Avançar para o conteúdo principal

Campeão marroquino Anass Ait El Abdia: “O meu sonho de infância tornou-se realidade”

O campeão marroquino de estrada Anass Ait El Abdia, de 23 anos, foi a última contratação anunciada pela equipa emiradense UAE Abu Dhabi, onde pedala o português Rui Costa. 

(© UAE Abu Dhabi)


Numa entrevista publicada hoje no site da equipa UAE Abu Dhabi, Anass Ait El Abdia fala sobre o sonho de ser ciclista profissional e da entrada no WorldTour. “Sempre sonhei correr numa equipa profissional e daqui as uns dias será realidade. Será ainda melhor, já que vou vestir a camisola de uma equipa WorldTour, o melhor para um ciclista. É uma honra ser ciclista da equipa dos Emirados Árabes Unidos, um sentimento que me irá levar a dar o máximo para alcançar as melhores prestações possíveis.”

A estreia será já nos próximos dias 14 a 19 de Fevereiro, no Tour of Oman. “Tenho uma certeza: a estreia no Tour of Oman ficará para sempre na minha memória como uma recordação indelével. Fico entusiasmado só de imaginar-me na linha de partida da primeira etapa, em cima de uma bicicleta Colnago, junto aos meus novos companheiros, concentrado na tarefa que o director desportivo Pedrazzini me atribuí-o.”

Anass Ait El Abdia confessou o gosto particular de correr ao lado de um dos companheiros de equipa. “Há tantos campeões, todos são muito simpáticos e disponíveis. Conheço pessoalmente bem Yousef Mirza e estou feliz por dar este importante salto na minha carreira com ele. Iremos partilhar a emoção de entrarmos juntos no mundo do WorldTour.”

O começo no ciclismo foi igual a tantas outras crianças, confessou Anass Ait El Abdia. “Como tantas crianças, em pequeno via a bicicleta como uma simples brincadeira. Era uma criança afortunada por poder divertir-me a pedalar numa pequena bicicleta. A brincadeira transformou-se num desporto aos 12 anos. Em 2007, aproximei-me de uma equipa de Marraquexe e comecei a participar em corridas com os meus colegas, sempre com um espírito lúdico. Corrida após corrida, ano após ano, vi-me a fazer da minha paixão a minha profissão.”

A certeza de poder vir a correr ao mais alto nível chegou com as vitórias. “Comecei a vencer algumas corridas. Quando comecei a bater os mais famosos ciclistas em Marrocos, percebi que tinha qualidade e boas perspectivas no mundo do ciclismo.”

Um dos momentos que marcou a sua carreira foi a chegada ao Centro Mundial de Ciclismo em Aigle, na Suíça. “Um momento e um lugar foram a chave do meu ingresso no Centro Mundial de Ciclismo: Tinghir, Tour du Maroc 2014.” Relembra Anass Ait El Abdia a sua vitória de etapa em Marrocos. “Neste oásis nas montanhas de Atlante, venci uma etapa iniciada em Ouarzazate, atraindo a atenção dos responsáveis do Centro Mundial de Ciclismo, que me contactaram para propor a minha ida para Aigle. Assim iniciei uma experiência fantástica, que me permitiu participar em numerosas corridas de nível profissional e permitiu aprofundar muitos temas de absoluto relevo para um ciclista, desde hábitos alimentares à gestão das relações pessoais.”

O campeão marroquino partilhou também os seus percursos de treino quando está em Marrocos. “Nasci em Casablanca, mas vivo em Marraquexe, cidade cercada por uma região predominantemente montanhosa, que me oferece a possibilidade de treinar com frequência em percursos com circuitos pontuados de subidas. Podem encontrar-me com frequência em Amzmiz, Asni e Ouarzazate. Moro com os meus pais, não tenho namorada e sou o único ciclista da família, portanto posso dizer que o ciclismo não foi uma questão genética.”

O ano transacto, Anass Ait El Abdia participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (47º na prova de fundo) e nos Campeonatos do Mundo no Qatar (22º na prova de fundo), relembrando esses momentos: “Só o facto de participar em tais eventos desportivos é uma espécie de recompensa pelo esforço, o sacrifício e o empenho na bicicleta. O momento inesquecível está relacionado com o Mundial, quando estive na fuga principal e fiquei apenas eu na frente de corrida quando a fuga foi alcançada, encontrando-me a pedalar lado a lado com o campeão do mundo Sagan, com Cavendish e Boonen, obtendo o 22º lugar.”

A finalizar a entrevista, Anass Ait El Abdia falou sobre as primeiras impressões com a equipa UAE Abu Dhabi. “Foi muito bom ser recebido com muito carinho e, ao mesmo tempo, de modo muito profissional numa equipa de ciclismo do mais alto nível. O meu sonho de infância tornou-se realidade.”

Anass Ait El Abdia alcançou em 2016 os seguintes resultados: 1º na prova de fundo dos Campeonatos Nacionais; 6º no Tour de Côte d’Ivoire (2º na Et2); 7º no contra-relógio dos Campeonatos Nacionais; 16º no Tour du Maroc (3º na Et8); 22º na prova de fundo dos Campeonatos do Mundo; 31º no Rhône-Alpes Isère Tour; 47º na prova de fundo dos Jogos Olímpicos do Rio.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.