Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste sábado: Volta ao Algarve: Greipel triunfa em Tavira; Tour of Oman: Rui Costa 3º na vitória de Ben Hermans em Green Mountain; Vuelta a Andalucia: Bryan Coquard triunfa em Sevilha; Colnago C60 de Sacha Modolo (Vídeo).


Volta ao Algarve: Greipel triunfa em Tavira


O alemão André Greipel (Lotto Soudal) bateu hoje num renhido sprint em Tavria o conterrâneo John Degenkolb (Trek-Segafredo) e o holandês Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo). Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) manteve com tranquilidade o comando da Volta ao Algarve.

André Greipel disse: “Foi um jogo do gato e do rato entre a fuga e o pelotão. Frederik Frison e Jelle Wallays estavam a pedalar na frente do pelotão para nós, na perseguição dos líderes. Foi por pouco, mas apanhámo-los no final. Os fugitivos eram fortes, mas também os nossos corredores e das outras equipas dos sprinters. Jens Debusschere caiu, por isso, tivemos de mudar o nosso plano. Nikolas Maes, Tiesj Benoot, Tony Gallopin e Jürgen Roelandts levaram-me para a frente. Jürgen levou-me para a roda de Arnaud Démare no último quilómetro. Perdi alguns lugares quando Richeze levou Gaviria para a frente. Fiz um longo e rápido sprint e tive sorte de apanhar a roda de Degenkolb. Bati-o na linha. Foi um bom sprint de ver. Foi uma boa vitória! O Alto do Malhão, onde termina a etapa de amanhã, é íngreme e duro. Tiesj e Tony podem definitivamente ganhar algumas posições na geral.”

A quarta e penúltima etapa, a mais longa desta edição, percorreu 203,4 km entre Almodôvar e Tavira. Iniciada aos primeiros quilómetros, a fuga do dia teve como protagonistas o português João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), Ryan Mullen (Cannondale-Drapac), Taco van der Hoorn (Roompot-Nederlandse Loterij) e Dion Smith (Wanty-Groupe Gobert).

O quarteto viu a aventura terminar à falta de 2 km pela acção das equipas, que vorazmente procuravam um final ao sprint.

Na linha de todas as decisões, André Greipel conquistou a segunda vitória da temporada, a quinta da equipa belga Lotto Soudal.

Entre as equipas portuguesas, o destaque recaiu em Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé) a cruzar a linha em 17º, seguido do companheiro de equipa Vicente de Mateos em 19º e Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) em 21º lugar.

Nos lugares cimeiros da geral, Amaro Antunes (W52-FC Porto) manteve-se em 9º, Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) em 10º e Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) em 11º lugar. O internacional luso Nelson Oliveira (Movistar Team) também permaneceu em 12º da geral.

Amanhã, a Volta ao Algarve termina com uma jornada de 179,2 km entre Loulé e o Alto do Malhão.

Resultados, Top 10 [resultados completos]
André Greipel (Ger) Lotto Soudal
4:57:51
John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
m.t.
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
m.t.
Arnaud Démare (Fra) FDJ
m.t.
Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo
m.t.
Andrea Pasqualon (Ita) Wanty-Groupe Gobert
m.t.
Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors
m.t.
Nacer Bouhanni (Fra) Cofidis
m.t.
Michael Schwarzmann (Ger) BORA-hansgrohe
m.t.
10º
Edvald Boasson Hagen (Nor) Dimension Data
m.t.

Classificação Geral, Top 10
Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo
14:34:20
Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky
+22s
Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar Team
+36s
Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal
+55s
Luis León Sánchez (Esp) Astana
+59s
Daniel Martin (Irl) Quick-Step Floors
+1:31s
Tony Martin (Ger) Katusha-Alpecin
+1:40s
Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal
+1:49s
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+1:54s
10º
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+1:56s

Sprint vitorioso de André Greipel em Tavira (© João Fonseca)


Tour of Oman: Rui Costa 3º na vitória de Ben Hermans em Green Mountain


O belga Ben Hermans (BMC) voltou a vencer no Tour of Oman. O líder da geral triunfou no alto de Green Mountain, frente ao italiano Fabio Aru (Astana) e ao português Rui Costa (UAE Abu Dhabi).

Ben Hermans disse: “Foi muito difícil. Aliás, foi difícil para todos. Fabio Aru estava mesmo atrás de mim a 10 ou 15 metros, por isso, foi tudo muito rápido até à linha. Kudus atacou e estava apenas a 10 segundos à minha frente, mas eu ainda tinha força nas pernas. Receei que os outros pudessem voltar, mas no final tudo correu bem. Após a vitória na segunda etapa, estava confiante. O sprint pelos segundos de bónus na última subida de ontem também me deu confiança para hoje. Amanhã, só um problema mecânico me pode tirar a vitória, por isso, é bom estar nesta posição. Vai ser a minha primeira vitória de classificação geral. Ainda temos uma etapa a fazer, mas sem má sorte irei ganhar a geral. É um grande passo para mim e estou realmente feliz por finalizar o trabalho da equipa. Nunca esperei ter um início de ano como este em Valência e agora em Omã. Só queria Top 10 nestas corridas e terminei em segundo em Valência e naturalmente irei ganhar esta corrida. É uma situação perfeita.”

Rui Costa afirmou: “Estou muito satisfeito, não foi fácil ser tão competitivo na luta contra puros trepadores como Aru, Kudus, Bardet, Grmay. Preferi fazer a subida num ritmo regular e valeu a pena. Hermans foi impressionante, os meus parabéns. Fiquei uma vez mais muito satisfeito com a ajuda dos meus companheiros de equipa, pois evitámos estar envolvidos nas ‘bordures’ e na queda. São sinais muito importantes e estou confiante que estamos preparados para enfrentar os truques do vento amanhã, na última etapa.”

