptima maneira de começar a temporada. Foi uma curta etapa, depois do cancelamento da 4ª etapa e tentámos controlar a corrida desde o início. A fuga não era muito grande e correu-nos muito bem. No final, não correu exactamente conforme o planeado, porque a corrente do Fabio Sabatini caiu. Supostamente, ele seria o meu último homem, por isso, tive de ir sozinho, mas no final estava bem posicionado e pude fazer o sprint como queria.”

O representante português Nelson Oliveira (Movistar Team) terminou a primeira corrida da temporada em 37º da geral.

Resultados, Top 10 e Lusos
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
2:34:12
Elia Viviani (Ita) Team Sky
m.t.
Riccardo Minali (Ita) Astana
m.t.
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
m.t.
John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
m.t.
Sacha Modolo (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC
m.t.
Paolo Simion (Ita) Bardiani-CSF
m.t.
Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain-Merida
m.t.
10º
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
m.t.
45º
Nelson Oliveira (Por) Movistar Team
+6s

Classificação Geral Final
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
15:08:56
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
+18s
John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
+20s
Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC
+24s
Elia Viviani (Ita) Team Sky
+24s
Thomas Stewart (GBr) One Pro Cycling
+24s
Riccardo Minali (Ita) Astana
+26s
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
+26s
Reinardt Janse Van Rensburg (RSA) Dimension Data
+27s
10º
Alex Dowsett (GBr) Movistar Team
+27s
37º
Nelson Oliveira (Por) Movistar Team
+36s

Marcel Kittel conquista Dubai Tour pelo 2º ano consecutivo (© Dubai Tour)


Luís Leão Pinto no pódio da 1ª etapa em Lanzarote


O português Luís Leão Pinto terminou em 3º lugar a etapa inaugural da 4 Stage MTB Race Lanzarote. A vitória sorriu ao espanhol Sergio Mantecón e do lado feminino à holandesa Annemarie Worst.

A primeira etapa da 4 Stage MTB Race Lanzarote viu partir do Club La Santa, resort da ilha vulcânica, um total de 500 corredores prontos para batalhar pela vitória ao final dos 39 km de percurso.

Na corrida masculina, Sergio Mantecón e os demais favoritos à vitória mantiveram-se lado a lado mais de metade do percurso. Num dia em que o sol acompanhou os contenders e o vento não apareceu, algo raro em Lanzarote, foi Mantecón quem fez o assalto final, abrindo uma vantajosa distância à falta de 10 km para a meta, que lhe valeu a vitória em solitário à chegada ao Club La Santa. Seguiu-se na linha o dinamarquês Soren Nissen, a 46s, e o português Luís Leão Pinto, a 50s.

David Rosa não começou da melhor forma este primeiro dia, sofrendo ferimentos no joelho direito após uma queda. Mesmo assim, o olímpico luso terminou o dia em 18º lugar.

No final da jornada, o bi-campeão desta prova Sergio Mantecón afirmou: “Hoje foi um dia muito quente e quase sem vento, o que é estranho aqui, por essa razão foi difícil refrescar. Foi uma corrida muito táctica e difícil de romper os grupos, levando a que fossemos 10 a 15 fortes corredores juntos até perto do final da etapa. Houve um sector técnico, a 10 km do final, onde ataquei e abri uma curta vantagem. Foi como um contra-relógio final de 10 km, onde dei tudo. Hoje foi apenas a primeira etapa, mas senti-me forte e estou feliz por ganhar e motivado para os próximos dias.”

Na prova feminina, a vencedora Annemarie Worst cedo tomou as rédeas da corrida, acompanhando um grupo masculino de corredores, enquanto as demais favoritas perdiam tempo. Worst aguentou a pressão e continuou a aumentar a vantagem ao longo da jornada, vencendo na meta com uma vantagem de 4m07s para a dupla espanhola Mayalen Noriega e Rocia Martin.

A única lusa em prova Celina Carpinteiro terminou na 12ª posição, a 9m01s da vencedora.

Annemarie Worst declarou no final da etapa: “No início corri com alguns homens, conseguindo abrir uma vantagem para as mulheres. Estava a correr e a olhar para trás e reparei que não havia nenhuma mulher atrás de mim. Depois tentei correr o melhor que pude. Gosto muito de subidas e houve uma curta ascensão que foi uma bela parte da prova, juntamente com a vista sobre o mar. Foi realmente bonito. Esta era para ser uma corrida de treino, mas agora que estou em primeiro na classificação, tenho de correr com mais força para vencer e estou ansiosa por amanhã. Quero aumentar a vantagem para as outras corredoras e tentar ganhar a etapa novamente. Gosto dos primeiros dois dias de corrida, porque são mais curtos. O último dia será muito difícil para mim, mas terei de lutar por ele.”

A segunda etapa percorre 52 km, incluindo 800m de subida.

Os tempos da prova podem ser seguidos em directo, aqui.