A quinta e penúltima jornada ligou Samail ao alto de Green Mountain em 152,5 km, com um quinteto a protagonizar a fuga da etapa rainha. Mark Christian (Aqua Blue Sport), Daniel Diaz (Delko Marseille Provence KTM), Olivier Pardini (WB Veranclassic Aqua Protect), Jonathan Clarke (UnitedHealthcare) e Preben Van Hecke (Sport Vlaanderen-Baloise) tiveram liberdade para andar na frente até à aproximação da derradeira ascensão, momento em que o pelotão alcançou a fuga. Antes desse momento, o grande grupo fez frente a uma numerosa queda.

A vitória da jornada jogou-se ao longo dos 5,8 km de subida da Green Mountain, a 10,3% de pendente média. Os favoritos à geral apresentaram as suas cartas, com Ben Hermans (BMC) a bisar em Omã, superando Fabio Aru (Astana) e Rui Costa (UAE Abu Dhabi). O ciclista português manteve-se em 2º na geral e o italiano subiu ao 3º lugar.

Amanhã, a última etapa irá ligar The Wave a Muttrah Corniche em 130,5 km.

Resultados, Top 10
Ben Hermans (Bel) BMC
4:08:46
Fabio Aru (Ita) Astana
+3s
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+11s
Giovanni Visconti (Ita) Bahrain Merida
+27s
Merhawi Kudus (Eri) Dimension Data
+27s
Tsgabu Grmay (Eth) Bahrain Merida
+34s
Lachlan Morton (Aus) Dimension Data
+38s
Mathias Frank (Sui) AG2R La Mondiale
+41s
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
+44s
10º
Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale
+44s

Classificação Geral, Top 10
Ben Hermans (Bel) BMC
17:59:17
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+22s
Fabio Aru (Ita) Astana
+35s
Merhawi Kudus (Eri) Dimension Data
+58s
Tsgabu Grmay (Eth) Bahrain Merida
+1:12s
Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale
+1:17s
Mathias Frank (Sui) AG2R La Mondiale
+1:19s
Lachlan Morton (Aus) Dimension Data
+1:21s
Giovanni Visconti (Ita) Bahrain Merida
+1:33s
10º
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
+1:37s

O triunfo de Ben Hermans (© Tim de Waele)

O esforço de Rui Costa estampado no rosto (© Anne Wu)


Vuelta a Andalucia: Bryan Coquard triunfa em Sevilha


O francés Bryan Coquard (Direct Energie) triunfou em Sevilha, batendo ao sprint o norueguês Daniel Hoelgaard (FDJ) e o francês Hugo Hofstetter (Cofidis). Alejandro Valverde (Movistar Team) permaneceu na liderança da Vuelta a Andalucia.

A quarta e penúltima etapa percorreu 179,3 km entre La Campana e Sevilla. Um sexteto compôs a fuga do dia: Martijn Keizer (LottoNL-Jumbo), Diego Rubio (Caja Rural-Seguros RGA), Jérôme Cousin (Cofidis), Lukasz Owsin (CCC Sprandi Polkowice), Martijn Budding (Roompot-Nederlandse Loterij) e Jens Wallays (Sport Vlaanderen-Baloise).

A sintonia da fuga durou até perto dos derradeiros quilómetros, momento em que a colaboração entre os elementos da aventura terminou, sendo alcançados pelo pelotão a cerca de 3 km para o final.

Na linha de meta, Bryan Coquard agarrou a segunda vitória do ano, a quarta da equipa Direct Energie.

Amanhã, a última etapa irá ligar Cádiz a Málaga em 151,5 km.

Resultados, Top 10 e Luso
Bryan Coquard (Fra) Direct Energie
4:10:33
Daniel Hoelgaard (Nor) FDJ)
m.t.
Hugo Hofstetter (Fra) Cofidis
m.t.
Moreno Hofland (Ned) Lotto Soudal
m.t.
Raymond Kreder (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
Mihkel Raim (Est) Israel Cycling Academy
m.t.
Roman Maikin (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
Maxime Farazijn (Bel) Sport Vlaanderen-Baloise
m.t.
Rigoberto Urán (Col) Cannondale-Drapac
m.t.
10º
Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
m.t.
71º
André Cardoso (Por) Trek-Segafredo
m.t.

Classificação Geral, Top 10 e Luso
Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
13:12:07
Alberto Contador (Esp) Trek-Segafredo
+1s
Thibaut Pinot (Fra) FDJ
+6s
Wout Poels (Ned) Team Sky
+21s
Diego Rosa (Ita) Team Sky
+45s
Mikel Landa (Esp) Team Sky
+48s
Sebastien Reichenbach (Sui) FDJ
+52s
Rigoberto Urán (Col) Cannondale-Drapac
+1:29s
Ondrej Cink (Cze) Bahrain-Merida
+1:48s
10º
Javier Moreno (Esp) Bahrain-Merida
+1:50s
26º
André Cardoso (Por) Trek-Segafredo
+5:29s

A vitória de Bryan Coquard (© Tim de Waele)


Colnago C60 de Sacha Modolo (Vídeo)


Hoje, elegemos para o fecho da edição das Notícias Diárias Cycling & Thoughts o vídeo do Global Cycling Network com todos os pormenores da bicicleta Colnago C60, do italiano Sacha Modolo, companheiro do português Rui Costa na equipa UAE Abu Dhabi.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.