Resultados Masculinos, Top 10 e Lusos
Sergio Mantecón (Esp)
1:18:08
Soren Nissen (Den)
+46s
Luís Leão Pinto (Por)
+50s
Nicholas Pettina (Ita)
+1:02s
Pedro Romero (Esp)
+1:04s
Karl Markt (Aut)
+1:12s
Ben Zwiehoff (Ger)
+1:12s
Anton Sintsov (Rus)
+1:13s
Sebastien Carabin (Bel)
+1:15s
10º
Joseph de Poortere (Fra)
+1:17s
18º
David Rosa (Por)
+2:15s
21º
José Silva (Por)
+2:59s
24º
André Henriques (Por)
+3:05s
46º
Bruno Rosa (Por)
+7:03s
64º
Valério Ferreira (Por)
+10:18s
84º
Rui Grilo (Por)
+12:34s

Resultados Femininas, Top 10 e Lusa
Annemarie Worst (Ned)
1:32:12
Mayalen Noriega (Esp)
+4:07s
Rocia Martin (Esp)
+4:07s
Jeanette Persson (Nor)
+5:01s
Kataiza Sierra (Esp)
+5:26s
Susana Alonso (Esp)
+5:47s
Sandra Santanyes (Esp)
+7:21s
Laura Jane (GBr)
+7:37s
Raquel Lisbona (Esp)
+8:19s
10º
Anna Urban (Pol)
+8:38s
12º
Celina Carpinteiro (Por)
+9:01s

Na imagem, Luís Leão Pinto com dorsal 10 e David Rosa com dorsal 5 (© Bob Foy)


CPA quer alargar protocolo de condições climáticas extremas


Em comunicado, a CPA – Associação de Ciclistas Profissionais fez saber que quer ampliar o protocolo de condições climáticas extremas em todas as corridas importantes.

A CPA, em conjunto com os ciclistas, irá enviar aos Comissários da UCI uma lista de pessoas que irão representar os corredores em todas as corridas importantes, não apenas do WorldTour. A ideia, que já esteve em consideração pela CPA e os seus membros, entrou em vigor ontem, após a aparente incerteza sobre as partes a serem chamadas para aplicar o protocolo de condições climáticas extremas na quarta etapa do Dubai Tour.

“Francamente, não percebo os problemas que surgiram ontem”, disse Gianni Bugno, presidente da CPA. “Estávamos em contacto com o organizador desde o dia anterior e falei pessoalmente com Mauro Vegni para colocá-lo em contacto com os ciclistas, que seleccionámos como nossos representantes. O organizador estava completamente aberto a fazê-lo e o resultado foi os ciclistas serem ouvidos e a etapa ser cancelada. Gostaria ainda de agradecer à RCS pelo seu comportamento e compreensão em relação aos ciclistas, porque sabemos, e penso que os ciclistas também sabem, o quão difícil é, por razões de patrocínio, cancelar uma etapa. Somos pela segurança dos ciclistas em primeiro, mas também estamos em solidariedade com os organizadores, que estão a lutar para fazer crescer e desenvolver o nosso desporto, apesar das dificuldades económicas do momento.”

A CPA tem sido um dos promotores do protocolo de condições climáticas extremas e, desde que entrou em vigor, a Associação atribuiu um orçamento aos seus delegados nas corridas WorldTour para representar os ciclistas, no caso de necessidade tal como para EWP.

Agora, juntamente com os ciclistas, a CPA irá desenvolver o sistema para que em todas as corridas WT, HC, .2 e .1 um corredor que esteja a competir actue como representante dos ciclistas no caso do protocolo de condições climáticas extremas.



Equipa RP-Boavista renovada para 2017


A equipa continental lusa RP-Boavista foi apresentada oficialmente esta sexta-feira no Auditório do Estádio do Bessa.

O mais experiente ciclista da equipa e do pelotão Rui Sousa, de 40 anos, evidenciou o bom ambiente que se sente na equipa, bem como a felicidade de poder contar com companheiros de valor, com garra e sentido de equipa. Deixou ainda a mensagem de este ser o seu último ano de competição, esperando estar entre os melhores, particularmente na Volta a Portugal.

O director desportivo José Santos afirmou que 2017 marca uma nova era no ciclismo axadrezado pela constituição de uma equipa com uma nova filosofia, mais polivalente e ousada, destacando o alargamento da actividade do clube com a formação de uma equipa júnior.

Para 2017, a equipa continental RP-Boavista mantém do ano transacto os lusos Rui Sousa, David Rodrigues e Ricardo Vale Ferreira, chegando ao grupo Domingos Gonçalves, Filipe Cardoso, João Benta e Luís Gomes. Do lado espanhol continuam Pablo Guerrero e Víctor Etxeberria, estreando-se no grupo Daniel Sánchez e Xuban Errazkin.

Na equipa de formação, a RP-Boavista conta com os juniores Miguel Sousa, João Dinis (campeão nacional de pista em omnium), João Carneiro, Rafael Torres, Cláudio Bessa e o rosto feminino de Rita Lopes.

Equipa continental e equipa de formação (© RP-Boavista)


João Almeida estreia-se no GP Costa degli Etruschi


O jovem luso João Almeida, de 18 anos, faz a sua estreia amanhã, dia 5, no GP Costa degli Etruschi pelas cores da equipa Unieuro Trevigiani-Hemus1896. A prova italiana de um dia percorre 190,6 km entre San Vincenzo e Donoratico e conta no seu palmarés com vencedores como Grega Bole (2016), Manuel Belletti (2015), Simone Ponzi (2014), Michele Scarponi (2013), Elia Viviani (2012/2011) e Alessandro Petacchi (2010/2009/2007).

(© Unieuro Trevigiani-Hemus1896)


Specialized Venge ViAS Disc de Kittel (Vídeo)


O vídeo desta edição é da autoria do Global Cycling News, que nos traz ao pormenor a bicicleta de Marcel Kittel (Quick-Step Floors), vencedor do Dubai Tour.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro